TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amianto e a Saúde do Trabalhador

Por:   •  1/7/2016  •  Ensaio  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

A utilização do amianto em diversos produtos de expõe tanto os trabalhadores envolvidos na fabricação quanto a sociedade em geral por exposição aos resíduos durante a manipulação e destinação final dos resíduos e produtos contendo amianto. Para aos trabalhadores, o uso de amianto gera a Precocidade da aposentadoria por doenças por morbidade acelerada por exposição ao amianto e Incapacidade por doenças do trabalho relacionadas a produção uso e manuseio em geral do amianto. Geram-se pensões, auxílios-doenças, menor tempo de sobrevida e maior comparecimento aos serviços de saúde

Isso se reflete na concessão das aposentadorias especiais. Trabalhadores de industrias com amianto recebem aposentadoria especial após 20 anos para aposentar. Eles deixam de contribuir mais cedo e morrem mais cedo. Para cada ano trabalhado, o trabalhador aposentado por exposição em amianto contabiliza-se 1,7 anos para a aposentadoria. Para cada 30 dias trabalhados contam-se 52,5dias para a aposentadoria.

No brasil em 2012, 15 mil trabalhadores são declarados pelas empresas expostos ao amianto. A Previdência Social do Brasil subsidia a produção de amianto que é um contrassenso, pois gerará mais encargos a previdência como pensões, auxílios-doenças, menor tempo de sobrevida e maior comparecimento aos serviços de saúde.

O trabalhador sofre tanto que a rotação de mão de obra nas industrias de amianto é de 3 anos. No final das contas ele aparece como aposentado por tempo de contribuição, o que não é verdade. Ele deixa a indústria de amianto antes de se aposentar.

Amianto expõe a população em geral e ao meio ambiente em atividades como a mineração, industrialização, transporte instalação e no descarte dos produtos a base de amianto. Os resíduos podem ser em fibras inatura, fragmentos de telhas, caixas d’água e tubos de fibro cimento, restos de materiais de fricção etc.

Amianto faz mal para quem trabalha e para quem usa. A população em geral ao utilizá-lo pode desenvolver mesotelioma e câncer de pulmão laringe e ovário, estomago laringe pericárdio. A quebra de telhas gera partículas respiráveis. As doenças causadas pela exposição ao amianto como Asbestose. Há portanto uma relação entre o aparecimento de câncer e o uso de amianto pela população em geral (Nexo de casualidade difuso). As doenças causadas por amianto podem aparecer com latência de 30 anos

Outro aspecto importante sobre o amianto é sua disposição no meio ambiente. A NBR 10004 descreve o resíduo de amianto como perigosos e de origem não especifica. Os residuos de amianto também estão presentes em diversos materiais de construção. A resolução Conama 348/2004 trata de resíduos de construção como tintas óleos Telhas calhetas e calhetoes e outros. A destinação final do desse resíduo ao trata como resíduo perigoso. Seu transporte e destinação final deve ser feitos para aterros para Classe 1.

A fabricação e a exposição da população aos produtos derivados do amianto gera partículas respiráveis e passivos ambientais com alto custo a destinação final. Diante do exposto, deve impedir a formação dos resíduos de amianto com vistas a evitar a mortes de trabalhadores e passivos ambientais perigosos como é o caso do amianto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com