Relatório de Estática (ponte de macarrão)
Por: milk123 • 21/4/2016 • Relatório de pesquisa • 679 Palavras (3 Páginas) • 470 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CAC - CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DAU - DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TECTÔNICA II
RELATÓRIO DA PONTE
Arquitetura e Urbanismo II
Caio Albuquerque
João Antonio Anselmo Ribeiro Lima
José Ricardo Heliodoro
Maria Eduarda Dantas Rolim
Mariana Amorim Iumatti Xavier
Introdução
A ponte de macarrão, trabalho final da cadeira de Tectônica II do curso de Arquitetura e Urbanismo, tem como objetivo amarrar dos conhecimentos adquiridos pelos alunos das aulas e provar na prática propriedade dos mesmos. Com o desafio de construir pontes feitas apenas de macarrão cru e cola quente destinadas a resistir às cargas de, no mínimo, 5KG, esta atividade figura na lista das mais importantes do curso até agora.
- Reunião 1 - Embasamento teórico/esboços para a ponte/solução em forma
Na primeira reunião, realizada na biblioteca do CAC, foram discutidas todas as questões “teóricas” do trabalho. Com base nos conhecimentos adquiridos nas cadeiras de Tectônica I e II e com a ajuda de livros, principalmente: Sistemas Estruturais (Heino Engel) e A Concepção Estrutural e a Arquitetura (Yopanan C. P. Rebello) elaboramos várias opções de design da ponte. Mediante discussão entre os membros, chegamos a uma solução em forma que atendia, aos olhos do grupo, aos critérios de estética e principalmente resistência.
Findamos a primeira reunião já com croquis da forma definitiva da ponte e com total propriedade do funcionamento e do caminho das forças na estrutura a ser montada.
[pic 2]
- Reunião 2 - Confecção da ponte teste
Esgotadas as discussões de cunho teórico, passamos à primeira fase da parte prática da atividade: a confecção da ponte teste, afim de provar que tudo o que funcionava no papel, serviria também na prática.
[pic 3]
Desenhos digitalizados para orientar na disposição dos tirantes na hora da montagem e demostração dos caminhos das forças
De posse dos desenhos e dos tirantes de macarrão, começamos a montagem na ponte teste no fim da tarde e terminamos na manhã seguinte. Para esta ponte foi construída apenas a
parte estrutural, sem qualquer adorno, uma vez que o objetivo era tão somente checar até que ponto a estrutura resistiria à adição progressiva de pesos, objetivo principal da atividade em desenvolvimento.
[pic 4]
- Reunião 3 - Rompimento da ponte teste
Algumas horas após a conclusão da montagem da ponte teste, fomos à experiência em si. Reunidos novamente no CAC, simulamos o rompimento da ponte definitiva a ser executado na presença das professoras. Foram progressivamente adicionadas garrafas pet de 500ml cheias com água até a marca dos 5KG; resistindo a estrutura à tal carga, começaram a ser adicionados outros elementos, já que a ponte insistia em não romper.
...