O GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Por: Felipe Vago • 12/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.221 Palavras (13 Páginas) • 262 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
FELIPE SILVA VAGO
0700336
GN316-80 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Professor(a): Angela Paula
DUQUE DE CAXIAS, 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE:
Convido para uma leitura dos dois artigos apresentados abaixo:
LIDERANÇA E INFLUÊNCIA NAS FASES DA GESTÃO DE PROJETOS.
Link: http://www.scielo.br/pdf/%0D/prod/v15n3/v15n3a06.pdf
A GESTÃO DE PROJETOS E O PASSO A PASSO DA ELABORAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO
Link: http://www.reeed.com.br/index.php/reeed/article/view/19/21
ATIVIDADE ONLINE – ATIVIDADE INDIVIDUAL.
Utilizar a Fonte Times New Roman , tamanho 12.
A atividade deve ser realizada individualmente .
Lembre-se: PLÁGIO É CRIME! Trabalhos copiados ou parcialmente copiados de outros autores serão desconsiderados e a nota será zerada.
O seu trabalho deverá seguir a seguinte sequência:
CAPA: Nome , matrícula, código da disciplina, nome da disciplina, nome do professor .
DESENVOLVIMENTO: Na seção desenvolvimento você irá fazer um resumo destacando os principais pontos presentes nos dois artigos e obrigatoriamente pesquisar outras publicações, sempre citando seus autores , para dar suporte as ideias que você desenvolveu.
Em um texto acadêmico não podemos desenvolver ideias sem se basear em autores consagrados que já publicaram artigos, pesquisas e livros a respeito do tema.
Para dar suporte no desenvolvimento do seu texto procure livros em Minha Biblioteca e na Biblioteca Pearson presentes no nosso portal. O Google Acadêmico também disponibiliza artigos dos mais determinados assuntos é só colocar no buscador o tema.
Como fazer citações? Procure MIDIATECA o texto sobre CITAÇÕES E REFERÊNCIAS.
CONCLUSÃO: O trabalho deverá apresentar uma conclusão no qual o aluno deverá destacar os principais itens da sua pesquisa e encerrar o trabalho.
REFERÊNCIAS: Neste espaço deverão estar relacionadas todas as obras que fizeram parte da pesquisa e da construção do texto do aluno.
Máximo 5 laudas incluso a Capa e Referências ao final.
VERSÃO DO ARQUIVO PARA ENTREGA:
.DOC
NOMECLATURA DO ARQUIVO PARA ENTREGA:
Atividade_NOME_DO_ALUNO
AVALIAÇÃO
Produção de um texto baseado na literatura e que expresse corretamente as ideias desenvolvidas nos dois artigos. (4,0 pontos)
Capacidade de argumentação baseada em fatos. (3,0 pontos)
Estrutura do trabalho com capa, introdução , desenvolvimento , conclusão e referências. (1,0 ponto)
Citações das referências dentro dos padrões da ABNT. (1,0 ponto)
Texto escrito dentro das normais ortográficas e gramaticais. (1,0 ponto)
ORIENTAÇÕES:
DATA DE ENTREGA:
---
ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE:
---
VERSÃO DO ARQUIVO PARA ENTREGA:
.DOC
NOMECLATURA DO ARQUIVO PARA ENTREGA:
Atividade_NOME_DO_ALUNO
2 DESENVOLVIMENTO
Os projetos vêm sendo executados desde os primórdios da civilização. A construção das pirâmides do Egito, a Grande Muralha da China, o Templo de Salomão, a Torre Eiffel, o Coliseum, o Pantheon, a Bomba Atômica e a Ida do Homem à Lua são alguns exemplos históricos de gerenciamento de grandes projetos.
Pensar em gerenciamento de projetos, portanto, não é algo novo como conhecimento. Indivíduos de várias épocas e culturas diferentes vêm criando novos produtos/serviços e introduzindo mudanças e inovações em seus processos. Cada uma dessas demandas envolveu uma série de requisitos e obstáculos pela ótica da disciplina. Desde a organização da mão de obra até a originalidade de suas funcionalidades, padrões e técnicas de construção.
Planejando e executando a construção, utilizando-se das ciências matemáticas, construtores e de arquitetos de modo a garantir a qualidade, e empregando a mão-de-obra, os responsáveis demonstravam conhecer muito bem os princípios envolvidos para se atingir o resultado de um esforço coletivo e temporário. Até hoje muito se discute e admira acerca de como todos estes esforços foram executados e entregues em épocas onde as ferramentas eram rústicas e o trabalho extremamente desgastante.
Viajando através da história antiga, para a medieval, até o renascimento e as posteriores revoluções industriais, muito se evoluiu até os dias atuais. Com as complexas necessidades de sistematizar e organizar a forma de gerir diferentes habilidades e conjuntos de conhecimentos surgiu a disciplina metodizada de gerenciamento de projetos no século XX.
Mas ainda lá no século XIX, durante a primeira revolução industrial, as técnicas de gerenciamento de projetos eram praticamente as mesmas de séculos anteriores. Neste ínterim, surgiu a figura do “supervisor de projetos que sabiam ler, escrever e fazer contas” (BERNARDO, 2013). Tais habilidades já introduziam as premissas para negócios, finanças e gestão.
Já no início do século XX, com a necessidade de maximizar a produção e não precisar utilizar mais trabalhadores ou exigir mais horas de serviço, “Frederick Taylor (1856-1915) aplicou o raciocínio científico para mostrar que o trabalho pode ser analisado e melhorado focando em suas partes elementares” (TORREÃO, 2007), ou seja, quebrou os elementos de um processo para criar as tarefas. Por sua grande contribuição a esta nova abordagem e delimitação de um novo patamar na disciplina de gestão de projetos, Frederick foi considerado o "O pai do gerenciamento científico", inscrição esta presente em seu túmulo (TORREÃO, 2007).
...