CLASSES DE QUALIDADE RELATIVAS À ISO 286-1
Por: klainton • 16/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.484 Palavras (6 Páginas) • 539 Visualizações
[pic 1][pic 2]
DANDARA RIBEIRO DOS PASSOS-9899527530
DENNIS BRAGA ORTIZ-9913192130
GABRIEL BARTZ-2978581482
JONATHAN DUARTE DE DUARTE-9895558272
KLAINTON CORRÊA DE LEON-9913190867
LUIZ FERNANDO REDÜ-1299111611
QUESTIONARIO DE METROLOGIA
Pelotas RS
2016
A: CLASSES DE QUALIDADE RELATIVAS À ISO 286-1
ISO 286-1 foi preparada pelo Comitê Técnico ISO / TC 213, nas especificações dos produtos dimensionais e geométricas e verificação.
E é composto pelas seguintes partes, sob o título geral especificações do produto geométrica (GPS) - sistema de código ISO de tolerâncias relativas às dimensões lineares:
- - Parte 1: Base de tolerâncias, desvios e ajuste
- - Parte 2: Tabelas de padrão graus de tolerância e desvios limite para furos e poços.
Esta Norma é uma especificação do produto geométrica (GPS) padrão e deve ser considerado como um padrão GPS geral. Ela influencia elos da cadeia 1 e 2 da cadeia de padrões em tamanho na matriz GPS geral.
Este se encaixa para peças usinadas, pois foi criada principalmente pela exigência de capacidade de intercâmbio entre a massa produzida peças e a imprecisão inerente de métodos de fabricação. A fim de que a função ajuste poderia ser satisfeita, verificou-se suficiente para o fabrico de uma dada peça de trabalho de modo que o seu tamanho estava dentro de dois limites admissíveis, ou seja, uma tolerância, sendo esta a variação de tamanho aceitável no fabrico, assegurando simultaneamente os requisitos de encaixe funcional do produto.
Os termos "buracos", "Eixos", e "diâmetros" são usados para designar características de tipo tamanho do cilindro (por exemplo, para a tolerância do diâmetro de um orifício ou eixo). Por questões de simplicidade, que também são utilizados para duas superfícies opostas paralelas (por exemplo, para a tolerância de espessura de uma chave ou a largura de uma ranhura).
A isso 286-1 estabelece termologias e especificações sobre limites em ajustes em peças cilíndricas e tamanhos lineares, uma vez que estabelece um parâmetro entre dois limites admissíveis e classifica as características dadas ao sistema, como por exemplo:
- Buraco: característica interna do tamanho de uma peça de trabalho, incluindo as características internas de dimensão que não são cilíndricas.
- Eixo: recurso externo de tamanho de uma peça de trabalho, incluindo as características externas de dimensão que não são cilíndricas.
- Tamanho nominal: tamanho de uma característica de forma perfeita, tal como definido pela especificação desenho.
- Desvio: valor menos o valor de referência.
- Distância mínima: diferença entre o limite inferior do tamanho do orifício e o limite superior do tamanho do veio.
- Interferência: antes do acasalamento diferença entre o tamanho do orifício e o tamanho do eixo quando o diâmetro do veio é maior do que o diâmetro do furo.
B: TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS
B.1:
Retitude de uma linha:
O campo de tolerância é limitado por duas linhas paralelas afastadas de uma distância “t”, se a tolerância for especificada somente em um plano.
[pic 3]
Tolerância de planeza:
O campo de tolerância é limitado por dois planos paralelos afastados de uma distância “t”.
[pic 4][pic 5]
Tolerância de circularidade:
O campo de tolerância é limitado na seção de medição por dois círculos concêntricos, afastados de uma distância “t”.
[pic 6]
Tolerância de cilindricidade:
O campo de tolerância é limitado por dois cilindros coaxiais, afastados de uma distância “t”.
[pic 7]
Tolerância de forma de uma linha qualquer:
O campo de tolerância é limitado por duas linhas geradas por círculo de diâmetro “t”, cujo centro situa-se sobre a linha geométrica teórica.
[pic 8]
Tolerância de forma de uma superfície qualquer:
O campo de tolerância é limitado por duas superfícies geradas por esfera de diâmetro “t”, cujos centros situam-se sobre a superfície geométrica teórica.
[pic 9]
Tolerância de paralelismo:
- Tolerância de paralelismo de uma linha em relação a uma linha de referência: O campo de tolerância é limitado por duas linhas retas paralelas, afastadas e uma distância “t” e paralelas à linha de referência, se a tolerância for especificada em um só plano.
[pic 10]
- Tolerância de paralelismo de uma linha em relação a uma superfície de referência: O campo de tolerância é limitado por dois planos paralelos, afastados de uma distância “t” e paralelos à superfície de referência.
[pic 11]
- Tolerância de paralelismo de uma superfície em relação a uma superfície de referência: O campo de tolerância é limitado por dois planos paralelos afastados de uma distância “t” e paralelos à superfície de referência.
[pic 12]
Tolerância de perpendicularidade:
Tolerância de perpendicularidade de uma linha em relação a uma linha de referência: O campo de tolerância, quando projetado em um plano, é limitado por duas retas paralelas, afastadas de uma distância “t” e perpendiculares à linha de referência.
[pic 13]
Tolerância de inclinação:
Tolerância de inclinação de uma linha em relação a uma linha de referência: Linha de referência em um mesmo plano: O campo de tolerância é limitado por duas retas paralelas, afastadas de uma distância “t” e inclinadas em relação à linha de referência com ângulo especificado.
[pic 14]
Tolerância de posição:
- Tolerância de posição de um ponto: O campo de tolerância é limitado por um círculo de diâmetro “t”, com o centro na posição teórica.
[pic 15]
- Tolerância de posição de uma superfície plana ou de um plano médio: O campo de tolerância é limitado por dois planos paralelos, afastados de uma distância “t” e dispostos simetricamente em relação à posição teórica da superfície considerada.
[pic 16]
Tolerância de concentricidade:
- Tolerância de concentricidade de um ponto: O campo de tolerância é limitado por um círculo de diâmetro “t”, cujo centro coincide com o centro de referência, se o valor da tolerância for precedido pelo símbolo ∅.
[pic 17]
Tolerância de coaxialidade:
- Tolerância de coaxialidade de um eixo: O campo de tolerância é limitado por um cilindro de diâmetro “t”, cuja linha de centro coincide com a linha de referência, se o valor da tolerância for precedido pelo símbolo ∅.
[pic 18]
Tolerância de simetria:
- Tolerância de simetria de um plano médio: O campo de tolerância é limitado por dois planos paralelos, afastados de uma distância “t” e dispostos simetricamente em relação à linha de referência ou plano de referência.
[pic 19]
- Tolerância de simetria de uma linha ou de um eixo: O campo de tolerância é limitado por duas retas paralelas, ou dois planos paralelos, afastados de uma distância “t” e dispostos simetricamente em relação à linha de referência ou plano de referência, se a tolerância for especificada em uma única direção.
[pic 20]
Tolerância de batimento:
- Tolerância de batimento circular:
- Tolerância de batimento circular radial:
O campo de tolerância é limitado, em qualquer plano perpendicular à linha de centro, por dois círculos concêntricos, afastados de uma distância “t”, cujos centros coincidem com a linha de referência.
[pic 21]
- Tolerância de batimento circular axial: O campo de tolerância é limitado em qualquer posição radial por duas circunferências idênticas, afastadas axial mente de uma distância “t”, definindo uma superfície cilíndrica cuja linha de centro coincide com a linha de referência.
[pic 22][pic 23]
- Tolerância de batimento total
- Tolerância de batimento total radial: O campo de tolerância é limitado por duas superfícies cilíndricas coaxiais, afastadas de uma distância “t”, cujas linhas de centro coincidem com a linha de referência.
[pic 24]
Tolerância de batimento total:
Tolerância de batimento total radial: O campo de tolerância é limitado por duas superfícies cilíndricas coaxiais, afastadas de uma distância “t”, cujas linhas de centro coincidem com a linha de referência.
...