Efeito da concentração do substrato e da temperatura na atividade enzimática
Por: flavtsa • 12/11/2017 • Relatório de pesquisa • 889 Palavras (4 Páginas) • 1.092 Visualizações
1. Resumo
As enzimas são constituídas por uma sequência de aminoácidos que atuam como catalisadores de reações químicas, a fim de converter substratos em produtos rapidamente, possuem alto grau de especificidade pelos substratos, assim, o metabolismo de cada uma é bastante diversificado e por isso, ao se alterar a configuração a formação dos produtos é influenciada podendo até, afetar a atividade e/ou inativar a enzima. Foi avaliada a influência de alguns fatores (concentração do substrato e temperatura) na atividade enzimática. A enzima amiloglicosidade foi utilizada para todos os fatores citados acima. Para essa as concentrações de substratos avaliadas foram de concentrações com maior atividade enzimática para a solução a 1,5% e a variação de temperatura foi de 0°C, 40°C à 100°C com melhores resultados em torno dos 60°C.
2. Introdução
As enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza geralmente protéica com atividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras de reações químicas que, sem a sua presença, aconteceriam a uma velocidade demasiado baixa. Possuindo alta especificidade para com seus substratos e funcionando em soluções aquosas sob condições específicas de temperatura e pH, que fornecem assim um ambiente propício para que a reação possa ocorrer mais rapidamente. Uma vez que essas condições específicas não são seguidas, pode-se haver influência direta na obtenção do produto final, fornecendo assim um ambiente propício para que a reação possa ocorrer mais rapidamente.
As enzimas têm como função interagir com os substratos, formando com eles, temporariamente, o chamado complexo enzima-substrato. Na formação das estruturas secundária e terciária de uma enzima, acabam surgindo certos locais na molécula que servirão de encaixe para o alojamento de um ou mais substratos, do mesmo modo que uma chave se aloja na fechadura. A capacidade catalítica das enzimas as torna adequadas para aplicações na indústria.
Nos experimentos realizados ao longo do período foi utilizada a enzima amiloglicosidase. A amiloglicosidade atua rompendo a ligação α – 1,4 do amido a partir da extremidade não redutora até a obtenção de monômeros de glicose. (Chen, et al., 2007; Yang et al., 2008).
3. Objetivo
No presente trabalho foram estudados: o efeito de diferentes concentrações do substrato na atividade das enzimas e o efeito da temperatura na atividade das enzimas.
4. Resultados e Discussões
Ação das diferentes concentrações do substrato sobre a atividade da enzima.
No primeiro experimento foi utilizado a mesma quantidade de enzima e reagentes, submetidos ao mesmo pH e as mesmas temperaturas para diferentes concentrações de substrato afim de observar qual a melhor concentração para que a enzima atue com melhor eficiência.
A tabela 1 abaixo apresenta os resultados obtidos a partir da análise de absorbância:
Tabela 1. Valores de absorbância em função da porcentagem de amido.
Solução de amido | Absorbância |
1,00% | 0,018 |
0,50% | 0,041 |
1,50% | 0,268 |
2,00% | 0,231 |
Com esses valores foi montado um gráfico para melhor analisar os resultados, de modo que esses valores estão representados na figura 1.
[pic 1]
Figura 1. Efeito da concentração do substrato na atividade da enzima.
De acordo com os valores obtidos, nota-se que solução que obteve a melhor atividade enzimática foi à solução com a concentração de 1,5% de substrato. Esse resultado não foi o esperado. De acordo com a literatura, quanto maior for à concentração de substrato, maior a capacidade enzimática, então teoricamente, a melhor concentração seria de 2%. Contudo podem ter ocorrido alguns erros durante a execução do experimento que possa justificar esse resultado, como por exemplo, erro ao pipetar a quantidade de substrato, erro na cronometração do tempo, erro ao adicionar a enzima.
...