O Planejamento Integrado
Por: Pedro Macedo • 10/11/2021 • Resenha • 400 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS[pic 1]
DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS III CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Goiânia, 05 de janeiro de 2021.
Disciplina: Planejamento Integrado de Transporte e Uso do Solo. Professor: Fábio de Souza.
Aluno: Isabela Pereira Macedo Dutra
Avaliação – vale 10,0 pts.
“Os problemas do planejamento urbano no Brasil não são nem nunca foram técnicos”. (VILLAÇA, Flávio, 2000)
1. Baseado na afirmação acima, e considerando o apresentado em aulas, discorra acerca da da problemática do planejamento urbano em nosso país. Utilize o texto “Perspectivas do planejamento urbano no brasil de hoje” como referência.
O Planejamento Urbano é o estudo do crescimento e funcionamento das cidades que já existem ou ainda vão existir. O objetivo do planejamento urbano é melhorar a qualidade de vida das pessoas, evitando que as cidades cresçam de forma desorganiazada nela é onde se estuda qual rua ficará em tal lugar , se ela terá acesso para qual outra via e isso tudo é assegurado pelo plano diretor de uma cidade e atraves dele que o estado assegura que as regras serão cumprindas para aqueles que constroem essas ruas e vias.
Seria um conto de fadas se isso fosse ultilizado ao pé da letra no Brasil, mas infelizmente isso nem sempre ocorre, a não ser que aconteça apenas na mente do empresário, politico ou pessoas com o poder aquisitivo maior. A realidade das periferias e da população de baixa renda é bem diferente, enquanto a “alta sociedade” segue um plano diretor a de baixa renda talvez siga o plano de sobrevivencia. A problemitização das politicas habitacionais do Brasil não é de hoje e intevenção do governo sobre os planejamento é apenas meramente ilustrativo já que o governo não tem controle das construções de casas e invasões de loteamentos vazios e podemos observar que os planos diretores são bem rigorosos mas não está surtindo efeito em todo o estado, o planejamento urbano é capaz de intervir em questões de moradia, saneamento básico e transportes e se funcionasse conforme o planejado muitas questões sociais do Brasil seriam amenizadas.
Talvez a solução seria democratizar mais o planejamento urbano no Brasil e criar planos diretores mais flexiveis além de capacitar mais a administração pública e cobrar a prestação de contas para que a verba seja distribuida igualmente não só para empresários mas também para periferias e bairros mais pobres seria um passo de cada vez para um futuro melhor.
...