Disciplina: Tecnologia da Construção
Por: Matheus França • 29/9/2019 • Trabalho acadêmico • 573 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Estácio São Luís
Engenharia Civil
Disciplina: Tecnologia da Construção
Relatório de visita técnica
Data de Realização: 06/04/2019
Nome dos Alunos:
Bianca da Conceição Aguiar Costa
Denilson
Dienison da Silva Alves
José Benedito Asevedo Lopes
José Rivaldo Santos Silva
Jadson
Matheus Serra França da Silva
Rafael Frazão Miranda
São Luís – MA
Sumário
- Objetivo
O procedimento pratico tem como propósito reconhecer a metodologia necessária para a composição do concreto, bem como analisar a importância dos testes de qualidade (consistência e resistência) aos quais o mesmo pode ser submetido segundo a NBR 5738 / 2015.
- Supermix
A supermix é uma das maiores concreteiras do Brasil, possuindo mais de 6 mil clientes ativos. Sua capacidade de atendimento atual ultrapassa aos 6,5 milhões de m3 de concreto por ano, sendo utilizados nos mais diversos tipos de obras, como: barragens, pontes, aeroportos, rodovias, shopping centers, entre muitos outros.
No maranhão atualmente contamos com a presença de 2 unidades, São Luís e Paço do Lumiar, com uma capacidade de produção de 80 a 96 m3/h trabalhando normalmente com CP-III e RS-40 (resistência ao sulfato). Apresentando também aditivos polifuncionais e inibidores de hidratação.
- Introdução Teórica
O presente relatório expõe ás atividades desenvolvidas por meio da visita técnica a empresa Supermix, localizada na vila Mocajituba s/n rodovia MA-204, município de Paço do Lumiar (MA). Sendo possível analisar os processos de qualidade e a importância do controle tecnológico do concreto. Podendo ressaltar a importância do teor de umidade da areia, slump test e resistência dos corpos de prova, descritos abaixo:
Teor de umidade da areia: é a relação expressa em porcentagem entre a massa de água total envolvida na superfície dos grão de areia a qual preenche os poros permeáveis do agregado em reação a sua massa seca. Sendo utilizado para corrigir a água de amassamento do concreto e informar a relação água/cimento com exatidão.
Slump test: é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar sua adequação para o uso que se destina.
Resistência dos corpos de prova: o teste de resistência a compressão é feito em laboratório após o tempo de cura do concreto. Depois de armazenados em tanques com água, os corpos de prova são encaminhados a uma prensa que mede a resistência a compressão de cada corpo. A partir dos resultados deste teste são comprovados se o concreto atingiu a capacidade determinada em projeto.
- Desenvolvimento
Durante a visita realizada na concreteira Supermix conduzida pelo responsável técnico Eng. Rodrigo, o mesmo de antemão nos apresentou um o roteiro de visitação. De início foi apresentada a estrutura da empresa. Logo em seguida identificou-se os materiais utilizados pela concreteira para fabricação do concreto (areia, brita, cimento e água) bem como o local de armazenamento de cada um. Posteriormente o processo de fabricação do concreto através da mistura dos agregados na usina.
[pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5]
...