As Transmissões síncrona e assíncrona.
Por: Roberto2015 • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 241 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA DE BRASÍLIA
Aluno: Roberto Nunes dos Santos Mat.: 243671
Curso: Telecomunicações
Turma: 3EB
Atividade de Telemática
Questão 1: Cite as características das transmissões síncrona e assíncrona.
Na transmissão assíncrona, um bit de controle é inserido no início e no fim da transmissão de um caractere e assim permite que o receptor entenda o que foi realmente transmitido. Podemos imaginar uma situação em que durante uma transmissão de dados, estes precisam ser transmitidos em blocos e que cada bloco de dados possui uma flag (espécie de controle) que apresenta o início e o término de cada bloco a ser transmitido, além da posição na sequência de dados transmitida.
Com isso, esses dados podem ser transmitidos em qualquer ordem e cabendo ao receptor interpretar essas informações e colocá-los no lugar correto. Porém, essa forma de transmissão de dados assíncrona apresenta como desvantagem a má utilização do canal, pois os caracteres são transmitidos irregularmente, além de um alto overhead (os bits de controle que são adicionados no início e no fim do caractere), o que ocasiona uma baixa eficiência na transmissão dos dados.
Por outro lado, já na transmissão síncrona, os bits de um caractere são enviados imediatamente após o anterior, não existem os bits de controle no início e no fim do caractere e nem irregularidades nos instantes de transmissão. A transmissão síncrona é estabelecida através de uma cadência fixa para a transmissão dos bits de todo um conjunto de caracteres, um bloco. Resumindo, o transmissor e o receptor comunicam-se, sincronizam suas ações, e preparam-se para receber a comunicação, já sabendo da taxa de transmissão e o tamanho dos dados ordenados e conhecidos.
A comunicação síncrona é mais cara que a assíncrona, pois necessita de um relógio no hardware para permitir o seu sincronismo e é muito utilizada em redes com altas taxas de transmissão.
Vantagens da transmissão síncrona
• Em relação a transmissão assíncrona, é mais eficiente, pois a proporção de informação para sinais de controle (sincronização) é bem maior, não necessitando de sinais de início e fim de caractere (start/stop bits);
• Facilita o uso de recursos de compactação de dados devido ao armazenamento em memórias buffer. Isto permite otimizar a velocidade de transmissão. Como exemplo, um equipamento de dados que esteja transmitindo a uma taxa de bit de 2048 kbit/s, caso utilize um recurso de compactação de dados na transmissão que otimiza a taxa de bit em 8 vezes terá sua taxa de transmissão reduzida para 256 kbit/s. Isto reduz os custos com os aluguéis dos circuitos de transmissão de dados para os usuários da rede, pois o custo é proporcional ao kbit/s;
• A transmissão síncrona oferece melhor proteção contra erros de transmissão de dados, pois existe no final do pacote de dados um conjunto de bits de controle utilizados para verificação de erros de transmissão.
Desvantagens da transmissão síncrona
• Se há um erro de sincronização, todo o bloco de dados é perdido até que haja ressincronização;
• Exige o uso de buffers, o que encarece o custo dos equipamentos, pois os bits devem ser enviados em blocos e não conforme sua disponibilidade.
Questão 2: Um pacote de dados tem um total de 1500 bits, sendo que 40 destes bits são bits de controle. Calcular o Overhead associado a este pacote.
Resposta:
OH = Overhead
OH = 40bits/1500bits x 100%
OH = 0,026 x 100% = 2,66%
Questão 3: Descrever as vantagens ao se interligar pontos de comunicação através de uma Rede de Pacotes.
Uma rede de pacotes é formada por vários links que conectam vários nós. O mais importante benefício da comutação de pacotes é que, pelo fato do pacote ser pequeno, o link entre os nós é alocado por um curto período de tempo, somente enquanto o pacote está sendo transmitido. Longas mensagens requerem que uma série de pacotes sejam encaminhados, mas não necessitam que o link fique dedicado entre as transmissões dos pacotes. Isso resulta na possibilidade do compartilhamento do link entre vários pacotes de diferentes mensagens (ou diferentes clientes).
Esta característica torna-se importante, quando se faz a composição das chamadas redes convergentes, onde as informações necessitam compartilhar um mesmo meio de comunicação, com diversos tipos de tráfego (voz, dados e vídeo).
Questão 4: O PCM é uma importante tecnologia em Telecomunicações, que possibilita a conversão de um sinal analógico em digital. A parte transmissora do PCM é formada pelas etapas: Amostragem, Quantização e Codificação. Explique cada uma destas etapas.
Amostragem:
Compreende-se como sendo um processo, onde são retiradas amostras do sinal original que serão utilizadas para a reconstituição desse sinal no receptor.
Podemos observa conforme apresentado na figura 1, que segundo o teorema de Nyquist, que demonstrou que um sinal pode ser perfeitamente reconstituído, se deste forem extraídas amostras com no mínimo o dobro da largura de banda deste sinal, a largura de banda ou banda passante de um sinal, é o intervalo de frequências que compreende a diferença entre a maior e a menor frequência que compõe o sinal.
[pic 1]
Figura 1 Representação da faixa de frequência.
Fonte: www.teleco.com.br
A figura 2 mostra como a faixa da frequência da voz varia de 300 Hz a 3KHz, todo o processo de análise do sinal de voz, é feito levando em conta a faixa de frequência de 1 Hz a 4 kHz, porém no processo de amostragem somente é considerado o sinal variante de 300 Hz a 3kHz, pois o sinal a ser recuperado será o mais próximo possível do original.
...