O CONSENSO SOBRE O TÓPICO
Por: fertrab • 2/7/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 510 Palavras (3 Páginas) • 98 Visualizações
1- CONSENSO SOBRE O TÓPICO
Hoje em dia, diversas discussões já apontam o capital humano como principal como o principal ativo das organizações. Isso porque o capital humano é o principal agente da empresa responsável por desempenhar as atividades laborais de uma empresa.
O conceito de capital humano não abrange somente os colaboradores da empresa, mas sim, deve-se levar em questão as competências, conhecimentos e habilidades referentes a eles. Além disso, a cultura, os valores, a adequação à filosofia da organização também constituem tal conceito.
Para (AMELIO, 2017) O principal agente do capital humano para a indústria de jogos é o desenvolvedor. Isso porque este está diretamente ligado ao desenvolvimento do principal produto da cadeia de valor.
Embora haja diversos meios pelos quais um funcionário possa se desenvolver, são as instituições de ensino que sustentam majoritariamente a formação do capital humano.
Embora o profissional da área de tecnologia possua, somente no cenário nacional, 138 opções de cursos, entre tecnológicos e bacharelados, ainda é raro encontrar de forma satisfatória grades curriculares que ofereçam uma visão de gestão, juntamente com a técnica, possibilitando assim que o profissional efetue o lançamento e planeje as estratégias competitivas de mercado que utilizará.
Uma iniciativa que hoje, já permite uma maior compreensão do cenário macro pelo desenvolvedor são as associações, que promovem uma interação entre desenvolvedores de diversas organizações e profissionais correlatos, criando uma rede de conexão e troca de conhecimento.
Não menos importante, temos a formação de incubadoras e parques tecnológicos, que, “oferecem infraestrutura e serviços que fortalecem as competências das empresas”(FARIA et al., 2017, p. i).
Atualmente o Brasil também também sedia diversos eventos de jogos digitais, onde, além de os produtos criados ganharem cada vez mais visibilidade, por vezes também atrai olhares de investidores.
Nota-se então, que como citado, o capital humano não abrange somente as habilidades técnicas dos colaboradores, sendo assim, a falta de uma formação ampla, com conteúdos sobre gestão, que dê a possibilidade posterior ao desenvolvedor de lançar seus jogos no mercados e administrá-los como um negócio vem prejudicando a inserção dos desenvolvedores no mercado competitivo.
Apesar da existência de pólos tecnológicos, incubadoras e associações, é recente o envolvimento de empresas com tais iniciativas.
Mas, pelo cenário atual, considerando o setor de jogos digitais, nota-se no Brasil uma grande possibilidade de crescimento, ainda mais, considerando a adequação do ensino para resolver lacuna dos profissionais referente à capacitação de gestão de seus produtos.
2- INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
- O autor Cardoso, vai de encontro ao que é dito no artigo:
Cardoso (2013) avalia que a indústria brasileira de jogos digitais apresenta “uma grande defasagem em termos de capital humano, conhecimento e infraestrutura, principalmente no que tange aos países desenvolvidos e aqueles de desenvolvimento recente, como a China”. Destaque-se que, para segmentos como o de jogos digitais para consoles, essa avaliação é consensual
...