ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E QUALIDADE NO PROCESSO
Por: fabriciolj • 18/8/2021 • Trabalho acadêmico • 1.542 Palavras (7 Páginas) • 107 Visualizações
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO - IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E QUALIDADE NO PROCESSO
FABRÍCIO DE LIRA JACINTO
Profa. Cidecleuma de Melo Frota, MSc
Discorra sobre Liderança, dando ênfase nos estilos de lideres: Autocrático, Democrático e Liberal, bem como sobre o impacto dos mesmos para as organizações e empregados.
MANAUS – 2018
INTRODUÇÃO
A partir da família que é um núcleo social na maioria das vezes muito pequena, até grandes conglomerados organizacionais, passando por empresas públicas e privadas, observou-se o papel fundamental e a grande influência que uma liderança exerce sobre seus liderados, tornando-se de extrema importância para o sucesso ou fracasso da empresa.
Hoje em dia, velhos hábitos e estilos de chefiar veem cada dia mais ficando obsoletos e uma nova forma de liderança passa a ser exigidas pelos novos líderes nas organizações. Dessa forma, a empresa, de uma forma geral, existe uma enorme preocupação em encontrar colaboradores que façam a diferença na parte da liderança, descobrindo novos lideres que são capazes de influenciar de forma positiva seus liderados, contribuindo com o clima organizacional e o crescimento da empresa e de seus próprios colaboradores.
Com isso, esse trabalho tem como objetivo falar, sobre a liderança e os principais estilos de lideres: Autocrático, Democrático e Liberal, bem como, seus impactos dos mesmos para as organizações e empregados.
1. LIDERANÇA
Ao longo do tempo, a Liderança torna-se necessária em qualquer tipo de organização humana, seja em empresas públicas e privadas, ela é essencial em todos os setores das organizações, pois como uma boa liderança, seu processo produtivo aumenta consideravelmente. São diversas definições encontradas, uma vez que liderar é algo muito complexo, sendo de extrema importância em todas as organizações. Um bom líder possui a capacidade de influenciar positivamente, atraí novos seguidores e ajudando a atingir as metas, tem que ser aberto as mudanças que ocorrem no ambiente organizacional e tirar o melhor que cada liderado tem a oferecer para a equipe.
Segundo (Chiavenato, 2000). A liderança é a capacidade de influenciar as pessoas a fazerem aquilo que devem fazer. O líder exerce influência sobre as pessoas, conduzindo suas percepções de objetivos em direção a seus objetivos.
Como se pode observar, o líder deve saber influenciar pessoas para alcançar as metas estabelecidas para a equipe de forma que possa entusiasmar e persuadir seus colaboradores. Com isso, profissionais da área de recursos humanos estão observando mudanças não só nas organizações, mas, principalmente com as pessoas. Os gestores estão cada vez mais buscando novas formas e mecanismos de conduzirem seus colaboradores um caminho que se sintam satisfação na execução de suas atividades, fazendo que o mesmo sinta-se reconhecido pela pelo seu trabalho.
De acordo com (Snell, 1998) líder é alguém que influência os outros a atingir metas, é ser visionário saber conduzir sua equipe em busca dos resultados, pois é essencial para uma grande liderança.
Já (Minicucci, 1995) define liderança como influência interpessoal numa situação por intermédio do processo de comunicação, para que seja atingida uma meta, ou metas especificas.
Um das principais importâncias para o líder atualmente é com certeza conquistar a confiança de seus colaboradores, a diminuição nos conflitos na empresa é uma das capacidades que o líder precisa desenvolver para atrair o interesse das pessoas. É muito importante essa confiança seja estabelecida entre líder e seus liderados para resolver os problemas da melhor forma possível e mais rápido no dia-a-dia da organização, ele não deve deixar os conflitos de lado e sim tentar compreender os motivos e estimular a equipe na busca de soluções.
De forma geral, os vários conceitos sobre liderança mostram que o papel do líder é fundamental no ambiente de trabalho, pois com uma boa liderança as organizações terão colaboradores alegres e motivados, contribuindo satisfatoriamente com o clima organizacional da empresa e boas relações de trabalho, clientes satisfeitos, lucros crescendo e colaboradores sentido parte desse sucesso, ou seja, sendo reconhecido na empresa.
2. ESTILOS DE LIDERANÇA
A forma como o líder se comporta na organização influencia as atitudes e o desempenho da sua equipe de trabalho. O estilo de liderança é que mostra o desempenho dos lideres e liderados no alcance das metas na organização.
São teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar (Chiavenato, 2003).
A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. Também sabemos que não existe um estilo correto, os três estão certos, porém, o grande desafio do líder é saber quando aplicar cada estilo.
2.1 LIDERANÇA AUTOCRÁTICA
O líder que desempenha o estilo de liderança autocrático é duro e impositivo, o comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração, e, sobretudo, agressividade de um lado; de outro, nenhuma espontaneidade, nem iniciativa, nem formação de grupos de amizades (Chiavenato, 2000).
Esse tipo de liderança autocrática em que o “chefe” é o centro de todas as decisões e se tornando muito centralizador. O liderado só recebe ordens, com pouco espaço para questionamento ou contribuição para um determinado problema ou conflito no ambiente de trabalho. É um estilo que costuma causar insatisfação entre os colaboradores, desmotivando-os e deixando o setor mais vulnerável a conflitos. Esse estilo de liderar, o líder não conseguiu influenciar positivamente o colaborador, isso leva a organização a ter muitas dificuldades para alcançar as metas e objetivos.
...