Gerenciamento de projetos.
Por: jorgepinho • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.911 Palavras (8 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 1]
Trabalho de Recuperação de Disciplinas
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
2015
Gerenciamento de Projetos
Jorge Luiz Oliveira Pinho / BA0911369
Conhecer os fatores que contribuem para o sucesso ou fracasso dos diferentes tipos de projetos, baseado nas contribuições da ética, filosofia e dos processos. Identificar a importância da liderança na motivação dos membros das equipes
2015
Resumo
Muitas vezes, os gestores de projetos monitoram e gerenciam vários projetos, muitos destes projetos são concluídos com êxito porem alguns ou não são concluídos dentro do prazo ou do orçamento, para que os projetos possam ter sucesso é necessário que haja um planejamento eficaz, que sejam coletados requisitos completo e tenham a disposição recursos para que os projetos possam ser realizados, os custos necessitam ser bem elaborados, é de grande importância que o Gerente de Projeto tenha uma melhor compreensão das possíveis causas de fracassos em projetos, conhecer a sua equipe é algo de grande importância para o Líder, O Líder eficaz não é que sabe tudo mais o que compartilha com sua equipe as duvidas e sabe assumir que não é perfeito, por outro lado tem o cliente que por muitas vezes cobram que seus projetos sejam entregues fora do prazo de conclusão por não conhecerem todo o processo e seu funcionamento, a função do Gestor e a ligação entre os clientes e os profissionais que estão a frente do projeto, o prazo e os custos precisam ficar bem claros aos envolvidos no projeto.
SUMARIO
05 – Introdução.
06 - O papel do gerente no desenvolvimento de projetos.
06 - Por que alguns projetos fazem sucesso e outros fracassam?
07 - Como a ética e a filosofia podem contribuir para o desenvolvimento de projetos?
08 - Qual a importância do líder para o sucesso de um projeto?
08 - De que formas o líder pode trabalhar a motivação de equipe?
09 - O que significa liderar pelo exemplo?
09 - O que são stakeholders?
11 - Conclusão do aluno.
12 – Referencias.
Introdução
Este trabalho irá abordar temas que nos levará a pensar de forma mais ampla sobre a gestão de projetos e as formas de atuação do gestor e sua equipe para o sucesso dos projetos e a satisfação dos clientes e todos aqueles que estavam envolvidos nos projetos. O papel o gestor é Conhecer os fatores que contribuem para o sucesso ou fracasso dos diferentes tipos de projetos, baseado nas contribuições da ética, filosofia e dos processos. Identificar a importância da liderança na motivação dos membros da equipe, evitar erros e amenizar atrasos nas conclusões dos projetos.
O papel do gerente no desenvolvimento de projetos
Gerenciar o progresso do projeto e verificar seus desvios e prováveis falhas que comprometam a qualidade, custo, prazo e o âmbito do projeto. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas. O Gerente de Projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos. A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das etapas do projeto e desta forma uma maior satisfação do cliente.
Em campo, o gerente de projeto deve planejar o projeto inteiro do seu começo ao seu término e desta forma assegurar que esta visão seja realizada. Assegurando a satisfação do cliente ao final do projeto.
O gerente e sua equipe de projetos planejam e coordenam o desenvolvimento do projeto colhendo métricas, suprindo necessidades, recrutando recursos adequados e mantendo o foco na meta de projeto, além de:
- Estar sempre alerta, mas não avesso a mudanças;
- Ser sensível a aspectos políticos: os interesses dos stakeholders nem sempre convergem;
- Agendar reuniões, acompanhar o treinamento, avaliar o desempenho de sua equipe e mantê-la motivada, resolvendo conflitos.
Por que alguns projetos fazem sucesso e outros fracassam?
Num ambiente de projetos, muitas são as variáveis que um gerente de projetos precisa, estando sempre atento para poder obter sucesso. Muitas destas são identificadas de imediato como entraves para alcançar o sucesso do projeto e corre-se o risco de ficar focado apenas nelas. Por outro lado, existem outras variáveis que passam despercebidas ou quase, e é nelas que é preciso estar atento, pois podem ser o elo mais fraco da corrente.
O Gerente de Projetos tem que saber identificar quais processos pode ser um problema ao final do projeto e saber administrar todo o processo até alcançar o que se espera.
Se o gerente de projetos for inexperiente ele irá ter expectativas irrealistas, planejamento deficiente, falhas no controle de desempenho, falha de liderança efetiva, falhas de planejamento, não saberá lidar com a falta de motivação da equipe e dos interessados, não saberá administrar a falta de apoio da organização e terá problemas com a falta de recursos.
Se o gerente de projetos souber administrar todas as etapas do projeto e não cometer os erros citados conseguirá ter sucesso nos projetos realizados.
Para KERZNER (2002) a explicação de sucesso é aquela que é mensurada em termos de fatores primários e secundários, sendo eles os primários: no prazo; dentro do orçamento; no nível desejado de qualidade e secundários: aceitação pelo cliente; o cliente concorda com a utilização de seu nome como referência.
Para o PMBOK (2008), sucesso em projetos é outorgar todos os entregáveis, conforme os planos de projetos, principalmente em relação a tempo, custo, escopo e qualidade.
Como a ética e a filosofia podem contribuir para o desenvolvimento de projetos?
Buscando explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns.
Quando se utiliza da filosofia e da ética para o desenvolvimento de projetos conseguimos entender e respeitar atitudes e pensamentos diversificados e passamos a nos colocar nos dois lados do projeto. É necessário que os Gestores dos projetos se coloquem no lugar dos stakeholders e entendam as suas necessidades e busque soluções para seus problemas.
...