TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE EMERGÊNCIA

Por:   •  3/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Disciplina: EEC595 – Segurança Ambiental

Professor: Assed Haddad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plano de Emergência de uma Fábrica de Inseticidas

Aluno:

João Pedro B. Freitas

 

 

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro

Dezembro de 2017

Contents

1.        Introdução        3

2.        Instalação        3

3.        Grau de Risco e Dimensionamento SESMET        3

4.        Análise Preliminar de Riscos        4

5.        Procedimentos de Resposta        4

5.1.        Alarmes        4

5.2.        Vazamento de propano        4

5.3.        Incêndio devido vazamento de propano        4

5.4.        Vazamento de inseticida        5

5.5.        Incêndio devido a inseticidas        5

5.6.        Evacuação        5


  1. Introdução

O presente memorial visa elaborar um Plano de Emergência para uma indústria que produz inseticidas em aerosol. A análise aborda a elaboração de uma Análise Preliminar de Riscos (APR) para que o Plano de Emergência seja desenvolvido.

  1. Instalação

Trata-se de uma indústria que produz inseticidas em aerosol. Suas operações consistem em transporte e mistura de produtos químicos, equipes de admnistração, vendas e manutenção em geral. A instalação possui uma área de 73.392m², contendo 1 galpão para depósito de produtos não perigosos e oficinas de apoio, 1 galpão para rotulagem das embalagens, 1 galpão de armazenagem dos inseticidas e 1 galpão para a produção. Possui também uma área destinada a admnistração e outra para cozinha, refeitório, vestiário, banheiros, ambulatório e área de lazer, contendo um efetivo de 320 trabalhadores, sendo 120 homens e 200 mulheres.

A indústria está localizada em uma área desabitada, onde os núcleos residênciais mais próximos estão a cerca de 3km de distância. Próximo a ela se encontra um rio de médio porte e também uma rodovia estadual.

  1. Grau de Risco e Dimensionamento SESMET

A norma regulamentadora 4 (NR-4) relaciona a classificação da CONCLA para

atividades econômicas (CNAE) com o seu respectivo grau de risco. O Grau de Risco

(GR) é um valor numérico que varia de 1 a 4 e quantifica preliminarmente o risco da

atividade econômica identificada pelo código do CNAE.

De acordo com esta classificação do quadro I da NR-4, o grau de risco desta atividade econômica é 4. Para garantir a execução e acompanhamento da obra sob os aspectos trabalhistas, o empreendimento deve cumprir o dimensionamento do Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT) que é baseado no grau de risco encontrado para cada empresa.

[pic 2]

De acordo com o número de funcionários e o grau de risco, é necessário, de acordo com o SESMT que a obra seja acompanhada por no mínimo 3 técnicos de segurança, 1 engenheiro de segurança do trabalho e 1 médico do trabalho.

  1. Análise Preliminar de Riscos

Anexo 1

  1. Procedimentos de Resposta

  1. Alarmes

Para o sistema de alarmes serão utilizados sensores de fumaça e calor nos Galpões 1, 2, 3 e 4, onde se encontram as maiores probabilidades de ocorrência de incêndio ou explosões. Serão posicionados sistemas de ativação manual do alarme nos galpões, em caso de falha do sistema automático. Também serão posicionados alarmes manuais perto do tanque de propano, onde um funcionário poderá ativa-lo caso constate um vazamento. A área de refeitório e administração também possuirão alarmes manuais.  

  1. Vazamento de propano

Remova todas as fontes de ignição. Impeça fagulhas ou chamas. Não fume. Não toque nos recipientes danificados ou no material derramado sem o uso de vestimentas adequadas. Evite inalação, contato com os olhos e com a pele.

A equipe de emergência deve utilizar EPI completo, com luvas de proteção de PVC, vestimenta impermeável e óculos de proteção ou protetor facial com proteção lateral. Em caso de grandes vazamentos, onde a exposição é grande, recomenda-se o uso de máscara de proteção com filtro contra gases ou névoas. Interrompa o vazamento se não houver risco. Alivie o conteúdo vagarosamente para a atmosfera. Ventile a área de vazamento ou remova o recipiente para área bem ventilada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (102.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com