PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Por: Bruna Sanz • 5/9/2019 • Relatório de pesquisa • 2.126 Palavras (9 Páginas) • 245 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AD1 da disciplina “Ciências dos Materiais”
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
Coordeenadora: Nadja Valéria Vasconcellos de Avila
- Descreva como é possível identificar as fases presentes, a composição das fases presentes e a proporção das fases presentes em um diagrama de fases CuAg.
[pic 8]
O diagrama é um “mapa” que mostra a fase ou as fases para dada composição e temperatura. Então, em um eixo do diagrama temos a composição. E essa composição é dada pela porcentagem dos elementos Cu e Ag que representam os componentes. No ponto "100" temos 100% do componente Ag e 0% do componente Cu e no ponto "0" temos 100% do componente Cu e 0% de Ag. Isso significa que as duas linhas verticais que limitam o diagrama representam os elementos puros, no caso em questão a linha esquerda representa Cu e a linha da direita representa Ag. Como todo elemento puro possui uma única temperatura na qual passa do estado sólido para líquido quando está sendo aquecido ou o inverso quando esta sendo resfriado, podemos notar que o ponto "A" é o ponto de fusão de Cu (1083°C)e o ponto "D" é o ponto de fusão de Ag (960°C). Já qualquer liga possui um intervalo de solidificação limitada entre as linhas liquidus (linha abaixo da qual começa o processo de solidificação podendo formar a fase α ou β) e solidus (linha abaixo da qual só existe fase sólida, ou seja, a solidificação já está completa tendo formado as fases α ou β), como podemos observar no diagrama acima.
Composto por:
3 regiões monofásicas (α, β e L)
3 regiões bifásicas (α+L, α+β, L+β)
Onde:
- Fase α : Solução sólida rica em Cu (solvente) que contém Ag como soluto (CFC)
- Fase β : Solução sólida rica em Ag (solvente) que contém Cu como soluto (CFC)
- Linhas Solvus : Determinam o limite de solubilidade nas soluções sólidas α e β
- Linha Liquidus: Determina a temperatura acima da qual só existe fase líquida (L)
- Linha Solidus: Determina a temperatura abaixo da qual só existe fase sólida
- Temperatura eutética: Temperatura na qual acontece a reação eutética para uma faixa de composição. No diagrama exposto, a temperatura eutética é de 780ºC para uma faixa de composição compreendida de 7,9% de Ag até 91,2% de Ag.
- Composição eutética: Composição específica que ocorre a reação eutética sem a presença de um campo bifásico. Neste caso a composição eutética é de 71,9%Ag.
Fase: Dada a porcentagem dos elementos, avaliar pontos especificados pela temperatura que se quer. Isso vai nos dizer se temos uma apenas fase líquida, apenas uma fase sólida α (ou β), se temos uma microestrutura com duas fases sólidas presentes (α e β), se temos fases líquida e sólida α ou líquida e sólida β.
Composição: Quando a liga em uma determinada temperatura possui uma única fase, essa possui a composição da liga, ou seja, a porcentagem dada dos elementos (a faixa a qual aquele ponto pertence). Agora quando temos, para uma dada temperatura, um material bifásico, temos que utilizar a “linha de amarração” (linha horizontal traçada na altura da temperatura do ponto que se pretende identificar) para determinar a composição de cada fase. Essa informação será facilmente identificada pelo ponto de intersecção das extremidades desta linha, ou seja, se o ponto de intersecção for com a linha solvus, basta observar em que posição relacionada a porcentagem dos elementos aquela linha está. Qualquer ponto que componha a linha de amarração terá a mesma composição de fases.
Proporção das fases: Em regiões de uma única fase, a quantidade da fase simples é 100%. Em regiões bifásicas, porém, se deverá calcular a quantidade de cada fase. Para isso, usaremos a “Regra da alavanca”. A mesma linha de amarração utilizada para determinar a composição das fases é utilizada na “Regra da alavanca” é utilizada para determinar a proporções das fases em equilíbrio em um campo de duas fases. Temos:
Fase Líquida
[pic 9]
Onde:
= porcentagem da fase líquida.[pic 10]
= porcentagem de cobre sólido no ponto marcado pela linha de amarração.[pic 11]
= porcentagem de cobre na composição da liga (ou seja, o total de cobre na liga).[pic 12]
= porcentagem de cobre líquido no ponto marcado pela linha de amarração.[pic 13]
Fase Sólida
[pic 14]
Onde:
= porcentagem da fase Sólida. [pic 15]
= porcentagem de cobre sólido no ponto marcado pela linha de amarração.[pic 16]
= porcentagem de cobre na composição da liga (ou seja, o total de cobre na liga).[pic 17]
= porcentagem de cobre líquido no ponto marcado pela linha de amarração.[pic 18]
2) Explique a importância de se estudar a microestrutura dos metais?
...