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Relatório Jogo de Luzes

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.684 Palavras (23 Páginas)  •  420 Visualizações

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RELATÓRIO JOGO DE LUZES

O presente trabalho tem por objetivo implementar uma versão simples do Jogo

das Luzes, utilizando o Dev , empregando a linguagem de programação C/C++.

O Jogo das Luzes possui um esquema de pontuação, e um menu, além da função main.

Abaixo será feita uma breve referência sobre o que é o Dev C++  e segue-se a explicação da

abordagem seguida e análise dos resultados.

O DEV C++

Dev-C++ (também conhecido como Dev-Cpp) é um ambiente de desenvolvimento integrado livre que utiliza os compiladores do projeto GNU para compilar programas para o sistema operacional Microsoft Windows. Suporta as linguagens de programação C e C++, e possui toda a biblioteca ANSI C. A IDE é escrita em Delphi. O projeto volta a ser atualizado por outro desenvolvedor, depois de um tempo significativo parado.

O PROJETO

O projeto Jogo das Luzes possui duas funções e um main. Para uma fácil explicação será feita a análise do código de uma forma esquemática, em que o leitor terá a oportunidade de analisar a interligação das várias funções. Mais á frente  será feita uma descrição mais detalhada das funções utilizadas.

1. FUNÇÃO PONTUAÇÃO

** Função responsável pela contagem de tentativas e mostrar a pontuação do jogador.**

int pontuacao(int tentativas,char vetor[nome][nome], int i, int j)

{

                

        if(vetor[i][j]=='*')                    // estrutura de condição verifica se o vetor está completo

        {                                               // e começa a testar quantas tentativas o jogador obteve durante o jogo

                if(tentativas<=10)

                {                                         // e imprime na tela o resultado e o número de tentativas que obteve

                        printf("Você obteve Ranking A!");

                        printf("\n Em %d tentativas", tentativas);

                }

                if(tentativas>10 && tentativas<=20)

                {

                        printf("Você obteve Ranking B!");

                        printf("\n Em %d tentativas", tentativas);

                }

                if(tentativas>20 && tentativas<=30)

                {

                        printf("Você obteve Ranking C!");

                        printf("\n Em %d tentativas", tentativas);

                }

                if(tentativas>30 && tentativas<=40)

                {

                        printf("Você obteve Ranking D!");

                        printf("\n Em %d tentativas", tentativas);

                }

                if(tentativas>40 && tentativas<=50)

                {

                        printf("Você obteve Ranking E!");

                        printf("\n Em %d tentativas", tentativas);

                }

                else

                {

                        printf("Você não teve Ranking pois não terminou o jogo!");

                }

        }

        return 0;   // função retorna 0 após o término da execução das intruções

}

2. FUNÇÃO MENU

** Função responsável pela exibição do menu, onde o jogador pode escolher entre começar o jogo, solicitar ajuda ou fechar o programa.**

char menu()

{        int op;

        char comecar;           

        do

        {             // O Comando de decisão dentro da estrutura de repetição avalia opções digitadas e executa      

                                                      // instrução de acordo com o menu descrito abaixo

                system("color 2f");

                printf("\n                     >>MENU<<\n\n");

                printf("                1- Começar a jogar\n");

                printf("                2- Ajuda\n");        

                printf("                0- Sair\n  >>");        

                scanf("%d",&op);

                

                             switch(op)

                {

                        case 0: return 0;    // instrução encerra o programa

                                break;

                        

0                        case 1: comecar='s';           // instrução começa o jogo

                                        break;

                        

                        case 2: printf("\n*****AJUDA*****\n");    // instrução inicia menu ajuda

...

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