PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Por: David Joao • 23/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.257 Palavras (14 Páginas) • 207 Visualizações
Universidade Paulista - Marquês
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Aline da Silva Barbagelata - RA: N212012
David João da Silva- RA: B0275C2
RESUMO
Todas as empresas hoje usam ferramenta de T.I para melhorar suas atividades, visando o ganho de produtividade, visibilidade, clientes e aumento dos seus lucros. E uma instituição de saúde não pode ficar de fora.
A T.I inserida na dinâmica de um hospital, onde a informação é de suma importância, possibilita tomada de decisões, conhecer os custos, eficácia dos processos internos, desempenhos das equipes, garantir a segurança dos dados, prever necessidades de novos investimentos e melhorar atendimento aos clientes. Por tudo isso que a informação é o ativo mais importante de toda e qualquer instituição de saúde, viabilizando o alcance a excelência nos cuidados de saúde dos seus clientes.
Palavras Chave: Processos Internos, Segurança dos Dados
ABSTRACT
CIDI is a Digital Inclusion Center for the Elderly, aiming to facilitate access to Information Technology and the Internet for the elderly of the city of Riacho Doce promoting the social integration of this part of the population through technological devices such as computers, smartphones, tablets.
The center has the latest technology and structure, with computers for all sectors, server for storage, wireless network, and security for the information contained in the network. These items make it capable of meeting all the demands of CIDI. In addition, it has lectures and seminars on digital inclusion, rights of the elderly, ethics, education and basic computer courses, social networks, internet access.
Keywords: Social Integration, Senior Citizens, Center for Digital Inclusion, Education, ethics.
SUMÁRIO
1. METODOLOGIA 6
2. INTRODUÇÃO 7
3. DESENVOLVIMENTO 8
4. CONTEXTO ÉTICO 8
5. CÓDIGO DE ETICA 9
6. CONTEXTO HISTÓRICO-LEGAL QUE ENVOLVE AS RELAÇÕES DOS IDOSOS EM SUA VIDA COTIDIANA 9
7. INCLUSÃO DIGITAL DO IDOSO: UM DIREITO FUNDAMENTAL 10
8. SISTEMA DE CONTROLE DE CADASTRO 11
9. INFRAESTTRUTURA DO PROJETO 16
11. MODELAGEM DE PROCESSOS DO CASDASTRAMENTO DE USUÁRIOS. 17
12. COMPONENTE DE BANCO DE DADOS 19
13. LEVANTAMENTO TOTAL DE EQUIPAMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS NA INFRAESTRUTURA DO CIDI. 20
14. CONCLUSÂO 28
15. REFERÊNCIA 28
16. ANEXO I : PLANTA DO LOCAL 28
- METODOLOGIA
O tema surgiu a partir da necessidade de da Prefeitura de Rio Doce e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de criar o Centro de Inclusão Social do Idoso. Decidimos em reunião desenvolver nosso trabalho com a seguinte metodologia: pesquisa bibliográfica e documental através de consulta em sites, livros e artigos de revistas especializadas disponíveis ao publico geral, assim como sites estatísticos como IBGE.
Para Fonseca (2002), methodos significa organização, e logos, estudo sistemático, pesquisa, investigação; ou seja, metodologia é o estudo da organização, dos caminhos a serem percorridos, para se realizar uma pesquisa ou um estudo, ou para se fazer ciência. Etimologicamente, significa o estudo dos caminhos, dos instrumentos utilizados para fazer uma pesquisa científica.
Segundo Gil (2007, p. 17), pesquisa é definida como o (...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados.
A pesquisa documental é realizada através de fontes como tabelas estatísticas, cartas, pareceres, fotografias, atas, relatórios, obras originais de qualquer natureza – pintura, escultura, desenho, etc, notas, diários, projetos de lei, ofícios, discursos, mapas, testamentos, inventários, informativos, depoimentos orais e escritos, certidões, correspondência pessoal ou comercial, documentos informativos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos (Santos, 2000).
- INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos houveram significativos avanços no segmento tecnológico, assim como nas as leis e politicas nacionais do idoso com o objetivo assegurar os direitos sociais como a da Inclusão Digital dos Idosos . Além de observarmos o crescimento da população acima de 60 anos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), de 2008 para 2013, o porcentual de idosos que acessam a internet passou de 5,7% para 12,6%. Ainda segundo o instituto, até 2025 haverá no País cerca de 31,8 milhões de pessoas com mais de 60 anos, a sexta maior população de idosos no mundo.
...