Thin Client
Exames: Thin Client. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: edsonmiguels • 4/12/2014 • 1.224 Palavras (5 Páginas) • 408 Visualizações
Thin Client
Introdução
Redes com terminais burros e com servidor para processar e armazenar todas as informações enviadas por esses terminais, vêm sendo utilizadas desde a década de 80. Hoje, com a evolução dos microcomputadores esse tipo de infraestrutura não é comum na montagem de laboratórios . O Thin Client (TC) é um dispositivo com recurso de hardware reduzido, que conectado a um servidor pode substituir esses microcomputadores em ambientes com muitos usuários.
Descrição
Terminal burro é um equipamento que disponibiliza ao usuário uma interface vinda de um outro equipamento (servidor) mais abrangente. O terminal é associado à sistemas muito simples comparados aos de computadores convencionais e depende da disponibilidade de um servidor. Além disso possui funcionalidades limitadas, apesar de seu significado variar dependendo do contexto ao qual ele está inserido [TANENBAUM, 2003].
A utilização de terminais burro se deu a partir de Mainframes, computadores de grande porte, que surgiu em 1946 a partir da necessidade de empresas executarem tarefas que levavam até então dias para serem concluídas.
Definições, Funcionamento e Características
O Thin Cliente é um equipamento que possui uma menor quantidade de recursos, tanto hardware como software comparado à um computador convencional. No Thin Client a arquitetura utilizada é cliente/servidor, onde os terminais são os clientes e um PC realiza o papel de servidor [THIN CLIENT BRASIL, 2013]. O fato do TC não possuir um hardware robusto e não realizar processamentos , faz com que muitas pessoas chamem o terminal- burro.
A difusão desse equipamento surge quando a partir do momento que muitas empresas começam a perceber que tem seus computadores convencionais subutilizados, uma vez que não usufruem todo o poder de processamento destes, além de outros recursos. Surge então uma ideia que visa fornecer ao usuário somente aquela configuração necessária que ele necessita utilizar, que otimize o funcionamento e diminua o tempo de ociosidade do PC.
Chama-se de Thin Client o terminal (equipamento) que funciona como um mini PC, que diferente dos convencionais não possui em sua estrutura interna HD, processador, nem memória. Com sua estrutura simples é possível projetar uma rede de baixo custo e de fácil manutenção. Com isso é possível fazer com que apenas um único computador gere várias estações de acesso.
O TC funciona da seguinte forma: instala-se um computador central, que é o servidor, onde instala-se todas as aplicações a serem utilizadas por todos os clientes da rede; Cada estação possui um terminal, que virtualiza a tela do servidor, fazendo com que o usuário acredite que ele esteja utilizando um computador convencional, pois o servidor oferece à ele total acesso aos recursos, demais softwares e também ao Sistema Operacional existente no servidor. A instalação do software TC é simples e a implantação da rede pode ser feita como da forma convencional, utilizando-se de HUBs, switches e roteadores (ver figura 1). [THIN CLIENT BRASIL, 2013].
Figura 1
É necessário que seja realizado um estudo acerca das necessidades e utilizações da rede que visa utilizar o thin cliente, pois o ambiente necessita estar formatado para ender às demandas específicas da rede, principalmente no que se refere às aplicações a serem instaladas no servidor.
Além de tudo o thin client é ecologicamente correto. Consome pouca energia, comparado à computadores convencionais, pois possui poucos componentes, e não utiliza ventoinha. Outra característica relacionada à sustentabilidade é que seus terminais são bastante resistentes, o que onera poucos gastos de manutenção, pois seus componentes não precisam ser trocados com muita frequência, com isso, gera muito menos lixo eletrônico. Por todas estas características, o TC é considerado uma Tecnologia da Informação (TI) Verde. [THIN CLIENT BRASIL, 2013].
Resumidamente ao utilizar um TC são encontradas as seguintes vantagens:
• Menor custo de investimento na aquisição
• Baixo consumo de energia
• Gera menos ruído e calor
• Ocupa menos espaço
• Não é necessário realizar atualizações de hardware (aplicativos e/ou sistema operacional)
• Baixo custo de manutenção
• Gera menos trafego de rede.
Quanto às desvantagens ao utilizar o TC percebe-se que :
• Necessita servidores poderosos para processamento;
• Requer uma rede bem construída;
• O processamento á centralizado. Caso o servidor apresente problemas e fique indisponível os terminais não funcionarão;
• Existe limitação no uso das portas
...