CONTROLE DE ATENDIMENTO A CLIENTES EM UM RESTAURANTE
Por: Helenilton_Souza • 16/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.664 Palavras (7 Páginas) • 390 Visualizações
PITAGORAS
Graduação em Engenharia Elétrica
HELENILTON DE SOUZA
TRABALHO SUBSTITUINDO A SEGUNDA AVALIAÇÃO
CONTROLE DE ATENDIMENTO A CLIENTES EM UM RESTAURANTE
Ipatinga
2016
HELENILTON DE SOUZA
TRABALHO SUBSTITUINDO A SEGUNDA AVALIAÇÃO
CONTROLE DE ATENDIMENTO A CLIENTES EM UM RESTAURANTE
Projeto em substituição a segunda avaliação apresentado ao 6º período do curso de Engenharia Elétrica do Pitágoras, como requisito parcial para aprovação nas disciplinas.
Orientador: Cid Jorge
Ipatinga
2016
RESUMO
A busca constante do homem por conforto e comodidade é um dos fatores que tem promovido o crescimento do setor de serviços que atualmente é a área de maior crescimento econômico no mundo. No mercado brasileiro um serviço que ocupa grande espaço é o setor de alimentação, uma vez que é primordial para o desenvolvimento de todos os seres humanos, fornecendo todas as substâncias necessárias para a manutenção da vida.
O restaurante é um dos empreendimentos alimentícios característicos do mundo todo, bastante comum no Brasil. Vivendo a correria diária dos grandes centros urbanos, os consumidores exigem comida pronta, variada, nutritiva, bem elaborada, na quantidade escolhida, servida em ambiente confortável e com preço acessível. Essas características vêm ao encontro do oferecidos por diversos tipos de restaurantes.
Entretanto, na maioria das vezes, esses empreendimentos tendem a apresentar filas, uma vez que a chegada dos clientes ocorre em grupos e em um curto espaço de tempo.
De acordo com Arenales et al. (2007) as filas se formam em decorrência do aumento dos consumidores e da incapacidade do sistema em atender a essa demanda. Assim, através de técnicas de simulação, busca-se encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça os clientes e seja viável economicamente para o provedor do serviço.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Apresentação do problema 3
1.2 Objetivos 6
2 DESENVOLVIMENTO 7
2.1 SIMULADOR DIGITAL 7
2.2 Dispositivos de proteção 9
2.2.1 Indicador de nível de óleo 10
2.2.2 Termômetro: indicador de temperatura do óleo 12
2.2.3 Válvula de alívio de pressão 13
2.2.4 Relé de pressão súbita 14
2.2.5 Sílica Gel 15
2.2.6 Relé do tipo Buchholz 17
3 CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação do Problema
Os sujeitos envolvidos neste projeto são basicamente os clientes do restaurante e os garçons, e como resultado desta relação é espera-se que o garçom garanta rápido atendimento, que não falte nada aos clientes e que eles estejam satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento. E para isso, o primeiro passo, é que o cliente consiga chamar a atenção do garçom, normalmente ficando com o dedo levantado ou assobiando. Entretanto, essa realidade está ultrapassada, pois o cliente pode perder muito tempo tentando chamar o garçom ou pode até mesmo não ser visto.
Todos esses tópicos apresentados nos fazem pensar na seguinte pergunta: Como os clientes poderiam chamar o garçom de forma discreta e seguro de que sejam vistos?
[pic 1]
Figura 1: Clientes em Restaurante
Fonte: Internet
1.2 Objetivos
Diante do exposto, este trabalho teve por objetivo contemplar uma simulação para controlar os atendimentos dos clientes em um estabelecimento usando o Simulador Digital_095. Para tal, serão monitorados através de displays e sinalizadores informando a quantidade de clientes aguardando atendimento, em atendimento e atendidos.
Propõe aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina Eletrônica e Circuitos Digitais ampliar os conhecimentos técnicos em simulação de portas lógicas e circuitos combinacionais e desenvolver o trabalho em equipe.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Simulador Digital
Segundo Ing Arturo, Circuitos Construção Simulator digitais e Cenários Virtuais Tutoriais interativos é um programa para construir circuitos digitais em um módulo de lógica digital virtual a partir de modelos padrão de circuitos integrados (TTL LS familiares) e de aplicação específica (ASIC). Os circuitos podem ser simulados no módulo digital diretamente e, em alguns casos pode ser completado com cenários virtual que representa o ambiente no qual os circuitos de operar. Além disso, os circuitos podem ser feitos armazenados, recuperados e editados. O programa também fornece tutoriais interativos de alguns circuitos lógicos típicos, e muitos deles incluem descrições VHDL. Este software é projetado para ser usado como uma ferramenta de ensino e aprendizagem design digital e atualmente está orientada introdução aos circuitos básicos ou digitais, tanto em cursos escolares e nível universitário. O programa é executado em MS Windows com uma resolução de tela de pelo menos 1024 x 768. 0.9.5 e 0.9.7 versões do programa são gratuitos, e cópia de uso livre.
[pic 2]
Figura 2: Módulo Digital
Fonte: http://www.tourdigital.net/
O módulo digital (Figura 2) é constituído pelos seguintes elementos:
- Um cartão para circuitos da fiação (placa de ensaio, placa de ensaio);
- LEDs: 18 LEDs e 3 simples sete exibe segmento;
- Relógios 1H e 10 Hz;
- As entradas digitais 12 e interruptores de 4 botões;
- Alimentos: linhas VCC e GND;
- Expander 18 linhas para conexão com um palco;
- Um interruptor principal para ligar e desligar o sistema;
2.2 Solução Proposta
Simular um sistema de controle de atendimento a clientes em um restaurante utilizando um painel com três displays numéricos, de um dígito cada, indicando a quantidade de clientes "aguardando atendimento", "em atendimento" e "atendidos".
Será simulado um recepcionista na entrada do restaurante que, ao chegar o cliente, pressiona um botão indicando que um cliente novo chegou e necessita de atendimento. Sem seguida, um garçom vai até a mesa, anota o pedido e pressiona um outro botão indicando que o cliente está em atendimento. Concluindo o pedido, o cozinheiro pressiona um terceiro botão na cozinha indicando o final do atendimento. Quando nove clientes estão aguardando atendimento, o sistema bloqueia uma nova solicitação de atendimento e uma lâmpada começará a piscar ao lado do recepcionista indicando que o restaurante está lotado e que os novos clientes deverão aguardar em fila. Vale lembrar que, nessa simulação, a fila não é controlada pelo sistema.
...