ESTUDO DE CASO PESQUISA OPERACIONAL SIMPLEX
Por: Lucas Reck • 20/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.487 Palavras (14 Páginas) • 767 Visualizações
UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense[pic 1][pic 2]
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ESTUDO DE CASO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO COM AUXÍLIO DA PESQUISA OPERACIONAL
DIEGO UGIONI PINTO
KARINE RAMOS
LUCAS RECK MENGUE
CRICIÚMA, JUNHO DE 2017.
DIEGO UGIONI PINTO
KARINE RAMOS
LUCAS RECK MENGUE
ESTUDO DE CASO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO COM AUXÍLIO DA PESQUISA OPERACIONAL
Trabalho destinado à disciplina de Pesquisa Operacional II, solicitado pelo Profº. M.Sc. Paracelso de Oliveira Caldas.
CRICIÚMA, JUNHO DE 2017.
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS 4
RESUMO 5
1. INTRODUÇÃO 6
2. REFERENCIAL TEÓRICO 7
2.1 PESQUISA OPERACIONAL 7
2.2 PROGRAMAÇÃO LINEAR 7
2.3 PRINCIPAIS SOFTWARES 8
3. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA DO ESTUDO DE CASO 8
4. MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO 9
4.1 Escopo do problema 9
4.2 Construção do modelo 9
4.3 Solução do modelo 11
4.4 Validação do modelo 17
5. IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO 19
6. CONCLUSÃO 21
7. BIBLIOGRAFIA 22
LISTA DE FIGURAS
Figura 01 – Tela de informações iniciais do PHPSimplex............................................12
Figura 02 – Resultado grafico da solução ótima..........................................................13
Figura 03 – PL1 dividida por adição de restrição de PL2 e PL3..................................14
Figura 04 – PL3 dividida por adição de restrição de PL4 e PL5..................................15
Figura 05 – PL5 dividida por adição de restrição de PL6 e PL7..................................16
Figura 06 – Teste de mesa n° 1 ..................................................................................18
Figura 07 – Teste de mesa n° 2...................................................................................19
RESUMO
A pesquisa operacional é uma ciência que tem como objetivo resolver problemas reais, e aplicada a conceitos e métodos irá atingir seus objetivos. O processo de tomada de decisão é auxiliado pela pesquisa operacional, que através da utilização de métodos científicos aplicados em problemas complexos, alocam eficientemente recursos, que muitas vezes são escassos. O método simplex é a técnica mais utilizada, visto que determina a solução ótima do modelo de programação linear, e o método dual somente será utilizado em casos especiais. Os estudos com Pesquisa Operacional existem a muito tempo, com surgimento no decorrer da Segunda Guerra Mundial. Com a necessidade de resolver problemas de logística, tática e de estratégica no segmento militar de grade dimensão e complexidade. Somente após o final da Segunda Guerra, problemas civis passaram a ser estudados pelo PO. O profissional que assumir uma função em uma empresa se depara com situações onde deverá tomar algum tipo de decisão, e à medida que este profissional vai subindo em sua carreira, os problemas e as decisões vão se tornando cada vez mais complexas e de gestão, estratégico, gerencial ou operacional, devendo ser compreendido que o ato de decidir significa fazer uma opção entre alternativas de solução que sejam viáveis de serem aplicadas à situação.
1. INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo, a Pesquisa Operacional passou a auxiliar gradualmente diversos modelos de otimização variados, na tomada de decisões e resoluções de problemas complexos. Diversas áreas adotam os métodos aplicados, pois conseguem otimizar através de modelos matemáticos, alocando de maneira eficiente recursos limitados.
A pesquisa operacional fundamenta-se em 4 ciências: matemática, econômica, estatística e informática. A partir destas ciências, difundiram-se técnicas para a solução de problemas, como por exemplo: teoria dos jogos, programação linear, teoria das filas, entre outros.
Com a evolução das informações, e o crescimento exacerbado dos últimos tempos, dificultou a resolução de problemas através da intuição, sendo necessário o investimento em softwares para a aplicação dos problemas.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 PESQUISA OPERACIONAL
A pesquisa operacional começou a ser melhor aprimorada durante a Segunda Guerra, em que o objetivo do estudo era o desenvolvimento da resolução de problemas, a partir daí pôde ser determinada como uma disciplina. Problemas complexos de logística, estratégia e probabilidade começaram a ser solucionados com modelos matemáticos.
De acordo com Fernandes (2010, p. 11) a pesquisa operacional está diretamente ligada a gestão, ou seja, a tomada de decisão, que envolve em identificar o problema, levantar o objetivo, ou seja, quais os objetivos devem ser alcançados para o problema ser “desvendado”, por exemplo: satisfação pessoal, quanto a custo ou lucro. Logo vem outro item importante, que são as restrições, elas devem ser analisadas e colocadas como limitações (por exemplo: prazos, demandas, capacidade, equipamentos, procedimentos, processos e outros). Depois, as melhores alternativas devem ser avaliadas para a melhor solução ser aplicada, podendo utilizar alguns procedimentos para abordar a solução do problema de forma qualitativa ou quantitativa.
...