O Sistema de Ar e Freio
Por: Breno Carvalho • 8/7/2019 • Projeto de pesquisa • 4.192 Palavras (17 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
SENAI - CETIND
BRENO CARVALHO
DANILO FRANÇA
FABIO ARAÚJO
JOÃO ARAÚJO
JONATAS RODRIGUES
LANDOSVALDO NUNES
RELATÓRIO TÉCNICO DE SISTEMA DE AR E FREIO DIRECIONADO A ELABORAÇÃO DE INSTRUÇÃO DE TRABALHO
PFC II
Este documento é um trabalho de conclusão de curso realizado pela disciplina Projeto Final de Curso II, apresentado ao SENAI – unidade Lauro de Freitas, para obtenção de grau Técnico em Eletromecânica, orientado pelo Prof. Ane da Encarnação.
Lauro de Freitas -BA
2019
RESUMO
Foi constado durante as visitas realizadas, que o cliente busca padronizar as atividades realizadas devido à grande discrepância entre a realização de determinados serviços entre seus colaboradores. Para isso constatamos marcas e modelos dos veículos em utilização; Modo de operação e manutenção de seu sistema de ar; Modo de operação e manutenção de seu sistema de Freio; Equipamentos utilizados nas manutenções; Equipamentos em carência.
Este documento tem por finalidade declarar o objetivo e os resultados do projeto, tais como os detalhes da elaboração e finalização.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Válvula reguladora de pressão 11
Figura 2 – Elemento secador 12
Figura 3 – Válvula de proteção 13
Figura 4 – Câmara de freio de estacionamento 13
Figura 5 – Válvula moduladora 14
Figura 6 – Válvula relé 15
Figura 7 – Válvula de descarga rápida 15
Figura 8 – Cilindro reservatório 16
[pic 6]
[pic 7]
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas.
NBR Norma Brasileira.
ISO International Organization for Standartization (Organização Internacional para Padronização).
OHSAS Occupational Health and Safety Assessment Series (Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional).
SPE Sociedade de propósito especifico.
CA Certificado de aprovação.
EPI´S Equipamento de proteção individual.
EPC´S Equipamentos de proteção coletivo.
IT Instrução de Trabalho
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. A EMPRESA 6
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
3.1. PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE 7
3.2. INSTRUÇÃO PADRÃO DE TRABALHO 8
3.3. EFICIENCIA E EFICACIA DA IPT 9
3.4. INFORMAÇÃO TECNICA DE PROCEDIMENTO 9
3.5. REGRA DE PROCEDIMENTO 11
3.6. QUEM DEVE ESCREVER UMA IPT? 11
3.7. SISTEMA DE AR E FREIO 12
4. SEGURANÇA NO TRABALHO 17
5. PROBLEMÁTICA E PROJETO 19
6. RECURSOS UTILIZADOS 20
7. CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS 22
1. INTRODUÇÃO
Foi constatado durante as visitas realizadas, a real necessidade de padronizar as atividades realizadas no processo de manutenção da empresa, devido à grande discrepância entre a realização de determinados serviços entre seus colaboradores. Influenciando no tempo e qualidade das atividades realizadas.
Com isso desenvolveremos um IPT (Instrução Padrão de Trabalho), padronizando o processo de Manutenção, a fim de proteger a saúde e segurança dos funcionários, garantir que todos os funcionários executem a manutenção com o mesmo nível de qualidade.
Então será mostrado a importância de padronizar um procedimento por meio de uma instrução documentada e a formação de um sistema de ar e freio e sua manutenção.
Todo mundo já sabe: quando o assunto é veículo, a segurança deve ser colocada em primeiro lugar. E quando o assunto é segurança, a primeira palavra que vem na cabeça é sistema de freios em ordem. Em veículos pesados, como caminhões e ônibus, o sistema de freios utilizado é diferente dos automóveis de passeio, pois precisa de uma eficiência muito maior de atuação, afinal carregam muito mais peso, seja de carga ou de passageiros.
Os sistemas são bastante semelhantes entre os que existem no mercado e funcionam da mesma maneira na maioria dos veículos pesados. As melhores marcas fornecedoras do sistema para montadoras e de componentes para eventuais reparos e manutenção são a Knorr-Bremse e a Wabco.
De acordo com a Knorr-Bremse, o funcionamento do sistema acontece da seguinte maneira: o compressor comprime o ar e o envia para o regulador de pressão, que controla a pressão de trabalho do sistema, jogando para a atmosfera o excesso produzido pelo compressor. Em seguida, a pressão regulada é distribuída para os quatro circuitos independentes através da válvula de proteção de 4 circuitos.
...