Gestão Educacional no Brasil
Por: jhhonny • 13/3/2016 • Projeto de pesquisa • 304 Palavras (2 Páginas) • 422 Visualizações
Gestão Educacional no Brasil
A constituição brasileira de 1988 incorporou como um princípio de ensino, na forma da lei a gestão democrática, isto é de uma escola aberta á participação popular e comprometida com seus históricos, com vistas a mudanças sociais duradouras e significantes.
Mais nem todas as escolas são democráticas, a maioria das escolas públicas ainda são do modo tradicional, onde não é participativa com a comunidade, sem estar aberta a novos métodos de ensino.
Para conseguir responder as exigências de qualidade e de produtividade da escola pública deverá ser realizada em caráter mediado, assumindo uma forma democrática, forma essa que lhe permitirá implementar o diálogo como caracteristicas pedagógica fundamental e atender tanto o direito de participação da comunidade quanto ao controle democrático do estado para desempenhar da melhor forma possível suas funções.
No Brasil ainda não conseguimos implantar uma gestão totalmente descentalizada e autônoma, na maioria das escolas se usam o modelo tradicional, centralizado e autoritário. Não há um controle de tomadas de decisões onde visem a opinião da comunidade, junto aos professores e diretor.
O termo administração não é mais utilizado desde as políticas educacionais adotadas na década de 90, sendo tomado pelo termo gestão, considerado mais abrangente.
Mais apesar de não se usar mais o termo administração tradicional, não significa que todas as escolas se adaptaram a esse método, várias escolas em todo o Brasil ainda usam o modelo de administração tradicional, um exemplo disso está relacionado a falta de participação da comunidade em várias mudanças no âmbito escolar, como no processo de escolha dos diretores entre outros acontecimentos.
Cabe ao gestor educacional ser o principal executor das leis, e quem melhor controle pode exercer, além de garantir a ordem e estar sempre atento aos acontecimentos referente a escola. A função é esencialmente técnica e privilegia os objetivos das organizações de suas legislações e normas.
...