O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO CONSUMO DE CARNE BOVINA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA
Por: Lara99 • 11/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.616 Palavras (7 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CAMPUS DE MARABÁ
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO CONSUMO DE CARNE BOVINA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA
MARABÁ –2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CAMPUS DE MARABÁ
TRABALHO DE PESQUISA
Trabalho realizado pelos (as) discentes da turma de Engenharia de Produção 2013 como requisito de avaliação da disciplina Análise de Demandas Regionais, orientado pelo Professor Fabrini Borges.
2014
SUMÁRIO[pic 2][pic 3]
Introdução ------------------------------------------------------------------------------- | 04 |
Comportamento do Consumidor------------------------------------------------------- Cadeia produtiva de carne bovina------------------------------------------------------ | 04 04 |
Resultados e Discussões ---------------------------------------------------------------- | 08 |
Considerações Finais ---------------------------------------------------------------------- | 10 |
INTRODUÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÕES
[pic 4]
FIGURA 6 - Item considerado importante no preparo da carne bovina.
Para as classes C, D e E, o tempo de cozimento mostrou o percentual mais elevado no quesito preparo da carne bovina. As estimativas permaneceram relativas em relação a gordura e diminuição do tamanho. Para as classes A e B, a relação entre coloração da carne e o tempo de cozimento são os mesmos em suas respectivas categorias, já que é notável a repetida apuração de dados. Voltando às classes C, D e E, a coloração da carne se mostrou relativamente importante, pois os dados variam de acordo com estimativas do consumidor.
Nenhuma das classes priorizou a gordura da carne bovina como fator relevante na hora do preparo; os dados variam de 9,52 á 19,23% entres as classes, independente de renda e/ou condição de vida. Apesar das diversas propagandas e publicidades soltas em redes de comunicação, o malefício ocasionado pela gordura em excesso, aparentemente, não assusta a população.
Tratando-se de "diminuição do tamanho", foi expressiva a porcentagem obtida pela classe A, apesar da mesma não dar relevância/importância para a gordura concentrada nas carnes bovinas. Sendo a classe com maior renda e, consequentemente, maior acesso à informação em geral, é de fato contraditório as estimativas obtidas. Entretanto, os dados das classes B, C, D e E mostram notável falta de preocupação com a diminuição do tamanho da carne.
[pic 5]
FIGURA 7 - Tipos de carne bovina comprada com maior frequência.
A carne comprada com maior frequência entre todas as classes entrevistadas, foi o filé. O contra filé por sua vez, é bastante consumida pela classe D, enquanto a alcatra tem um grande consumo tanto na classe C quanto na D. Já o músculo foi preferência na classe A e os sub produtos bovinos foram significativamente consumidos pela classe E.
[pic 6]
FIGURA 8 - Fator importante para compra da carne.
A pesquisa foi realizada sob 4 aspectos sendo atendimento, qualidade do produto, possibilidade de comprar outros produtos e ofertas especiais. Esses aspectos foram votados pelas 5 classes salarial, seguindo com uma paralela escolha por qualidade do produto e atendimento, segundo a pesquisa.
A classe A tem preferência tanto por um bom atendimento como por qualidade dos produtos, pois apresentam 38,10% dos entrevistados, seguindo com possibilidades de comprar outros produtos com taxa de 14,29% e ofertas especiais com 9,52%.
A classe B tem uma preferência por um bom atendimento com 34,62%, mas da mais ênfase na qualidade do produto com 38,46%, seguindo com possibilidades de comprar outros produtos com 19,23% e ofertas especiais com 7,59%.
A classe C, também, da ênfase na qualidade do produto, sendo 38,36% dos entrevistados, seguindo com atendimento com 27,93%, possibilidades de comprar outros produtos com 18,60% e ofertas fiscais, já mais presente, com 15,12%.
A classe D, também, da uma grande importância a qualidade dos produtos apresentando 38,36%, seguindo com atendimento com 31,51%, possibilidade de comprar outros produtos com 17,81% e oferta especiais com 12,33%.
A classe E tem preferência por atendimento com 34,85%,seguindo com qualidade dos produtos com 31,32%, ofertas fiscais com 19,70% e possibilidade do comprar outros produtos com 13,64%
Como pôde observar, a qualidade e o atendimento são fundamentais para as cinco classes, pois ,segundo a pesquisa, foi demonstrado uma maior preferência por esses dois requisitos. Ofertas especiais não é uma bom atrativo, porque apresentou uma pequena taxa de votação.
[pic 7]
FIGURA 9 - Fator importante na escolha do produto.
A embalagem é o fator mais importante para a classe A na hora de escolher o produto bovino, para as classes B, C, D e E o fator mais importante na escolha do produto é a aparência.Fator esse que deveria ser explorado pelos açougues e supermercados para atrair mais clientes. Os demais produtos são igualmente proporcionais para todas as classes, variando pequenos percentuais. O preço foi um dos fatores mais importantes nas classes C, D e E na cidade de Marabá, onde os açougues e supermercados utilizam de promoções para atrair os clientes a compra do produto.
...