Resumo Gestão Ambiental
Por: Eduardo Braga Esteves • 21/8/2017 • Ensaio • 780 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
Os riscos são associados aos parâmetros do processo e as propriedades dos materiais, e ocorrem nas transformações realizadas e se não são controlados trazem ao processo condição de vulnerabilidade tornando potencial a ocorrência de acidentes ambientais.
RM – características funcionais e operacionais
CTF/APP – Cadastro Técnico Federal/Atividades Potencialmente Poluidoras (PF e PJ) exercem atividades PP e utilizadoras de recursos ambientais.
CTF/AIDA - Cadastro Técnico Federal/Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental (PF e PJ) Consultoria, indústria e comercio equipamentos, aparelhos e instrumentos de controle. Inscrições ao IBAMA
Registro de Emissões e Transferência de Poluentes é exigido pelo IBAMA como parte do CTF
Ecossistema: Fluxos de energia, cadeias alimentares, diversidade biológica, homem, ambiente e recursos naturais.
Biodiversidade ou diversidade biológica: conjunto de seres vivos, microorganismos, fauna, flora que habitam determinado ecossistema.
Poluição ambiental: Ação realizada pelo homem que através da disposição ou descarga de material ou energia sobre os recursos naturais cause desequilíbrio nocivo.
Aspecto Ambiental: Fonte (RM) ou processo que tenha potencial para alterar a qualidade do meio ambiente.
Risco ambiental: Propriedades físico, químicas e biológicas dos materiais e formas de energia que tem potencial para degradar a qualidade do meio ambiente em função da probabilidade de ocorrer o evento, extensão e gravidade.
Impacto Ambiental: Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia.
Passivo ambiental: obrigações legais recaidas sobre a empresa, exigindo a entrega de melhorias, ativos ou prestação de serviços em função da ocorrência de um evento que causou dano ao meio ambiente
TAC – Termo de Ajustamento de Conduta: Ação Civil Pública que trata a Proteção ou recuperação do dano causado ao meio ambiente,
Auto Denúncia: Eventos no cotidiano da empresa que concorram a condição de promover impacto ambiental cuja magnitude não extrapole os domínios da empresa e não caracterizem Acidente Ambiental. Ex pequenos vazamentos, emissões de partida fora do padrão, assim como passivos ambientais não tratados. O Órgão Ambiental passa a ter co-responsabilidade para o tratamento do evento.
Meios de controle: projeto de engenharia, manutenção e inspeção
Medidas de controle: normas, procedimentos, treinamentos, sinalização e instrução
Minimizam ou eliminam a probabilidade de ocorrência de acidentes
Análise de riscos: Estudo quantitativo dos riscos baseado na identificação dos aspectos ambientais, estimativa de frequências e consequências, análise de vulnerabilidade e estimativa do risco.
Avaliação de riscos: Em função da análise de riscos, tomada de decisão na escolha do gerenciamento de riscos, meios e medidas de controle, munindo-se do CAPEX e OPEX.
Acidente ambiental: Evento indesejável que causa perdas e danos ao meio ambiente em função de falhas no processo que concorreram para a vulnerabilidade da operação pela falta de controles.
Vulnerabilidade: Identificação dos riscos ambientais presentes no projeto ou processo em função dos recursos operacionais do processo susceptível a condição de falha ou falta de controle.
Estimativa das consequências: Estima quais fatos são previsíveis e factíveis para ocorrer por causa da falha ou falta de controle
Auditoria do processo: Verificação sistêmicas quanto as referencias técnicas e legais.
Controles de risco com CAPEX (investimento) e OPEX (manutenção preventiva): Ensaios não destrutivos, inspeções de itens críticos, práticas de substituição de itens críticos, matérias primas e insumos que são perigosos, inclusão de sistema de supervisão de controle e automação, adoção de novas tecnologias.
Frente as vulnerabilidades do processo, a avaliação de risco traz a necessidade de tomar decisão quanto aos controles que devem ser adotados de modo efetivo, considerando:
...