ATPS DE ERGONOMIA
Por: JULIOD2004 • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 811 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ERGONOMIA:
1º- Quais são os principais objetivos da Ergonomia?
R: Entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e a aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Um ambiente mais agradável,o bem estar e um melhor desempenho.
Significados de ergonomia = Ergonomia significa estudo das leis do trabalho; Adaptação do trabalho ao homem:
O trabalho tem todo um pano de fundo de sofrimento:
* Em latim: trabalho = tripalium
trabalhar= tripaliare (torturar com o tripalium)
* Na bíblia: “ganharás o pão com o suor de teu rosto”
* Na Grécia antiga: duplo sentido: ponos = penalidade
ergon = criação
2º-Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?
R: Trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos por engenheiros, fisiologistas e psicólogos. Nomes como : De Vauban, Bélidor, Perronet, Vaucanson,Taylor e Ford. Engenheiros que procuravam melhorar o desempenho do homem no trabalho. Médicos do trabalho que procuravam estabelecer uma proteção à saúde dos trabalhadores. Pesquisadores que buscavam compreender o funcionamento do homem em atividade de trabalho.
3º- Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
A Ergonomia evoluiu bastante, principalmente nos últimos anos, abrangendo a análise dos postos de trabalho. Pois, analisa a tarefa, postura e os movimentos do trabalhador, além das exigências físicas e cognitivas. De 1857 para cá temos tido uma grande evolução da ergonomia. Hoje Ergonomia é um curso de pós-graduação. Exigências que a Ergonomia pode fazer, ela age no âmbito tecnológico, econômico, social e organizacional.
4º No que consiste a abordagem macro ergonômica?
R: É uma abordagem global, porque ela é uma ciência econômica que estuda as médias mundiais e os agregados do sistema. Trata e estuda a economia e os postos de trabalho como um todo, em escala planetária. Exemplo: determinação de produto e o emprego total de recursos da economia e o que faz com que seus níveis flutuem. Pleno emprego ou desemprego; produção plena ou ociosidade; Taxa satisfatória ou insatisfatória de desenvolvimento; inflação ou preços estáveis.
5º Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.
R: 1º Na Engenharia – Em projetos e produções ergonomicamente seguros.
2º Design - Na metodologia de projetos e design do produto.
3º Administração – Projetos organizacionais e gestão de R.H.
Ergonomia cognitiva
A ergonomia cognitiva é também conhecida como engenharia psicológica e como a palavra "cognitiva" sugere, está relacionada com um conjunto de processos mentais, entre eles a percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória. A ergonomia cognitiva pretende analisar o impacto que esses processos têm na interação do ser humano e outros elementos dentro de um sistema. Algumas áreas específicas são: carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.
Ergonomia organizacional
Também conhecida como macroergonomia, a ergonomia organizacional parte do pressuposto que todo o trabalho ocorre no âmbito de organizações. A ergonomia organizacional pretende potencializar os sistemas existentes na organização, incluindo a estrutura, as políticas e processos da organização. Algumas das áreas específicas são: trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.
...