TIPO DE OBRA: AMPLIAÇÃO DE SALA COMERCIAL
Por: Franciele Konrad • 21/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 77 Visualizações
[pic 1]
MEMORIAL DESCRITIVO
PROPRIETÁRIO(A): Carla Inês Zanella Müller
ENDEREÇO: Lote n° 19 – Quadra n° 132
Rua das Tulipas
TIPO DE OBRA: AMPLIAÇÃO DE SALA COMERCIAL
ÁREA TOTAL: 14,44m²
Disposições Iniciais
O presente memorial tem por finalidade descrever a ampliação de uma sala comercial em alvenaria, localizada na Rua das Tulipas com uma área de 14,44m² em um terreno de 361,48m² já contendo uma residência de 114,66m². A execução desta sala comercial obedecerá aos padrões e normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), código de obras e plano diretor de Boa Vista do Buricá/RS.
- Locação
Deverá ser providenciado o alinhamento e a locação da obra a ser construída, obedecendo-se os recuos projetados. A locação deverá ser feita pelo processo de tábuas corridas, sendo definidos claramente os eixos de referência.
- Fundações
2.1 Fundação
As fundações deverão ser executadas em sapata corrida de concreto ciclópico, com uma camada de 5cm de brita n° 1, traço de 5:1 (areia, cimento) + 30% de pedra-de-mão, nas dimensões de 45cm x 30cm.
- Alvenaria de Nivelamento
Deverão ser executadas em tijolos maciços com largura de 24cm e assentados com argamassa de cimento, cal e areia no traço 1:1:3 (cimento, cal, areia).
- Vigas de Baldrame
As vigas de baldrame serão executadas em concreto armado com Fck=25MPa, nas dimensões de 25cm de altura e largura da parede. As formas serão executadas em tábuas, em conformidade com as dimensões das vigas.
- Impermeabilização
As vigas de baldrame internas e externas serão impermeabilizadas após a regularização com emulsão asfáltica em todas as faces da viga, e após aplicado salpique de cimento e areia para permitir a aderência da argamassa de assentamento da alvenaria.
- Aterro do Baldrame
Os trabalhos de aterro serão executados com a terra em camadas sucessivas de 20cm, molhadas e compactadas manualmente ou mecanicamente. Todos os materiais a serem utilizados para o aterro deverão estar isentos de materiais orgânicos.
OBSERVAÇÕES PARA FUNDAÇÕES:
- Todas as valas deverão ser compactadas.
- As tubulações de esgoto que atravessam as vigas de baldrame, deverão ser colocadas antes da concretagem.
- Estrutura
Estrutura em concreto armado rodado na obra com auxílio de betoneira com Fck=25MPa para a execução das vigas e pilares. Armação em aço CA-50 e CA-60. As vigas aéreas serão executadas em concreto armado com Fck=25MPa, nas dimensões de 25cm de altura e largura da parede, armada com 6 ferros de 3/8” e estribos de 5,0mm a cada 12cm.
- Parede
As alvenarias serão executadas em blocos cerâmicos maciços, de boa procedência. Todas as alvenarias deverão ficar perfeitamente e aprumadas, o traço da argamassa de assentamento 1:2:8 (cimento, cal, areia), com juntas de 15mm.
- Vergas e Contra-vergas
As vergas e contra-vergas serão executados com concreto armado, o traço do concreto 1:2:3 (cimento, areia, pedrisco), na espessura da parede e altura de 15cm contendo duas barras de aço de Ø 8,0mm CA-60 prolongando-se 50cm para cada lado do vão a cobrir.
- Cinta de Amarração
A cinta de amarração será executada em concreto armado com Fck = 25 MPa, nas dimensões de 25cm de altura e largura da parede, armada com 6 ferros de ⅜” e estribos de 5,0mm a cada 15 cm. Nos pontos de apoio das tesouras deverão ser deixadas duas esperas de aço, na bitola dos estribos, concretadas na viga, para a amarração das mesmas.
- Forro
O forro será em laje do tipo treliçada, em concreto armado com Fck = 25 MPa e espessura mínima de 13 cm, sendo feito reboco liso, na cor branco neve.
- Pisos
6.1 Lastro de brita e contrapiso
Sobre o aterro perfeitamente compactado, após colocadas as canalizações que devem passar sob o piso, será executado o lastro com uma camada de brita n°1. Após a compactação do lastro, será executado o contrapiso de concreto no traço 1:3:3 (cimento, areia, brita) na espessura de 5,0 cm. A água do concreto será adicionada aditivo impermeabilizante.
- Piso Cerâmico
Nas áreas internas, sobre o contrapiso de concreto, será assentado em prumo piso de cerâmica de 60 cm x 60 cm de primeira qualidade.
- Cobertura
A estrutura do telhado será composta de tesouras executadas com guias de madeira de cedro ou angelim, de 2,5 cm x 12,5 cm, sem nós e dupladas. Estas tesouras terão espaçamento médio de 0,80 m, entre elas. Sobre as tesouras serão fixadas as terças de 4,0 cm x 6,0 cm, de cedro ou angelim. A fixação da estrutura de madeira deverá ser feita através da ferragem deixada na viga de cintamento, com arames de bitola de 4,6 mm. A cobertura será efetuada com telha fibrocimento Brasilit ondulada de 5mm. A forma do telhado aparece na fachada em anexo.
...