Gerenciamento de Projeto
Por: biancasilva1 • 1/7/2016 • Resenha • 402 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 5
INTRODUÇÃO
Gestão de projetos é a área responsável por aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas para elaboração das atividades relacionadas a projetos.
A palestra em questão foi com profissional da área, com alto gabarito, relacionado à empresas de grande porte como Microsoft, nos contando como é a visão dele em relação à sua própria atividade.
DESENVOLVIMENTO
“Por que PMS? Porque é o melhor do mundo.”
PMS significa Project Management Software, e corresponde a um software responsável por ajudar a coordenar o gerenciamento de projetos. Com essa frase, se resume a visão de um profissional de alto gabarito da área de gerencia de projetos, Dr. Marcelo Moraes, doutor em Engenharia Civil. A palestra não se voltou para explicações técnicas, e sim para exemplos de projetos e campanhas, nos quais, o palestrante participa. O discurso, muitas vezes, motivacional, se mistura com diversos exemplos vividos pelo profissional.
O melhor exemplo, e mais citado, é a Imagine Cup, projeto com parceria da Microsoft, que busca ideias inovadoras ao redor do mundo. Isso mostra que nem sempre um projeto sério está ligado a uma empresa fechada visando lucro direto, mas, neste caso, com um foco motivacional e, à primeira vista, filantrópico.
Sendo sua empresa parceira da Microsoft, Marcelo Moraes acompanhou de perto as etapas brasileiras da Imagine Cup, projeto desenvolvido pela Microsoft, buscando, bem como, novos talentos, e também ideias inovadoras. O projeto consta em premiar instituições de ensino e alunos envolvidos em ideias inovadoras. Alguns exemplos são: Fisioterapia com o uso dos óculos de realidade virtual; Aplicativo que auxilia na escolha de roupas; Uso da computação na agricultura, etc.
Marcelo Moraes disse ainda, que muitos projetos recentes da Microsoft, como o Windows Phone, foram um fracasso devido à falta de ideias. Ele continuou, dizendo que os aplicativos do produto não fizeram sucesso, devido ao fato da empresa ter contratado os “melhores programadores do mundo, porém, nenhum engenheiro”. Depois do fracasso, a empresa admite que programadores não são pessoas ideais para terem ideias. Marcelo continuou dizendo, que programadores devem programar, engenheiros terem ideias, e coordenadores, evidentemente, coordenador o projeto junto aos outros dois profissionais.
CONCLUSÃO
A visão de um profissional de alto gabarito e atuante na área faz mostrar que a gerência de projeto não é algo distante, mas sim, algo bem próximo, que pode e deve ser trago para a vida do engenheiro.
...