Explique o Principio do Calculo de Necessidades
Por: Ritieledias • 23/11/2021 • Exam • 1.375 Palavras (6 Páginas) • 147 Visualizações
- Explique o principio do calculo de necessidades
Permitir o cumprimento dos prazos de entrega dos pedidos dos clientes com mínima formação de estoques, planejando as compras e a produção de itens e componentes para que ocorram apenas nos momentos e nas quantidades necessárias.
- Quais as diferenças básicas entre o que hoje se chama MRP 1 e MRP 2?
O MRP original tem foco no planejamento de recursos dos materiais. Já o MRP 2 promove a introdução de novos conceitos, ampliando o escopo de ação do MRP. Passam a ser incorporadas outras funções organizacionais não ligadas.
- Que são itens de estoque de demanda dependente e de demanda independente? Por que eles deveriam ser administrados de forma diferente?
Itens de demanda independente são aqueles cuja demanda não depende da
demanda de nenhum outro item. Típico exemplo de um item de demanda
independente é um produto final. Um produto final tem normalmente sua demanda
dependente de aspectos de mercado e não da demanda de qualquer outro item.
Itens de demanda dependente, por outro lado, são aqueles cuja demanda
depende da demanda de algum outro item. A demanda de um componente de um
produto final, por exemplo, é dependente diretamente da demanda do produto final.
Para a produção de cada unidade de produto final, uma quantidade bem definida e
conhecida do componente será sempre necessária.
A tratativa destes dois tipos de itens de estoques são feitas sob uma mesma perspectiva, considerando a demanda independente, considerando todos os itens sujeitos a incerteza. Porém, os itens de demanda dependente não possuem essa incerteza e deveriam ser tratados de forma diferente
- O que é uma "estrutura de produto" e o que são "itens pais" e "itens filhos"?
A estrutura de produto é uma estrutura que descreve todas as relações pai-filho entre itens que são componentes de um mesmo produto final. Item pai é um item de estoque que tem componentes. Cada um destes itens componentes é um item-filho do item-pai.
- Que são necessidades brutas e líquidas para um sistema MRP? Qual a relação entre ambas?
Necessidades brutas são as quantidades necessárias dos itens-filho para atender a determinada quantidade de um item-pai que precisa ser produzido, desconsiderando as quantidades em estoque dos itens-filho (quantidade necessária para produzir o item pai).
Necessidades líquidas são as necessidades de itens-filho para suprir a produção de determinado item pai descontadas as posições do estoque já existentes dos itens-filho (quantidades que devem ser obtidas através de compra ou produção).
Relação: Necessidade líquida = Necessidade bruta – estoque
- O que é o módulo MPS e para que serve? Por que se diz que de certa forma o MPS dirige o MRP?
O plano ou programa mestre de produção é um plano para a produção de itens
produtos finais, período a período.
O MPS dirige o MRP pois ele é a base para estabelecimento de importantes compromissos entre diversas funções dentro da organização.
- Da consideração de que fatores principais depende uma boa gestão estratégica do MPS?
Incertezas da demanda, importância estratégica de se minimizarem os atrasos e não atendimento de pedidos, importância estratégica em se minimizar os níveis de estoques, custos financeiros e organizacionais das variações dos níveis de produção.
- Qual a função principal do módulo MRP dentro do sistema MRPII?
- No registro básico do MRP, qual a diferença entre as linhas "recebimento programado" e "plano de liberação de ordens"?
Recebimentos programados("scheduled receipt"): ordens firmes - como por
exemplo, as ordens já abertas - de reposição de estoque para o item com recebimento
programado para o iníciodo período.
Plano de liberação de ordens("planned order releases"): ordens planejadas a
serem liberadas no iníciode cada período.
- Quais as principais diferenças, vantagens e desvantagens da programação "para a frente" e da programação "para trás" no planejamento de produção? Que lógica usa o módulo MRP?
As ordens de programação para trás se iniciam de acordo com o produto final, as necessidades dos produtos prontos e assim, programam a produção dos componentes. Tem como pontos positivos a geração mínima de estoques, mas, em oposição, entrega sempre no prazo final.
As ordens de programação pra frente produzem o produto final de acordo com as entregas de componentes. É vantajosa por poder ter disponibilidade para suprir o mercado, porém gera estoques e pode acontecer da demanda projetada ser diferente da demanda real.
- Por que se considera que o MRP é um módulo que trabalha segundo o princípio de programação infinita?
O fato que o MRP programa suas ordens de produção sem verificar, durante o processo de programação, a disponibilidade ou não de recursos produtivos para executar as ordens programadas faz com que ele seja considerado um sistema de programação infinita
- Qual a função do módulo CRP, ou de cálculo das necessidades de capacidade?
Este módulo utiliza informações de centros produtivos, roteiros e tempos, calculando as necessidades de capacidade para cada centro, período a período, gerando um gráfico de carga, que permite avaliar o excesso ou a ociosidade da capacidade.
- Por que o módulo SFC, ou de controle de fábrica é um dos menos utilizados pelas empresasque adotam o MRPII?
Pois azs empresas tem tendência de utilizar métodos menos formais para controles de chão de fábrica.
- Quais as diferenças entre osmodos de processamento do MRPII "regenerativo" e "net-change"? Por que, em geral as empresas optam pelo uso de ambos com periodicidade diferente e não pelo uso de apenas um deles?
A razão de serodar regenerativo é "limpar" a base de informações do sistema. Caso se processeo MRPII apenas no modo "net-change" por um período longo, haverá uma tendência de as ordens ficarem mais "picadas", com ordens pequenas possivelmente sendo geradas para atender a alterações localizadas.
...