Fundações Correlações e conclusão
Por: Stephanie Maciel • 14/8/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 320 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
3.1.0 Correlações e conclusão
Considerando então que a realização de ensaios SPT para a caracterização do subsolo de obras de engenharia é muito comum, a adoção de métodos de correlação entre os seus resultados também é muito comum no mercado, com parâmetros de resistência ao cisalhamento de solos, ângulo de atrito interno para areias e coesão não drenada para argilas.
Tais correlações são geralmente indicadas somente em fases de pré-projeto e projeto básico, dado que não devem substituir os ensaios laboratoriais, não sendo consideradas correlações sólidas.
Analisando os principais pontos críticos ao utilizar o método SPT vemos um fator importante, como a falta de elementos suficientemente necessários para diferenciar as demais informações no momento de projetar, fazendo-se necessário um teste de laboratório para obter demais informações subsidiando a definição dos parâmetros de resistência do solo. Dito isso, ao decorrer do tempo, foram feitas pesquisas e desenvolvidos outros métodos para permitir que tais correlações entre os resultados do SPT e para que os parâmetros de resistência do solo fossem desta forma determinadas com maior precisão.
O desenvolvimento da tecnologia e modelos computacionais possibilitou realizar ensaios e procedimentos mais sofisticados capazes de determinar a correlação entre os dados do SPT e os parâmetros resistentes do solo. Tal tecnologia computacional ainda não se faz capaz de trabalhar sozinha sem a análise dos dados por um ser humano qualificado para isso. Mas permite e possui o objetivo de ser um meio alternativo para a obtenção dos parâmetros de solo, uma vez que no projeto final será realizado os testes laboratoriais.
Lembramos que uma prévia bem feita e uma boa análise/estudo geotécnico pode auxiliar a levantar dados e características do solo que são extremamente necessários no momento da execução, resultando em uma maior segurança na obra e produtividade na sua implementação e manutenção. Pode se concluir então que o uso de fórmulas de correlações na engenharia geotécnica deve ser utilizado com sabedoria, cuidado e seguindo os critérios necessários.
...