FRANK GILBERTH
Por: engmec67 • 26/7/2017 • Trabalho acadêmico • 1.304 Palavras (6 Páginas) • 338 Visualizações
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA – SOCIESC
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
FRANCIENE IZIS PACHECO DE SÁ
GUILHERME ISRAEL GUIMARÃES
JACSON DOS SANTOS PEREIRA
JEAN CARLO LISBOA
MICHEL DIEGO DA SILVA
FRANK GILBERTH
Joinville
2009
FRANCIENE IZIS PACHECO DE SÁ
GUILHERME ISRAEL GUIMARÃES
JACSON DOS SANTOS PEREIRA
JEAN CARLO LISBOA
MICHEL DIEGO DA SILVA
FRANK GILBERTH
Relatório apresentado ao Curso de Graduação de Engenharia Mecânica, do Instituto Superior Tupy, como requisito na disciplina de Administração da Engenharia.
Orientador: Luiz Carlos Andreacci
Joinville
2009
SUMÁRIO
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 5
1 HISTÓRICO 6
2 TRABALHOS EXECUTADOS 6
2.1 MOVIMENTOS ELEMENTARES 7
2.2 EFICIÊNCIA 8
2.3 ESTUDO DA FADIGA 8
2.4 ERGONOMIA 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
RESUMO
Este é um trabalho que visa apresentar as teorias elaboradas por Frank Gilberth relacionadas às influencias positivas ou negativas que aspectos físicos, psicológicos, de ambiente, ergonomia, organização racional de ferramentas, escolha correta de movimentos entre outros aspectos podem exercer na eficiência produtiva das empresas e no bem estar de seus empregados.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão abordadas as principais contribuições deixadas por Frank Gilberth ao estudo de Tempos e Métodos de Administração Cientifica nas entidades produtivas, apresentando as principais teorias elaboradas por ele juntamente a sua esposa Lílian, tais como os estudos relacionados aos 17 movimentos elementares, fórmula da eficiência e a fadiga humana influenciando na eficiência e nos resultados obtidos da produção no ambiente fabril.
Essas teorias são de fundamental importância no mundo atual e quando empregadas de forma correta podem contribuir para a criação de um ambiente produtivo que gere satisfação no trabalho, levando em consideração também os aspectos humanos de gestão e refletindo dessa forma num maior coeficiente de retorno à empresa, bem como a elevação na satisfação de seus colaboradores durante o processo.
Assim sendo, tem-se como principal objetivo introduzir ao leitor o conhecimento acerca dessas linhas de pensamento encorajando-o a tomada de reflexões sobre as influências da aplicação dessas teorias em sua realidade atual.
1 HISTÓRICO
Nascido no estado de Maine no dia 07 de Julho de 1868, Frank Gilbreth é conhecido como um dos principais fundadores do chamado Taylorismo ou administração cientifica que se caracteriza por ser uma metodologia de trabalho baseada em estudos de tempos.
Gilbreth iniciou sua carreira profissional como aprendiz de ladrilheiro chegando a atuar como engenheiro na cidade de New York onde também eventualmente lecionava na universidade de Purdue no estado de Indiana, porém atingiu o sucesso na cidade de Boston como construtor entre 1895 e 1911.
Em 1904, casou-se com Lillian Evelyn Gilbreth, tiveram doze filhos e a partir deles veio a inspiração para construir os estudos identificando fatores que julgavam importante para o trabalhador executar um trabalho manual. Além do fato de utilizar seus filhos como cobaias para os estudos, o casal utilizava freqüentemente uma câmera cinematográfica em seus estudos para identificar as variações de posição que a mão do trabalhador poderia ter.
Fundaram a empresa de consultoria Frank B. Gilbreth que prestava consultoria para instalações industriais, especialmente por inovarem processos construtivos, especialmente na eficiência e minimização de movimentos.
Juntos, os Gilbreths ajudaram Taylor a melhorar as condições de trabalho dos funcionários e, conseqüentemente, aumentar a produtividade, através dos estudos de movimentos elementares, eficiência e estudo da fadiga, ergonomia e motivação.
Frank Gilbreth inventou dispositivos como andaimes móveis, misturadores de concreto, correias transportadoras, barras de reforço, tudo com o objetivo de evitar o desperdício de movimento.
2 TRABALHOS EXECUTADOS
Os ideiais de Taylor e Gilbreth se diferenciavam pelo fato de que enquanto Taylor trabalhava na idéia de diminuir o tempo de um processo aumentando sua eficiência independente da quantidade de movimentos, Gilbreth procurava diminuir a quantidade de “movimentos” estabelecendo os principais e excluindo os desnecessários visando alcançar a mesma eficiência e diminuir a fadiga dos operários.
2.1 MOVIMENTOS ELEMENTARES
Gilberth tinha como objetivo substituir movimentos longos e cansativos por outros curtos e menos fatigantes e concluiu que todo trabalho manual poderia ser reduzido em 17 movimentos elementares que englobariam todos os movimentos necessários para a execução de qualquer tarefa. A esses movimentos ele chamou de therblig’s, ordenando-os da seguinte forma:
1) Procurar
2) Escolher
3) Pegar
4) Transportar Vazio
5) Transportar Cheio
6) Pré-posicionar
7) Posicionar
8) Unir
9) Separar
...