O Estado Capitalista
Por: Cubiaco • 2/10/2018 • Relatório de pesquisa • 619 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
RESUMO
De acordo com pontos mencionados pelo autor, “o Estado capitalista se especifica por aplicar às relações sociais, um conjunto de normas que igualizam os homens inseridos em diferentes lugares (proprietário dos meios de produção, produtor direto não proprietário) do processo social de produção. Por essa via, o Estado capitalista converte todos os homens, independentemente de sua situação econômica, em sujeitos individuais de direitos”.
Mas pesquisas feitas em outras bibliografias, as características do capitalismo não pode ser resumido apenas para “igualar o homem a sujeitos de direitos”. Portanto, segue alguns pontos essenciais a serem citados.
Palavras-chave: Estado. Capitalista.
SUMARIO
1 CARACTERISTICA DO ESTADO CAPITALISTA................................... 05
1.1 Obtenção de lucro e a acumulação de riquezas................................. 05
1.2 Trabalhadores assalariados................................................................ 05
1.3 Predominância da propriedade privada............................................. 05
1.4 Economia de Mercado .......................................................................... 05
1.5 Divisão entre classes sociais................................................................ 05
1.6 Crescimento da desigualdade social................................................... 06
CONCLUSÃO.......................................................................................... 07
REFERÊNCIAS BLIOGRÁFICAS............................................................ 08
1. CARACTERÍSTICAS DO ESTADO CAPITALISTA
1.1 Obtenção de lucro e a acumulação de riquezas
Este é o principal objetivo do capitalismo: obter riquezas. O lucro é proveniente dos valores acumulados a partir do trabalho coletivo fornecido pelas empresas privadas e desempenhado pelo proletariado (trabalhadores).
Para que o lucro seja sempre positivo, os donos dos meios de produção (capitalistas) adotam medidas de contenção de custos, como fornecedoras e matérias-primas mais baratas.
1.2 Trabalhadores assalariados
O trabalho assalariado é outra das principais características desse sistema socioeconômico. Os trabalhadores (proletariado) tem o direito por lei de receber uma remuneração em troca da sua força de trabalho.
Os assalariados, por sua vez, usam este dinheiro para adquirir produtos e serviços de outros capitalistas, fazendo com que o sistema se movimente constantemente.
1.3 Predominância da propriedade privada
No sistema capitalista, os sistemas produtivos pertencem a uma pessoa ou a um grupo, de maneira geral. Estes são bens particulares ou áreas de utilização individual.
1.4 Economia de Mercado
Esta é a livre iniciativa de regulamentar o mercado capitalista, com pouca ou sem intervenção do Estado. Este processo é realizado através da chamada lei da oferta e da procura, onde os preços dos produtos são determinados de acordo com a procura pelos consumidores e a quantidade deste em oferta.
1.5 Divisão entre
...