EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS NO BRASIL E A SUA ACEITAÇÃO PELOS CONSUMIDORES
Por: Milena Faustino • 19/10/2016 • Artigo • 857 Palavras (4 Páginas) • 137 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – CESUMAR
MILENA FAUSTINO FERREIRA DOS SANTOS
EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS NO BRASIL E A SUA ACEITAÇÃO PELOS CONSUMIDORES
MARINGÁ 2012
MILENA FAUSTINO FERREIRA DOS SANTOS
EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS NO BRASIL E A SUA ACEITAÇÃO PELOS CONSUMIDORES
Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção da nota da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.
MARINGÁ 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 4
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS 4
1.4.1 Objetivo Geral 4
1.4.2 Objetivos Específicos 4
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 4
2.1 A METODOLOGIA EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 4
REFERÊNCIAS...............................................................................................................5
- INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas do século XX, a consciência ambiental vem se intensificando consideravelmente em todo o planeta e de maneira enérgica no Brasil. O crescimento econômico e a apropriação de recursos naturais entraram numa crise, criando a necessidade de mudanças na relação do homem com o meio ambiente. Os graves desastres ambientais, a pressão da sociedade civil e a escassez de recursos naturais estão mobilizando empresas e governos em busca de normas adequadas que protejam de maneira eficaz o meio ambiente e que tragam alternativas para um crescimento urbano sustentável.
Atualmente o Brasil vem crescendo consideravelmente no ramo da construção civil, a qual gera meia tonelada de resíduos por pessoa ao ano, segundo pesquisa da Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição). A construção civil convencional vem sendo aos poucos substituída pela construção sustentável que procura novas alternativas para todos os processos da construção, desde a escolha e transporte de matérias primas até o destino final do entulho gerado pela obra. (ABRECON, BRASILEIRO PRODUZ POR ANO MEIA TONELADA DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL.)
A indústria da construção civil é responsável por grande parte da geração de empregos diretos e indiretos no Brasil. A construção sustentável avança cada vez mais junto com o receio mundial pelo esgotamento do meio ambiente. Apresentar para os consumidores alternativas sustentáveis de construção não é tão simples o quanto parecem. Construções que tenham certificações sustentáveis exigem maior investimento inicial, porém os benefícios que a mesma pode trazer também são imensos, por exemplo: edificações com certificações sustentáveis tem um valor imobiliário maior do que edificações convencionais, as edificações sustentáveis são capazes de repor seu gasto inicial apenas com o gerenciamento dos recursos nela implantados, além disso, elas podem oferecer certos tipos de confortos termo acústicos, qualidade do ar e do ambiente interior, gestão e economia de água, gestão dos resíduos entre outros. (MÁRCIO AUGUSTO ARAÚJO, A MODERNA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL.)
- TEMA
Edificações sustentáveis no Brasil e a sua aceitação pelos consumidores.
- PROBLEMA DE PESQUISA
Que fatores contribuiriam para o desenvolvimento de construções sustentáveis e como leva-las ao consumidor?
- JUSTIFICATIVA
A cada obra realizada surge no mercado produtos e alternativas para torná-la mais eficiente e também sustentável. Alguns consumidores não foram ainda convencidos dos benefícios que uma obra com esse tipo de metodologia pode trazer. De modo geral uma obra sustentável necessita de maior investimento inicial, porém esse investimento é recompensado. Quando se investe em uma obra sustentável, prevê-se uma diminuição de determinados gastos domésticos, como por exemplo, uma redução de água e eletricidade expressiva.
...