Automação da manufatura
Por: luishrq • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
Disciplina: Automação da manufatura
Tutora: Rita Pereira
- O que é um sensor?
Resp: O Sensor é pode ser definido como um transdutor que altera sua forma interna devido a fenômenos físicos no seu exterior.
- Qual a diferença entre um sensor analógico e um sensor discreto?
Resp: Sensor analógico tem uma grande faixa de variação de valores que podem ser obtidos, enquanto sensor discreto não dispõe de tanta informação, neles é possível apenas informações básicas, algo do tipo ligado e desligado.
- Qual a diferença entre um sensor ativo e um sensor passivo?
Resp: O sensor ativo possui sua própria fonte de alimentação, enquanto um sensor passivo precisa de uma alimentação externa para funcionar.
- O que é um atuador?
Resp: Atuador é um dispositivo que transforma um comando de controlador em uma ação física, quase sempre mecânica.
- O que é um contador de pulsos?
Resp: Contador de pulsos é um dispositivo que recebe uma quantidade de pulsos e transforma um valor digital, no qual pode ser apresentado em um computador.
- Quais as características de sensores ópticos?
Resp: Esse tipo de sensor é formado por um emissor e por um receptor de luz, ele tem um funcionamento baseado num circuito oscilador que gera uma onda convertida em luz pelo emissor.
- Como funciona o sensor indutivo?
Resp: Ele opera com um núcleo no qual o campo magnético que tem de passar pelo ar, quando uma peça metálica de aproxima do seu núcleo o campo magnético passa pela peça e faz a intensidade aumentar.
- Como funciona o sensor capacitivo?
Resp: Seu funcionamento se da pelo campo magnético gerado, quando há uma intensidade maior do que a do sensor sua saída é ativada.
- Muitas vezes os sensores e os atuadores são interligados em redes de comunicação industrial. Indique quais as vantagens e como o protocolo industrial Hart pode aproveitar a infraestrutura do padrão analógico 4-20mA numprocesso de automação da manufatura. Para responder, pesquise na internet e no portal de fabricantes, como a Smar.
Resp: – É um protocolo utilizado para comunicação entre sistemas de tempo real, principalmente em aplicações de automação industrial, denominado protocolo HART que permite a passar por cima do sinal de comunicação digital aos sinais analógicos de 4-20mA, sem interferência, na mesma fiação.
O HART proporciona alguns dos benefícios apontados pelo fieldbus, mantendo ainda a compatibilidade com a instrumentação analógica e aproveitando o conhecimento já dominado sobre os sistemas 4-20mA existentes.
...