Qualidade
Por: arilton • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.480 Palavras (6 Páginas) • 173 Visualizações
ATPS Qualidade na Indústria
Turma 4MA Sala: 3C16 Curso: Tecnologia em Gestão da Produção Industrial
Cordenação do Curso:
Prof: Araken Linhares
Professor(a)
Marcos A. Gasparin dos Santos
Unian/Anhanguera Ano 2014 4°Semestre
PrincÍpios da qualidade, Gestão da Qualidade
ResuMO
O presente trabalho aborda estudos e pesquisas sobre o conceito da qualidade e como deve ser adotado nas organizações com complexidade e métodos, para o desenvolvimento estrutural e assim formar compromisso com a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, tornando se cada vez melhor e mais aceitável em seu mercado.
Palavras-Chave: Qualidade, Organizações, Estrutura de qualidade
abstract
The concept of quality has to be adopted in organizations with complexity and methods for the structural development and thus to form a commitment to quality services and products offered, making it better and more acceptable in your market.
Keywords: Quality, organization, structure quality
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIABC
PRINCÍPIOS DA QUALIDADE, GESTÃO DA QUALIDADE
SANTO ANDRÉ
2014
Nomes e RAs
ATPS
1. Título
Princípios da Qualidade, Gestão da Qualidade
2. Produção Acadêmica.
Foi realizar pesquisas bibliográficas sobre os temas abordados, desenvolvidos os princípios da qualidade sobre os princípios pesquisados, desenvolvido teorias que podem ser aplicadas na indústria, entender o conceito de Gestão da Qualidade, foi respondido questões baseado no entendimento do estudo de caso apresentado no passo 1 desta etapa:
3. Pesquisa Bibliográfica.
A gestão da qualidade é um desafio de sobrevivência globalizado na competitividade do mercado por todas as organizações que presão a qualidade.
Os conceitos de qualidade foram criados pelos gurus da qualidade nos Estados Unidos mas foi colocado em prática no Japão após a segunda guerra mundial na quela época foi necessário desenvolver métodos que evitasse o desperdício de matéria prima, de tempo e de mão de obra no intuito de reduzir o retrabalho nas organizações. A partir dai as organizações incorporaram essa metodologia.
Segundo Juran(3ªedição P. 83) isso foi necessário para:
- Atender ás necessidades dos clientes.
- Minimizar a insatisfação com o produto.
- Evitar deficiências dispendiosas (retrabalho).
- Otimizar o desempenho da empresa.
Cada um desses indicadores requer um tratamento individual para alcançar sua excelência e sempre pensando que a necessidade e as exigências dos clientes é algo variável por isso há a necessidade das organizações focar nos indicadores gestão da qualidade para garantir a inovação e a satisfação dos clientes.
Os princípios básicos da qualidade só serão atingidos mediante procedimentos claros e específicos para cada etapa do processo incluindo treinamentos para os colaboradores. Atualmente os três tipos de métodos mais abordado nas organizações são eles:
Americano: Que aborda os conceitos geridos por programas de planejamento de qualidade, controle de qualidade ou seja baseado nos princípios de Juran.
Japonesa: Que usa os conceitos estatísticos e foca a valorização humana colocando em prática os princípios de Deming.
Europeia: Usa o conceito da padronização da international organizatian for standartization seguindo as normas das ISO.s .
5. Monográfia.
A qualidade na industria se tornou algo imprescindível deixando de ser uma ferramenta complementar e se um indicador embutido no processo produtivo que dita as regra para atender a satisfação dos clientes.
Nos dias de hoje a empresa que não incorporar a filosofia de qualidade não consegue sobreviver no mercado para atender as normas como as ISOs e as exigências dos clientes é imprescindível que a empresa adote o sistema de qualidade e treinando os colaboradores para que eles entendam o que é qualidade para que serve e que eles próprios façam o controle da qualidade seguindo os procedimentos e fazendo os controles estatísticos dos parâmetro.
Esses controles documentados são importantes para evidenciar os registros para efeito de auditorias.
Existem algumas ferramentas que são usadas na gestão da qualidade uma delas é o PDCA criado por Shewhart mas foi Deming que colocou em prática na década de 30 que consiste em quatro passos.
Planejar (PLAN).
Executar (DO).
Verificar (CHECK).
Agir (ACT).
É uma ferramenta que permite acompanhar o desenvolvimento das melhorias implantadas no processo produtivo, existem outras ferramentas que compõem a gestão da qualidade que são:
fluxograma.
Diagrama Ishikawa.
Folha de verificação.
Diagrama de Pareto.
Histograma.
Diagrama de Dispersão.
Cartão de controle.
Entre outros métodos existe o sistema ''TOYOTISMO" que a maioria das empresas copiam esse modelo que também engloba todas essas metodologias citado na pesquisa.
Questionário.
1 - O aprimoramento do funcionamento das organizações tem sido objetivo de interesses acadêmicos e empresariais há muito tempo. Nos anos mais recentes, de acordo com Killmann ET AL (1991:13), quais os termos que objetivam a melhoria das organizações?
...