TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos éticos

Seminário: Conflitos éticos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Os conflitos éticos surgem quando alguém deve fazer uma escolha entre violar ou seguir um ou mais de seus princípios morais, levando a um paradoxo no qual nenhuma escolha traz a satisfação individual. Ou seja, é quando há discordância entre como proceder em uma situação em que, do ponto de vista cultural e social, deve se adotar tal atitude enquanto uma segunda atitude, desta vez considerada errada pelo grupo, aparenta ser mais correta.

Por exemplo, o conflito ético está no centro de situações em que um pai rouba comida para alimentar sua família faminta ou um empregado que mantém silêncio sobre a má conduta de alguém no local de trabalho a fim de salvar seu próprio emprego. Como também desligar ou não os aparelhos de um moribundo em coma. Do ponto de vista ético, matar uma pessoa é errado, não temos esse direito. Do ponto de vista lógico, esta pessoa sofre e muito provavelmente nunca voltará à consciência, assim sofrendo até sua morte em uma maca. Como por exemplo, o casamento gay, a legalização da maconha, tudo tem os prós e contras, que geram um desafio ético.

Um conflito atual sobre a ética, como citado a cima é o casamento gay. Práticas homossexuais foram comuns ao longo da história da humanidade, sendo ainda aceitas em várias culturas. Atividades homossexuais foram observadas em aproximadamente 1.500 espécies animais, e bem descritas em umas 500, incluindo aqui golfinhos e macacos com os quais compartilhamos mais de 98% da carga genética. Argumento este, utilizado para invalidar em 2003 todas as leis que puniam a sodomia pela justiça norte-americana.

Há países que já legalizaram a união entre homossexuais. Mesmo que legalizado no Brasil, ainda há muita revolta, onde o que muito se argumenta é que “Atos homossexuais são contrários à lei natural (...). (...) não podem em caso algum ser aprovados.” Aonde isso se origina da igreja católica, no qual envolve mais ainda a questão ética, pois fala que se a união não tiver finalidade pela reprodução ela não é ‘Saudável’, falando também sobre práticas sexuais fora do casamento.

Esses casamentos entre pessoas do mesmo sexo que são realizados no Brasil por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), baseada em decisão anterior do Supremo Tribunal Federal (STF), onde após um mês que entrou em vigor, foram realizados 231 (duzentos e trinta e um) uniões formais homo afetivas nos cartórios de registro civil de 22 capitais, conforme levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), de acordo com a pesquisa São Paulo foi a capital que mais registrou casamentos civis nesse primeiro mês após a resolução, com 43 celebrações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com