Projeto Beterraba: IOGURTE COM SABOR BETERRABA E LARANJA
Por: Marilia94 • 29/8/2016 • Relatório de pesquisa • 3.931 Palavras (16 Páginas) • 770 Visualizações
[pic 2][pic 1]
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROJETO INTEGRADO III
“IOGURTE COM SABOR BETERRABA E LARANJA”
ANA CAROLINA MUZETTI - RA: 524082
DANIEL STUQUE PRIMO – RA: 524083
KAREN BIANCA OLIVEIRA – RA: 524103
MARILIA PEREIRA AUGUSTO – RA: 524085
PROFESSORA: Ms. GISELE SANDOVAL J. MENDES
BARRETOS
2015
ÍNDICE[pic 3]
Iogurte de beterraba e laranja 3
Problema 4
Hipótese 5
Justificativa 6
Objetivo 7
- Introdução 8
- Revisão bibliográfica 9
- Iogurte 9
- Histórico 9
- Generalidade 9
- Consumo de iogurte no Brasil 10
- Matéria-prima 11
- Indústria de fabricação de iogurte 12
- Classificação do iogurte 12
- Vantagens do iogurte 13
- Beterraba 14
- Tipos de beterraba 15
- Principais nutrientes da beterraba 15
- Benefícios da beterraba 16
- Laranja 17
- Tipos de laranja 18
- Principais nutrientes da laranja 19
- Benefícios da laranja 19
- Metodologia 20
- Elaboração do iogurte 20
- Ingredientes 20
- Procedimento 20
- Cronograma 21
Referências bibliográficas 22
IOGURTE DE BETERRABA E LARANJA
[pic 4]
PROBLEMA
Poucas diversidades de produtos lácteos utilizando uma união de um legume e uma fruta dando um sabor diferente, a fim de atender o público que não tem costume de ingerir legumes.
HIPÓTESE
As pessoas que buscam por produtos novos, poderão consumir este iogurte que usa em sua formulação uma mistura de um legume com uma fruta, além de ser diferente dos iogurtes já comercializados trará para o consumidor benefícios a saúde.
JUSTIFICATIVA
A escolha do iogurte de beterraba e laranja, foi devido que grande parte de iogurtes comercializados são utilizadas frutas, para aumentar a diversidade na parte de iogurte pensamos em elaborar o iogurte utilizando um legume (beterraba) unindo com uma fruta (laranja), onde a beterraba e a laranja possuem diversos benefícios para quem for consumir este iogurte.
OBJETIVO
- Desenvolver uma formulação de iogurte com sabor de beterraba e laranja;
- Aumentar a variedade de iogurtes comercializados, utilizando ingredientes que trazem benefícios a saúde dos consumidores;
- Analisar a aceitação dos consumidores para a comercialização.
- INTRODUÇÃO
O iogurte é produzido a partir da ação de uma cultura mista de microorganismos que consomem a lactose. Preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, sendo então um alimento de digestão mais fácil do que o leite. (ROBERT, 2008)
O consumo deste produto está relacionado à imagem positiva de alimento saudável e nutritivo, associado a suas propriedades sensoriais e a preocupação crescente das pessoas em consumirem produtos naturais.
No Brasil, a indústria de laticínios é bastante expressiva, apresentando elevado nível de desenvolvimento tecnológico, o que pode ser demonstrado pela grande variedade de produtos derivados existentes no mercado.
A produção de iogurte e outros tipos de leites fermentados é um mercado que cresce a taxas substancialmente elevadas mundialmente, com destaque para o mercado brasileiro que assiste a uma explosão de consumo. Apesar da expansão das vendas, ainda falta muito para que os brasileiros se igualem aos europeus no consumo per capta de iogurte. (ROBERT, 2008)
A beterraba e a laranja têm como finalidade no produto escolhido para dar sabor, odor e cor no iogurte, trazendo alguns benefícios para a saúde do consumidor ao ingerirem este produto.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
- Iogurte
- Histórico
O leite fermentado que deu origem ao iogurte da atualidade teve origem no Oriente, como prova o próprio nome (jugurt). Porém, a origem do iogurte ainda não é totalmente conhecida, mas há vários episódios, espalhados pelo mundo, que podem estar na base do seu aparecimento na antiguidade.
Através das expedições, guerras e relações comerciais entre os fenícios e os egípcios e, mais tarde, também através de gregos e romanos, este alimento que hoje faz parte do nosso cotidiano rapidamente se difundiu, conquistando uma posição privilegiada na dieta alimentar dos mais diversos povos.
[pic 5]
Figura 1: Iogurte natural
- Generalidade
O iogurte provém da fermentação do leite por bactérias lácticas selecionadas, resultando em um produto de alta qualidade organoléptica e aromático. (OLIVEIRA; CARUSO, 1996)
Inicialmente seu consumo era limitado, restringindo apenas a certos grupos étnicos. A partir da década de 1960, um considerável aumento no consumo surgiu em consequência da adição de frutas para atenuar o sabor ácido, buscando uma maior aceitação popular, ao mesmo tempo, maior divulgação era dada às suas qualidades nutritivas e terapêuticas. (OLIVEIRA; CARUSO, 1996)
...