Metodologia Lean Seis Sigma
Por: Ana Carolina Cardoso • 14/10/2018 • Resenha • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
Metodologia Lean Seis Sigma – DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Melhorar e Controlar)
O presente trabalho iniciou-se através de pesquisa bibliográfica sobre o tema Lean Seis Sigma e sua vertente DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Melhorar e Controlar), e adotou-se a pesquisa exploratória para que seja possível cumprir todas as etapas do DMAIC. De maneira quanti-qualitativa, os resultados foram obtidos através do histórico de indicadores em uma fábrica multinacional alimentícia em São Paulo, especificadamente em seu processo de refino de óleos vegetais.
Os principais autores que contribuíram na metodologia utilizada são: Cristina Wekerma (2012), Mike Rother e John Shook (2003), James Womack e Daniel Jones (2004).
i. Introdução ao Lean Seis Sigma
Organizações em geral, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, buscam a melhoria de seus processos, redução de custos operacionais, maior qualidade de produtos e serviços e, consequentemente, uma maior satisfação dos clientes. Além de melhorias, essa busca também ocorrer para que os custos e desperdícios operacionais não sejam apenas reduzidos, mas sejam totalmente eliminados até a otimização do processo como um todo e a busca pela melhoria contínua de processos sejam eles produtivos ou não.
Dessa maneira, para ajudar nessa constante busca por melhorias, podem-se trazer como importantes princípios o Lean Manufacturing e o Seis Sigma. Estes, podem ser definidos como filosofias estruturadas que auxiliam na melhoria de processos, aumento na velocidade e redução de desperdícios produtivos. Segundo Werkema (2011), Lean Manufacturing é definido como uma iniciativa que elimina desperdícios tanto ao excluir o que não tem valor para o cliente quanto ao imprimir velocidade às empresas e tem como objetivo aumentar a performance e lucratividade das empresas através da redução de custos e a melhoria da qualidade de produtos e processos e aumento da satisfação de clientes.
Quanto às origens e objetivos do Lean Manufacturing e do Seis Sigma:
As origens do Lean Manufacturing remontam ao Sistema Toyota de Produção (também conhecido como produção Just-in-Time). O executivo da Toyota Taiichi Ohno iniciou, na década de 1950, a criação e implantação de um sistema de produção cujo principal foco era a identificação e a posterior eliminação de desperdícios, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a qualidade e a velocidade de entrega do produto aos clientes. (WERKEMA, 2011).
O Seis Sigma foi destaque nas grandes empresas desde sua origem, na Motorola (1987), até o final da década de 90, passando por um boom mundial quando apadrinhado por Jack Welch. [...] o Seis sigma visa, sobretudo, reduzir variabilidade das etapas que efetivamente agregam valor ao consumidor. (JÚNIOR, 2011).
Assim, a partir da junção das duas filosofias descritas anteriormente, pode-se descrever o Lean Seis Sigma como uma estratégia que tem como foco a satisfação do cliente, melhoria contínua de processos e produtos, redução de custos e alcance de metas estratégicas ao envolver mudanças na cultura da empresa que se expandem a todos os níveis hierárquicos (JÚNIOR, 2011). A fusão do Lean Manufacturing e do Seis Sigma criou metodologias utilizadas amplamente nas empresas até os dias atuais.
Pode-se citar um exemplo dessas metodologias que são amplamente utilizadas nas empresas em diferentes setores de distintos segmentos: o DMAIC. Essa metodologia define, mede, analisa e melhora pontos nos processos que são identificados com necessidade de melhorias. Posteriormente, cada etapa será descrita e detalhada a fim de objetivar e descrever o uso dessa ferramenta no presente trabalho.
ii. Lean Thinking
De acordo com Jones e Womack (1998), o Lean Thinking, também conhecido como pensamento enxuto, tem como base cinco princípios que definem o que é valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e perfeição, e como estes pontos podem ser essenciais para aplicação e manutenção de um pensamento enxuto em diferentes processos.
Nas
...