Direito Digital
Monografias: Direito Digital. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilo1989 • 8/3/2015 • 834 Palavras (4 Páginas) • 499 Visualizações
São Paulo
Outubro 2014
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Danilo Biazotto da Costa RA: 314110021
Direito Digital
Trabalho apresentado como exigência
parcial para composição da média
do segundo semestre da disciplina
Direito Aplicado a Informática
Do curso de Redes de Computadores
Da universidade Nove de Julho, campus
Vila Maria, sob orientação do mestre
Sidney Liberal.
São Paulo
Outubro 2014
INTRODUÇÃO
A preocupação com o direito digital foi crescendo de acordo com o avanço da internet, que nos últimos anos se tornou um meio de comunicação utilizado por grande parte da população. Com isso, o mundo jurídico, que até então se resumia a papéis, burocracia e prazos vem se adaptando a essa nova realidade.
Somos acostumados desde pequenos a cumprir regras e leis para uma convivência harmônica na sociedade, buscando a igualdade para todos. No mundo digital também se deu a essa necessidade, pois onde há uma grande concentração de pessoas, é necessário o cumprimento de regras e leis para uma convivência com harmonia. Por isso o mundo jurídico vem cada vez mais trabalhando com o direito digital.
RESUMO DIREITO DIGITAL
A tecnologia teve um avanço incrível nos últimos anos, em especial a tecnologia da informação, que se refere ao conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso de informações. O direito tem uma visão bem ampla do assunto, a internet que é conhecida como a rede mundial de computadores, é vista pelo mundo jurídico como uma rede mundial de indivíduos, que operam esses computadores, disponibilizando diversos tipos de informações na rede. Com essa nova realidade surge perante a sociedade, a necessidade de se normatizar as novas relações impostas pela tecnologia, conhecida como o direito digital. Em seu estudo, destaca-se o seguinte pressuposto “Toda relação de protocolo hipertexto-multimídia, por ação humana ou por máquina, gera direitos, deveres, obrigações e responsabilidades”.
Portanto, o direito digital é o resultado da relação entre a ciência do direito e a ciência das novas tecnologias, onde a informática parece surgir como fonte de novas questões problemáticas a serem tratadas pelo direito.
Como a era digital é uma tecnologia atual sabemos que ainda tem muitos descobrimentos e novas técnicas por vir, sabendo que por ser um novo meio de comunicação, com novidades constantes, o direito vai se adequando a essas tecnologias, criando novas leis e cobrindo as lacunas das leis existentes.
O direito vai mudando e se adaptando conforme a realidade social. O profissional que atua com direito também tem a obrigação de se atualizar constantemente com as inovações lançadas na sociedade. Porém o crescimento da internet foi tão rápido que em alguns casos o direito digital foi evoluindo conforme os casos foram acontecendo, por exemplo, surge um novo problema de violação ao direito
...