Anteprojeto de Irrigação
Por: dado1977 • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.301 Palavras (6 Páginas) • 295 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO 1
1.1 – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 2
2 – OBJETIVOS 4
2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
Digite o título do capítulo (nível 3) 6
1 - INTRODUÇÃO
O impacto das mudanças climáticas está sendo sentido com mais intensidade no suprimento de água. A falta d’agua traz consequências econômicas, sociais e ambientais. Desertificação, enchentes, derretimento das geleiras são alguns dos vários impactos do aquecimento global. Essas perturbações afetarão a agricultura e o abastecimento de água da população mundial. Tudo isso não está distante como vimos na recente crise hídrica no Brasil.
O uso racional da água nos domicílios para evitar desperdícios tem sido tema de grandes campanhas na mídia e muito debatida nas políticas ambientais governamentais.
Diante desse quadro, nesse projeto estaremos abordando o uso de um sistema automatizado para irrigação de jardim, visando o uso racional dos recursos hídricos e energéticos sem afetar a qualidade do resultado final a qual se espera.
Podemos definir a irrigação como sendo a aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade adequada ao desenvolvimento normal das plantas nele cultivadas, a fim de suprir a falta ou a má distribuição das chuvas.
O processo de irrigação passa pela necessidade da utilização criteriosa e precisa da água afim de otimizar e utilizar adequadamente os recursos hídricos e energéticos. São necessários critérios de manejo para a aplicação de água em quantidades compatíveis com as necessidades de consumo da cultura.
Uma maneira de garantir que os critérios de manejo sejam respeitados e simplificar o processo de irrigação consiste na utilização de um sistema automático de controle.
Um sistema de controle consiste em subsistemas ou processos reunidos com o propósito de controlar as saídas do processo. No caso dos sistemas de irrigação, essa saída consiste na quantidade de água a ser utilizada na irrigação. Essa quantidade está relacionada com a necessidade medida através dos dados de entrada do sistema, que nesse caso será a temperatura e a umidade relativa do ar.
Este trabalho, portanto, irá se orientar no sentido a utilizar de meios para otimização da utilização da água para irrigação automática de jardins por controle programável. O acionamento ocorrerá a medida que a temperatura e a umidade relativa do ar atingirem o valor programado pelo usuário. O sistema irá prever a possibilidade do usuário de programar o irrigador por períodos de tempos pré-estabelecidos.
1.1 – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
A irrigação no Brasil depende basicamente dos fatores climáticos porque a maioria dos Estados possui em um período de chuvas e de seca. Na região Nordeste, por exemplo, é uma técnica absolutamente necessária para amenizar o problema das secas periódicas que geram problemas à sociedade e à economia local, já nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a irrigação é uma técnica complementar devido à irregularidade das chuvas (MELLO e SILVA, 2007).
O manejo adequado da irrigação é uma prática que adota critérios na aplicação da água como o momento e as quantidades ideais, assim as plantas têm suas necessidades hídricas supridas e ainda um uso mais racional da água, de energia elétrica e até mesmo dos insumos, gerando um impacto ambiental menor (DUARTE, 2010)
Atualmente com a automação, os métodos de irrigação localizada têm passado por um processo constante de modernização em todo o mundo, o que juntamente com suas características o faz um método extremamente atraente (ESTEVES et al., 2012).
No Brasil, os sistemas de irrigação automatizados vêm ganhando cada dia mais abrangência. Atualmente existe uma série de inovações tecnológicas que permitem aos equipamentos controlar de forma mais adequada à aplicação da água, isto aperfeiçoa o processo, o manejo fica mais preciso nos tempos de irrigação, as aplicações hídricas com o mínimo de perdas reduzindo os desperdícios de água potável. (SUZUKI e HERNANDEZ, 2012)
2 – OBJETIVOS
2.1 – OBJETIVO GERAL
Projetar um sistema de irrigação automática de jardim que seja acionado toda a vez que a temperatura e a umidade relativa do ar atingirem 33°C e 25% respectivamente medidos à 10cm da superfície do solo.
2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• O sistema deverá prever a possibilidade de o usuário optar por programar o irrigador para períodos de tempos pré-estabelecidos ou optar por somente a partir do momento que a temperatura ou a umidade atingirem outros valores conforme necessidade do usuário;
• Identificar o melhor método de irrigação do jardim, visando o aproveitamento eficiente dos recursos hídricos e energéticos;
• Estabelecer o custo x benefício do projeto em comparação com outros métodos de irrigação e identificar sua viabilidade técnica.
3 – JUSTIFICATIVA
Um sistema de irrigação automatizado traz uma série de benefícios como a diminuição de erros de operação, economia de energia, dos recursos hídricos e melhorias na qualidade do cultivo da cultura.
Esse sistema pode ser projetado para atividades maiores, como uma chácara, como um sitio ou uma fazenda, podendo ser aplicado esse sistema em grandes plantações, evitando grandes perdas, evitando o desperdício de todas as formas, desperdício de faturamento, e tantos outros.
Este trabalho tem como objetivo projetar um sistema de irrigação que seja capaz de captar parâmetros de entrada no manejo e controlar os elementos de irrigação, como, por exemplo, bombas de água e válvulas, de maneira automatizada.
Qualquer espécie vegetal, precisa de certa quantidade de água para que se possa executar algumas funções. Caso haja a falta de água, as plantas murcham e, caso não sejam irrigadas a tempo, morrem.
...