Fundamentos Da Programação
Exam: Fundamentos Da Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/11/2014 • Exam • 1.836 Palavras (8 Páginas) • 260 Visualizações
- Variáveis
Uma variável pode ser vista como uma caixa com um rótulo ou nome colado a
ela, que num dado instante guarda um determinado objeto. O conteúdo desta caixa não é
algo fixo, permanente. Na verdade, essa caixa pode ter seu conteúdo alterado diversas
vezes. Contudo, o conteúdo deve ser sempre do mesmo tipo.
Variáveis são palavras que tem um significado bem específico em um algoritmo.
Para que o computador possa executar comandos que envolvem variáveis da maneira
correta, ele deve conhecer os detalhes das variáveis que pretendemos usar. Esses detalhes
são: o identificador desta variável e o tipo de valores que essa variável irá conter. Precisamos assim, de
uma maneira de especificar esses detalhes e comunicá-los ao computador. Para isso
devemos declarar nossas variáveis logo abaixo da expressão “VAR” que tem a seguinte forma:
VAR
<identificador 1>, <identificador 2>, ..., <identificador n>: <tipo das variáveis>
onde <identificador i> é o nome (identificador) de uma variável e <tipo das variáveis>
determina que tipo de valor as variáveis poderão receber. Os identificadores das variáveis são
usados para referenciá-las dentro do algoritmo. Tais identificadores devem ser claros e
precisos, dando uma idéia do “papel” da variável no algoritmo.
A identificação ou nomeação de variáveis segue algumas regras:
a. Nomes de variáveis não podem ser iguais a palavras reservadas;
b. Nomes de variáveis devem possuir como primeiro caractere uma letra ou underline '_' (os outros
caracteres podem ser letras, números e underline);
c. Nomes de variáveis devem ter no máximo 127 caracteres;
d. Nomes de variáveis não podem conter espaços em branco;
e. Na sintaxe do Portugol , não há diferença entre letras maiúsculas de minúsculas (NOME é o
mesmo que noMe);
f. Duas ou mais variáveis não podem possuir o mesmo nome.
Exemplo
Identificadores válidos: NOME, TELEFONE, IDADE_FILHO, IdadeFilho, NOTA1,
Est_Civil
Identificadores inválidos: 3Endereco, Estado Civil, PARA, algoritmo, numero/complemento
Você deve estar se perguntando por que a palavra “PARA e algoritmo” são
identificadores inválidos. Eles são inválidos, pois são palavras reservadas da linguagem,
veja outras palavras que você não deve utilizar como identificadores de variáveis.
PALAVRAS RESERVADAS
aleatorio
abs
algoritmo
arccos
arcsen
arctan
arquivo
asc
ate
caracter
caso
compr
copia
cos
cotan
cronometro
debug
declare
e
eco
enquanto
entao
escolha
escreva
exp
faca
falso
fimalgoritmo
fimenquanto
fimescolha
fimfuncao
fimpara
fimprocedimento
fimrepita
fimse
função
grauprad
inicio
int
interrompa
leia
literal
log
logico
logn
maiusc
mensagem
minusc
nao
numerico
numpcarac
ou
outrocaso
para
passo
pausa
pi
pos
procedimento
quad
radpgrau
raizq
rand
randi
repita
se
sen
senao
timer
tan
verdadeiro
xou
Em Portugol, só existem quatro tipos de dados, conforme a tabela abaixo.
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Tipo Descrição
Inteiro Representa valores inteiros.
Exemplos: 10,5,-5,-10
Real ou Numérico Representa valores reais (com ponto separador da parte
decimal)
Exemplos: 10,15.5, -14,67
Literal ou Caractere Representa texto (sequencia ou cadeia de caracteres) entre
aspas duplas.
Exemplos: “Esta é uma cadeia de caracteres”, “B”, “12”
Lógico Representa valores lógicos (VERDADEIRO ou FALSO)
5 - Operador de Atribuição
Para “colocar” um valor em uma variável dentro de um algoritmo, utilizamos o
operador de atribuição. O operador de atribuição é representado por uma seta (<-)
apontando para a esquerda.
Exemplo
Peso <- 78.7 // Este comando atribui à variável Peso o valor 78.7.
Nome <- "João da Silva" // Este comando atribui à variável Nome o valor "João da Silva".
Achei <- FALSO // Este comando atribui à variável Achei o valor FALSO.
É importante lembrar que só se pode atribuir às variáveis valores do mesmo
tipo da variável. Assim, o seguinte comando seria inválido:
VAR
salario: REAL
INICIO
salario <- "Insuficiente"
Deve estar claro, também, que sempre à esquerda do comando de atribuição
deve haver um (e somente um) identificador de variável. Assim, são incorretos os
seguintes comandos:
2060 <- NumeroConta
NumeroAgencia+digitoControle <- 2345 + 0
NomeCliente+sobrenome <- “João” + “Silva”
6 - Linhas de Comentário
Os comentários são declarações não compiladas que podem conter qualquer informação textual
que você queira adicionar ao código-fonte para referência e documentação de seu
programa.
Uma Linha
São representados por duas barras normais ( // ). Todo o texto que você digitar após as duas
barras será comentário.
Exemplo
// Este método calcula o fatorial de n...x <- y;
7 - Comandos de E/S (Entrada/Saída)
Em geral, um programa que faz seu processamento e não tem como mostrar
seus resultados é inútil (imagine, por exemplo, uma calculadora que realiza uma infinidade
de operações matemáticas, mas não tem um display para mostrar os resultados). Portanto, em algum
ponto do algoritmo geralmente deve ocorrer à exibição de valores, e todas as linguagens
de programação têm comandos para este fim. Em Portugol utilizamos o comando escreva para
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isto. A sintaxe desse comando tem a seguinte forma
Escreva (<expressão ou identificador ou constante>, <expressão ou identificador ou constante>, ...,
<expressão ou identificador ou constante>)
OBS.: No Visualg existem dois comandos escreva com finalidades diferentes quando
usado consecutivamente.
Escreval (<expressão ou identificador ou constante>) //Mostra o primeiro resultado na
mesma linha depois em linhas diferentes.
Escreva (<expressão ou identificador ou constante>) //Mostra o resultado na mesma
linha, mas em colunas diferentes.
Exemplo
X <- 3.5
Y <- 4
Escreva ("O valor de X é", X)
Escreva (" E o valor de Y é ", Y)
Escreva (" A soma de X e Y é", X+Y)
Escreval ("O valor de X é", X)
Escreval ("E o valor de Y é ", Y)
Escreval ("A soma de X e Y é", X+Y)
Faria com que aparecesse na tela:
O valor de X é 3.5 E o valor de Y é 4 A soma de X e Y é 7.5
O valor de X é 3.5
E o valor de Y é 4
A soma de X e Y é 7.5
Nem todos os dados que um algoritmo manipula são gerados por ele. Um
algoritmo (programa) de caixa automático, por exemplo, tem que obter do usuário o número da conta, a
senha, a opção de serviço desejada, etc. Assim, deve haver um meio para que sejam digitados (ou
fornecidos de outra maneira) dados para o algoritmo. Mais uma vez, todas as linguagens de programação
permitem isto, e no nosso Português Estruturado usamos o comando leia. A sintaxe deste comando é:
Leia (<identificador>)
Exemplo
leia (NumeroConta)
leia (NumeroAgencia)
leia (NomeCliente)
Você pode mandar uma mensagem antes para o usuário, assim ele sabe qual é
o conteúdo que deve ser colocado, ou seja, digitado.
Exemplo
Escreva ("Digite seu nome: ")
Leia (nome)
Escreva ("Digite sua agencia: ")
Leia (NumeroAgencia)
Escreva ("Digite sua conta: ")
Leia (NumeroConta)
Deve estar claro que sempre à direita do comando leia haverá um identificador
de variável. Assim, são incorretos os seguintes comandos:
leia (NumeroConta+60)
leia (12345)
leia (NomeCliente+Sobrenome)
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8 - Estruturas Seqüenciais
De forma genérica, a construção de um algoritmo se resume às seguintes etapas:
a) entendimento do problema;
b) elaboração da solução algorítmica; e
c) codificação da solução no Português Estruturado;
Geralmente a etapa 2 é a mais complexa, pois depende da engenhosidade e experiência do
“construtor”.
Exemplo
Enunciado: Faça um programa que leia dois valores numéricos, e calcule e exiba
a sua média aritmética.
Etapa 1
Simples, hein? Dos tempos de escola lembramos que a média aritmética de dois
valores é calculada como (a+b)/2, e sendo assim a primeira etapa já está pronta.
Etapa 2
Os dados necessários serão os dois valores, que colocaremos em duas variáveis A e B, do tipo
numérico, e uma terceira variável, que chamaremos Média, que armazenará a média aritmética calculada.
Etapa 3
A obtenção dos dados neste programa é simples e direta. Basta pedir ao usuário que digite os
valores.
Etapa 4
O processamento aqui é o cálculo da média, usando o método citado acima, na etapa 1. O
resultado do cálculo será armazenado na variável Média.
Etapa 5
Basta exibir o conteúdo da variável Média.
1. Algoritmo "Cálculo de Média Aritmética"
2. VAR
3. A,B,Media : REAL
4. Inicio
5. Escreva ("Programa que calcula a média aritmética de dois valores")
6. Escreva ("Digite um valor : ")
7. Leia (A)
8. Escreva ("Digite outro valor : ")
9. Leia (B)
10. Media <- (A+B)/2
11. Escreva("A média dos dois valores é : ", Media)
12. FimAlgoritmo
Você deve ter notado que colocamos na tela instruções para o usuário usando o
comando Escreva. Esta é uma boa técnica de programação, mesmo hoje em dia, com o
ambiente do Windows, etc. Da mesma forma, ao imprimir o resultado, não mostramos
simplesmente a média, mas explicamos ao usuário o que aquele valor significa.
Como pode ser analisado no tópico anterior todo programa possui uma estrutura
seqüencial determinada por um INÍCIO e FIM. Em um algoritmo, estes limites são definidos com as
palavras Algoritmo e FimAlgoritmo.
9 - Estrutura Condicional
Na vida real tomamos decisões a todo o momento baseadas em uma situação existente. Em um
algoritmo, chamamos esta situação de condição. Associada a uma condição, existirá uma
alternativa possível de ações.
Exemplo
"se tiver R$ 10,00 sobrando então irei ao cinema hoje à noite.”
A condição nesta frase é "tiver R$ 10,00 sobrando". Ela é uma expressão lógica, pois a pergunta
"Tenho R$ 10,00 sobrando?" Pode (tem que) ser respondida com "Sim" ou "Não".
Lembre-se, então: em um algoritmo, toda condição tem que ser uma expressão lógica, algo que possase
pensar como “ isto é VERDADEIRO” ou “isto é FALSO”. Se a condição for
verdadeira, a ação a ser executada é "irei ao cinema", se a resposta à pergunta "Tenho
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dinheiro suficiente?" for "Sim". Então, em um algoritmo, as ações são um ou mais comandos que serão
realizados apenas se a avaliação da condição resulta VERDADEIRO.
Vamos colocar agora a frase do exemplo anterior em outra forma, mais parecida
com o Portugol:
se "tiver R$ 10,00 sobrando" entao
"irei ao cinema"
fimse
Veja que grifamos três palavras: se, entao e fimse. Elas são muito importantes na
estrutura dos comandos de decisão. Como próximo passo, vamos generalizar a estrutura que criamos
acima:
se <condição> entao
<ações (uma ou mais) a serem realizadas se a condição for verdadeira>
fimse
Para terminar a nossa comparação, devemos lembrar que os comandos de um
algoritmo são sempre indispensável, e que o computador só lida com quantidades
definidas (ou seja, ele não sabe o que é "ter R$ 10,00 sobrando"). Para aproximar mais nossa frase de um
algoritmo, poderemos ter a seguinte forma:
se Dinheiro >= 10 entao
Ir_ao_Cinema <- VERDADEIRO
Fimse
O exemplo acima poderia ser estendido para o caso do sujeito não ter dinheiro
sobrando: "se tiver R$ 10,00 sobrando irei ao cinema hoje à noite, mas se não tiver
ficarei vendo TV em casa". Neste caso, uma codificação possível para esse algoritmo seria:
se Dinheiro >= 10 entao
Ir_ao_Cinema <- VERDADEIRO
Ver_TV <- FALSO
Fimse
se Dinheiro < 10 entao
Ir_ao_Cinema <- FALSO
Ver_TV <- VERDADEIRO
Fimse
É importante frisar que sempre à direita do comando se deverá parecer uma
expressão lógica, e uma expressão cujo resultado é VERDADEIRO ou FALSO. Assim,
os seguintes comandos são incorretos:
se A <- B entao // É uma atribuição e não uma expressão
...
fimse
se A + B entao // É uma expressão aritmética e não uma expressão
...
fimse
Por outro lado, estão corretos os seguintes comandos:
se (A > B) e (A > C) e (B <> C) entao
...
fimse
se nao Achou entao // Correto se Achou foi declarada como logico
...
fimse
Seja o algoritmo abaixo:
Faça um Algoritmo para calcular a área de um circulo, fornecido o valor do
raio, que deve ser positivo.
1. Algoritmo "Calcula Area do Circulo"
2. VAR
7
3. Area, Raio: Real
4. inicio
5. Escreval ("Entre com raio do círculo")
6. Leia (Raio)
7. Se Raio > 0 entao
8. Area <- PI*(Raio^2)
9. Escreva ("A área do círculo de raio ", Raio, " é ", Area)
10. fimse
11. Se Raio <= 0 entao
12. Escreva ("Raio não pode ser nulo ou negativo!")
13. fimse
14. fimalgoritmo
Observe que se a condição do primeiro é verdadeira, a segunda condição é
falsa e vice-versa, e o conjunto de instruções a ser executado se Raio <= 0 (apenas a
instrução escreva ("Raio não pode ser nulo ou negativo!")) é uma alternativa para a condição Raio > 0.
Para expressar isso mais facilmente (e também por questões de eficiência), a maioria das linguagens de
programação permitem associar um conjunto de instruções a ser executado se a condição do comando
resultar em FALSO. em Portugol, a sintaxe para tal é a seguinte:
se <condição> entao
<ações (uma ou mais) a serem realizadas se a condição for verdadeira>
senao
<ações (uma ou mais) a serem realizadas se a condição for falsa>
fimse
Utilizando o senao, o algoritmo para calcular a área de um circulo, ficaria assim:
1. Algoritmo "Calcula Area do Circulo"
2. VAR
3. Area, Raio: Real
4. inicio
5. Escreval ("Entre com raio do círculo")
6. Leia (Raio)
7. Se Raio > 0 entao
8. Area <- PI*(Raio^2)
9. Escreva ("A área do círculo de raio ", Raio, " é ", Area)
10. senao
11. Escreva ("Raio não pode ser nulo ou negativo!")
12. fimse
13. fimalgoritmo
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