PROJETO DE ENSINO DE MATEMATICA COM AMBIENTE COMPUTACIONAL
Por: sheylaad • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 777 Palavras (4 Páginas) • 1.034 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA NA MODALIDADE A DISTANCIA
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
PROJETO DE ENSINO COM AMBIENTE COMPUTACIONAL
ITAPEMA
AGOSTO DE 2012
Análise prévia do meio
Atualmente existe um consenso sobre a necessidade e importância do uso de computadores na escola e o fato de que a tecnologia é um requisito básico para qualquer área de atuação, inclusive na educação.
A escola observada é a Escola de Educação Básica Deputado Valério Gomes, escola estadual, localizada em Tijucas SC. Com o intuito de suprir a necessidade acima citada, a escola dispõe de uma sala de informática, conta com softwares e alguns professores foram capacitados.
Os computadores estão em bom estado de funcionamento e em quantidade suficiente para os alunos trabalharem em duplas, acesso à internet razoável, um auxiliar técnico que cuida da sala de informática.
No laboratório, os alunos navegam na Internet pesquisando textos relacionados com assuntos estudados em sala de aula, procuram imagens, músicas, digitam trabalhos, elaboram slides para apresentação, e também já trabalharam com o software Geogebra em aulas de matemática. Isso possibilita a preparação dos alunos para o para o ingresso em uma nova cultura, auxiliando na capacidade dos alunos serem críticos e criativos.
Nosso projeto de ensino será baseado no cálculo da área aproximada da superfície superior de folhas de plantas. Para isso fará o uso do software computacional Geogebra.
Objetivo:
Calcular a área aproximada de superfícies planas irregulares.
Construir figuras irregulares usando malha quadriculada e o software Geogebra.
Conhecimentos prévios exigidos:
Cálculo de área de figuras retangulares
Desenvolvimento da aula:
Esse projeto pode ser feito interdisciplinarmente com a disciplina de ciências. A professora de ciências pode fazer um estudo das plantas da região e a estrutura de suas folhas.
A etapa com o professor de matemática será dada pela escolha de alguma planta que o aluno tenha conhecimento e que a folha seja menor que uma folha sulfite A4. O projeto será realizado em duplas.
Primeiramente os alunos deverão fazer o decalque da folha em um papel quadriculado utilizando giz de cera para marcar a área de sua superfície. O contorno deve ficar completo. Após isso, os alunos deverão marcar os pontos de cruzamento do contorno da folha com as linhas da malha quadriculada.
[pic 3]
Na seqüência, os alunos calcularão a área da folha utilizando o método da média aritmética, ou seja:
1º passo: Contar o número de unidades da malha contidas totalmente na região da folha. Ex: 12 unidades.
2º passo: Contar o número de unidades que envolvem a folha, ou seja, unidade que a folha toca. Ex: 12+18= 30 unidades
3º passo: Calcular a média aritmética entre as duas unidades contadas na malha quadriculada. Ex: (12+30)/2=21cm².
A próxima parte do projeto será realizada na sala de recursos tecnológicos usando o software Geogebra. Os pontos que foram marcados do contorno da folha que cruzavam com as linhas da malha quadriculada ajudarão a desenhar o polígono semelhante à forma da folha.
...