PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
Por: jesse_oliveira • 1/5/2020 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – POLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância I – Economia Brasileira
Professor Coordenador: Marcelo Amaral
Disciplina: Economia Brasileira
Nome da Atividade: AD1
Nome do aluno: Jessé Mendonça de Oliveira
Polo: Campo Grande Matrícula: 17113110220
RESENHA CRÍTICA
MOREIRA, Maxwel Ribeiro. Economia Brasileira Contemporânea: primeiro governo Lula (2003-2006): vitória do medo ou da esperança? Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. Página 127 a 153.
O texto explica a vitória de Lula nas eleições de 2002 através de dois aspectos. O aspecto político: O racha entre o PFL e o PSDB somado as divisões internas do próprio PSDB; aspectos econômicos: A mudança de postura do PT tornando-se condescendente com acordos feitos com o FMI e com a política econômica de FHC.
Ao assumir o governo em 2003, Lula herdou da administração anterior heranças negativas e positivas, o novo presidente e sua equipe mantiveram uma política econômica conservadora, com renovação do acordo com o FMI, prorrogação da DRU, renovação da CPMF, juros altos, cortes nos gastos públicos, superavit primário e Henrique Meirelles como presidente do Banco Central; medidas que mantiveram a inflação baixa ganhando a confiança do mercado.
Na avaliação do autor, apesar de ter havido pouca mudança na condução da política econômica, houve uma mudança no paradigma sobre a redução da pobreza. Antes, o crescimento econômico era a mola propulsora, já no governo Lula foi à redução das desigualdades através de medidas de democratização do crédito e redistribuição de renda que se tornaram a mola propulsora da redução da pobreza.
Através do texto muito pude compreender com mais clareza a diferença entre esses dois governos.
REVISTA ECONÔMICA CONTEMPORÂNEA. Desenvolvimento econômico e política Industrial e tecnológica: a visão do professor Fábio Erber. Dulce Monteiro Filha. 2017. V21 n1. Página 1 a 5.
O texto cita a trajetória do professo Fábio Erber desde a sua graduação na UFRJ até seu doutorado pela University of Sussex e pós-doutorado na Université de Paris XIII. Foi o criador do FINEP e do Ministério de Ciência e Tecnologia. Sua vida acadêmica e profissional o levou a produzir estudos sobre a política de Industrialização no Brasil, o padrão de desenvolvimento, o padrão de industrialização e suas convenções.
O padrão de desenvolvimento seguido pelo Brasil a partir da segunda metade dos anos 50 foi de uma política com resultados e curto prazo que beneficiou a implantação e fortalecimento das indústrias estrangeiras inibindo o desenvolvimento de uma indústria nacional.
Erber entendia que o melhor caminho seria uma política de licenciamento de tecnologia e valorização de soluções locais. Para o redirecionamento da política de industrialização nacional seria necessário o estabelecimento de convenções e normas próprias condizentes com a atual conjuntura mundial.
...