RECALQUE DIFERENCIAL MACEIÓ - ALAGOAS
Por: Luana Santos • 31/10/2018 • Trabalho acadêmico • 647 Palavras (3 Páginas) • 178 Visualizações
Faculdade UnYLeYa
Engenharia Geotécnica
Luana dos Santos Pereira
RECALQUE DIFERENCIAL
MACEIÓ - ALAGOAS
2018
Faculdade UnYLeYa
Engenharia Geotécnica
Luana dos Santos Pereira
RECALQUE DIFERENCIAL
Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade UnYLeYa como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.
Juliana Alberto Costa
MACEIÓ - ALAGOAS
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
1.0 OBJETIVO 04
1.1 Objetivo geral 04
1.2 Objetivo específico 04
2.0 JUSTIFICATIVA 04
3.0 REVISÃO DA LITERATURA 05
4.0 METODOLOGIA 05
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 06
INTRODUÇÃO
Recalque Diferencial
O desempenho da capacidade da tensão admissível do solo pode ser comprometido quando negligenciada etapas fundamentais do projeto?
- OBJETIVOS
- Objetivo geral:
Identificar as possíveis omissões no processo do projeto.
- Objetivos específicos:
Elucidar as causas geradoras de recalque, deformação que ocorre no solo quando submetido a cargas e as possíveis patologias. Abordar a importância do estudo do solo com o propósito de conhecer as particularidades de cada camada de solo, caracterização e resistência.
- JUSTIFICATIVA
O estudo do solo e as medidas correlativas para o perfeito desempenho solo-estrutura. O elemento fundação tem a função de transmitir as cargas da estrutura para o solo, dessa forma o desempenho da edificação estão atreladas as características do solo e sua tensão admissível. Há diversos fatores que influenciam negativamente a ação da fundação, sendo os principais: análises geotécnicas, erros de projetos, falhas de execução e influências externas.
- REVISÃO DE LITERATURA
Recalque é a deformação do solo quando submetido a cargas, provocando movimentação na fundação que, dependendo da intensidade, resultará danos à estrutura (CAPUTO, 2012).
Os tipos mais comum de recalque são elástico, por escoamento lateral e recalque por adensamento. Assim como as principais causas: superposição de tensões, deficiência na investigação geotécnica, fundação sobre aterro, rebaixamento do lençol freático, infiltração, solos colapsíveis ou expansivos, erosão, escavação próxima e influência da vegetação.
O elemento fundação desempenha a função de transferir as cargas de uma estrutura ao solo, essa função pode ser comprometida por diversos fatores ao longo do tempo. A negligência do estudo detalhado do solo, o problema com carência de projeto mais elaborado, delimitando as diversas situações especificas da obra em questão, erros advindos da execução são determinantes ao infortúnio do processo.
...