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Bufferização No Cliente

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Por:   •  16/11/2013  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

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RELATÓRIO DE VÍDEOS

VÍDEO 01: APLICAÇÕES MULTIMÍDIAS EM REDES, QOS.

VÍDEO 02: STREAMING DE CONTEÚDO ARMAZENADO, PROTOCOLO DE TRANSPORTE, APLICAÇÕES INTERATIVAS EM TEMPO REAL, PERDA DE PACOTES, MULTIMÍDIA NA INTERNET.

Multimídia é um dos termos mais usados nesta década. Este termo está no cruzamento de cinco grandes indústrias: informática, telecomunicações, publicidade, consumidores de dispositivos de áudio e vídeo, indústria de televisão e cinema. Este grande interesse destas indústrias poderosas contribuiu para a grande evolução da multimídia.

A palavra multimídia é composta de duas partes: o prefixo multi e o radical mídia:

• Multi: originário da palavra latina multus que significa “numerosos”. O uso deste prefixo não é recente e muitas palavras de origem latina empregam este radical, como multiformis (que tem várias formas) ou multicolor (várias cores).

• Mídia: plural da palavra latina medium que significa meio, centro. Ele é derivado do adjetivo medius, que está no centro. No contexto de multimídia, este radical refere-se ao tipo de informação ou tipo de portador de informação, como dados alfanuméricos, imagens, áudio, vídeo, etc.

Dados multimídia têm características e requisitos diferentes dos dados alfanuméricos para o qual sistemas computacionais tradicionais foram desenvolvidos. Assim, sistemas computacionais convencionais não suportam eficientemente aplicações multimídia. Novas tecnologias devem ser desenvolvidas e utilizadas. Segue uma lista das principais características e requisitos das informações multimídia:

• Dados multimídia têm dimensão temporal e devem ser transmitidos, processados e apresentados em uma taxa fixa em muitas aplicações, assim processamento e comunicação multimídia devem satisfazer requisitos de tempo-real.

• Aplicações multimídia usam simultaneamente múltiplos tipos de mídia. As relações temporais e espaciais entre estas mídias devem ser mantidas.

• Dados multimídia são dados intensivos, assim eles devem ser compactados, e redes de alta velocidade e computadores potentes são necessários para manipular estes dados.

• Dados multimídia não têm sintaxe e semântica óbvia. Bancos de dados convencionais não suportam efetivamente dados multimídia. Técnicas de indexação, recuperação, e reconhecimento de informações multimídia são necessários.

Características Fundamentais

• Tipicamente sensível a atraso

• Atraso fim-a-fim

• Jitter do atraso

• Mas tolerante a perdas: perdas infrequentes causam interrupções aleatórias menores

• Antítese dos dados, que são intolerantes a perdas, mas tolerantes a atrasos.

Streaming áudio e vídeo armazenados

• Conteúdo foi pré-gravado e armazenado em um servidor

• Clientes solicitam arquivos de áudio e vídeo de servidores, recebem a informação pela rede e a apresentam

• Usuário pode controlar a operação.

Exemplo: vídeos da globo pois os conteúdos estão armazenados em um servidor local.

Streaming áudio e vídeo ao vivo

• Tempo-real unidirecional

• Similar à difusão de rádio e TV convencional, mas a transferência de informação é feita pela Internet

• Se armazenar o fluxo no cliente, pode pausar e retroceder

• Muitos clientes recebem o mesmo conteúdo simultaneamente

Exemplo: site da Uol transmitem o jogo ao vivo

Streaming com áudio e vídeo em tempo real

• Tempo-real interativo

• Conferência de áudio ou de vídeo

• Mais exigente nos requisitos de retardo e variação do retardo que o tempo-real unidirecional por causa da necessidade de interatividade em tempo-real

Exemplos de aplicações multimídia são: Skype, msn, yhaoo, são aplicações que nós permitem conversar com outra pessoa através de uma videoconferência.

Best-Effort

É um modelo de serviço atualmente usado na Internet. Consiste num utilizador que envia um fluxo de dados, ao mesmo tempo que a largura de banda é partilhada com todos os fluxos de dados enviados por outros utilizadores, ou seja, estas transmissões são concorrentes entre si. Em caso de congestionamento de dados, os pacotes são descartados sem qualquer critério nem distinção, o que obviamente não garante que este serviço seja bem sucedido, nem que tenha um bom desempenho.

Bufferização no cliente

Vantagens:

Os temas abordados pelo autor são de imensa relevância com vistas ao uso de serviços que envolvem recursos multimídia. Essas observações devem ser discutidas e avaliadas de forma que as novas aplicações que requerem recursos multimídia possam se tornar viáveis, porém sem que os princípios fundamentais da Internet sejam afetados ou alterados.

Desvantagens e Limitações:

Embora as observações sejam relevantes, as modificações propostas pelo autor infringem a proposta de uso da Internet. Indubitavelmente, as questões avaliadas poderiam ser aplicadas

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