Introdução Aos Estudos A Distância
Por: FablicioOliveira • 4/5/2024 • Artigo • 407 Palavras (2 Páginas) • 42 Visualizações
A barragem de Brumadinho é uma barragem de minério de ferro da empresa mineradora VALE. Essas barragens são estruturas de beneficiamento, ou seja, elas fazem a separação do material de valor comercial do resíduo sem valor. Na barragem era utilizada uma tecnologia de certa maneira obsoleta de construção e de baixo custo com fácil poder de ampliação denominada aterramento a montante.
Este tipo de construção é dito por especialistas como uma opção menos segura e mais propensa a falhas. De fato, estas estruturas são comprovadamente inseguras, pois utiliza o próprio rejeito para contenção do material depositado. As instituições de ensino de engenharia, por muitas vezes, formam profissionais engessados, com amplo conhecimento teórico, porém não questiona as melhores possibilidades de construção, além de não propor melhorias.
Os profissionais podem aprender tecnicamente com o rompimento desta barragem, o desastre irá proporcionar aos engenheiros atenção nos conceitos técnicos e práticos e foco na análise do que foi aprendido durante a formação, se tiverem uma boa teoria juntamente com práticas mais bem elaboradas, e esse aprendizado no dia a dia trará suporte para o entendimento dos métodos impostos pelo mercado.
O termo que os engenheiros civis especialistas no projeto e construção de barragens e diques de contenção recebem é de “Barragista”. Durante o curso de Engenharia Civil, diversas disciplinas ensinam como construir barragens, de acordo com as normas necessárias. Segundo o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), “as barragens, definidas como obstáculos artificiais com a capacidade de reter água, qualquer outro líquido, rejeitos, detritos, para fins de armazenamento ou controle, podem variar em tamanho desde pequenos maciços de terra, usados frequentemente em fazendas, a enormes estruturas de concreto ou de aterro, geralmente usadas para fornecimento de água, de energia hidrelétrica, para controle de cheias e para irrigação, além de diversas outras finalidades. Os principais tipos existentes de barragens são as de aterro, de concreto-gravidade e de concreto em arco”.
Fica como ensinamento os acontecimentos, não só de Brumadinho, mas também o de Mariana, para que os engenheiros e novos engenheiros, sintetizem o conhecimento, atualizem as formas de trabalho no campo proposto, sendo ele Civil, Mecânica, Elétrica, etc., aprofundando as compreensões adquiridas alinhando com a vivência prática.
Referência:
MELO, Karine. Engenheiros dizem que não sabem o que causou tragédia em Brumadinho. Agência Brasil, 2019. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-04/engenheiros-dizem-que-nao-sabem-o-que-causou-tragedia-em-brumadinhoo>. Acesso em: 11, abril 2020.
SANTOS, Sérgio Botassi. O que a tragédia de Brumadinho tem a ensinar aos Engenheiros?. Ipog Blog, 2019. Disponível em: < https://blog.ipog.edu.br/engenharia-e-arquitetura/brumadinho/ >. Acesso em: 11, abril 2020.
...