Fichamento sobre o artigo: Controlaremos games com a mente no futuro, diz chefe do Xbox
Por: Vilmar Junior • 12/5/2018 • Resenha • 643 Palavras (3 Páginas) • 605 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS
Fichamento de Estudo de Caso
Vilmar Pimentel Pereira Júnior
Trabalho da disciplina Game Design,
Tutor: Prof. Marisardo Filho
Linhares
2018
Fichamento sobre o artigo: Controlaremos games com a mente no futuro, diz chefe do Xbox.
Idéias do autor
A entrevista foi realizada pela EXAME.com ao chefe de divisão da Xbox Phil Spencer, em São Paulo, abordando o tema: o futuro dos games e dos consoles de videogame. Spencer inicia a conversa comentando como os brasileiros de forma geral são receptivos. Após questionado sobre sua opinião sobre futuro dos jogos e a importância da realidade virtual, Spencer diz que irão funcionar, que já têm experiência com o assunto. Ele cita tecnologias como Kinect, sensores e realidade virtual é uma tentativa de inserir o jogador na experiência que o jogo proporciona. Onde jogadores experientes reagem sem notar o controle, ao desejar pular automaticamente já pressiona o botão, tendo esta e as demais ações no subconsciente. Citando as novas tecnologias, ele diz que são principalmente para as pessoas que nunca usaram um controle (pessoas que nunca jogaram videogame), usando dispositivos como o HoloLens para simular os movimentos reais para capturar a entrada do jogador e levar ao dispositivo, deixando a tecnologia “invisível”. Spencer faz uma mensuração de 10 ou 20 anos para que as pessoas consigam controlar o dispositivo com a mente, apenas pensando para realizar as ações. No restante da entrevista, ele lembra que o Xbox também é uma central multimídia, sobre a utilização do Windows 10 no console, e sobre sua opinião sobre o novo Halo 5.
Posicionamento do aluno
O futuro dos games é a realidade virtual. Grande filmes de ficção científica já trouxeram essa idéia e sonho aos telespectadores. Controlar o jogos com a mente, trará a sensação de imersão quase completa. Atualmente, as tecnologias de realidade virtual estão engatinhando através de acessórios grandes e cheio de fios. Porém, conforme o Spencer disse, esses acessórios facilitam a experiência de jogadores iniciantes como adultos e idosos, pois ao invés de memorizar botões, eles irão reproduzir movimentos básicos para interagir com o jogo. Hoje, o dispositivo com melhor simulação de realidade virtual é o conjunto do óculos de realidade virtual com o VIVE, onde o jogador utiliza o óculos com movimentos da cabeça para controlar a câmera e visualizar o cenário do jogo, e os controles VIVE para fazer movimentos com as mãos para simular ações, tendo também botões para operações mais simples. O caminho para o controle mental já foi iniciado, já existem tecnologias, principalmente na área de medicina, que possibilitam o controle de próteses utilizando redes neurais. Talvez, essa tecnologia para games surja em um prazo menor que o estipulado.
Considerações Finais
Não foi exagero do Spencer, dizer que os jogos serão controlados pela mente. Essa tecnologia já está sendo estudada e explorada pelos pesquisadores, mas ainda não temos nada funcional disponível aos consumidores. Spencer deve ser levado em consideração em todas as idéias levantadas, a realidade virtual sem dúvida irá abrangi o público alvo dos games, possibilitando a inserção de novos jogadores no mundo dos games, utilizando ações básicas já conhecidas pelo cérebro, como andar. Também é visto que o Xbox está sendo cada vez mais utilizado para outras ações como conversas multimídia (áudio e vídeo), assistir filmes, navegar na internet, entre outros. Seria interessante se o Spencer falasse mais sobre o HoloLens, é um produto da Microsoft que têm tudo haver com os temas que ele abordou e todos aguardam por mais informações sobre. Todos os jogadores estão ansiosos para experiências cada vez mais imersivas em um mundo virtual.
...