Acionamentos Hidrurílicos e Pneumáticos
Por: Eddy Franzagua • 15/5/2019 • Trabalho acadêmico • 466 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ENGENHARIA MECÂNICA
ACADÊMICO:
Eddy Luiz Berger Franzagua RA: 1569217427
Ederson Luís Junckes RA: 1839630245
Samuel Filipe Xavier RA: 1575162690
PROFESSOR: MARCELO PEREIRA
CIRCUITOS PNEUMÁTICOS
ABRIL 2017
JARAGUÁ DO SUL
Circuito Um:
[pic 2]
DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO:
Ao acionarmos á botoeira da válvula V1, ela é pilotada e ocorre-se o acionamento do avanço do C1 pela válvula V2, até que atinge o contato mecânico S2 e ao mesmo tempo saindo de contato dá válvula V1. Essa válvula S2 pilota á válvula V3 fazendo com que o C2 avance, no momento que á haste do cilindro C2 faz contato com á válvula S1, pilota á válvula V2 fazendo com o que o cilindro C1 recue até atingir S3 que faz com que á válvula V3 acione o retorno do C2, sendo assim o fim do Ciclo.
Circuito Dois:
[pic 3]
DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO:
Ao acionarmos á botoeira de V2 alimentamos V1 que faz com que o C1 avance, o mesmo atinge o contato mecânico de S1 fazendo com que á VÁLVULA TEMPORIZADORA (V3) seja alimentada que, tem por função retardar o processo de recuo de C1 em determinado tempo estipulado. Depois do tempo estipulado, alimenta-se a válvula V3 que pilota V1 e faz com que o cilindro retorne.
Circuito Três:
[pic 4]
DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO:
Neste circuito o acionamento acontece apenas quando as botoeiras de V1 e V2 são pressionadas simultaneamente, quando pressionado juntos, pilotam V4 que alimenta V3 e faz com que C1 avance. Quando C1 entra em contato mecânico com S1, a mesma alimenta V3 e faz com que C1 recue até posição inicial.
Circuito Quatro - Automático:
[pic 5]
DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO:
Neste caso, V1 possui a opção Ligado/Desligado para efetuar seu acionamento. Ao acionar á opção “LIGAR’’ em V1, alimenta-se S2, que quando estiver alimentada, pilota V2 fazendo com que C1 avance e atinja o contato mecânico de S1, quando S1 acionada, pilota-se V2 recuando C1 que volta á manter contato com S2, que por sua vez retoma o ciclo em que só pode ser parado se acionado o botão ‘’DESLIGAR’’ de V1.
Circuito Cinco - Manual:
[pic 6]
DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO:
Neste caso, temos válvulas distintas que definem tanto o avanço (V2- Botoeira), como o retorno (V1-Botoeira). Ao acionarmos a botoeira de V2, pilota-se V3 fazendo com que o C1 avance até seu limite, pressionando V1, pilota-se V3 fazendo com que o C1 recue até seu ponto de partida.
Obs.: Haverá dois reguladores de fluxo de ar para que se possa controlar a velocidade do avanço e do retorno do cilindro.
Circuito Seis - Semiautomático:
[pic 7]
DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO:
Ao acionado a botoeira da válvula V1, pilota-se V2 fazendo com que C1 avance até atingir o contato S1, que quando acionado, pilota V2 fazendo com que o mesmo C1 retorne ao seu lugar. Terminando assim o ciclo, sendo necessário pressionar novamente a botoeira de V1 para que aconteça o ciclo novamente.
...