Projeto integrado multidisciplinar
Por: LipeLoki • 4/6/2017 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Clientes e a causa social
Algo fundamental na gestão de um restaurante é a gestão de seu público, o fluxo de público, uma proposta muito atual no mercado é o CRM, juntamente com fidelização de seus clientes em todas as regiões.
O objetivo do restaurante é fornecer não somente o melhor prato, mas também o melhor atendimento, o CRM é fundamental na estratégia de negócio, de maneira que cada cliente é atendido conforme seu histórico de pedidos, ou por algum tipo de cadastro preenchido por cada cliente e seu smartphone através do aplicativo cedido pelo restaurante.
A cadeia de restaurantes é associada com uma ONG da respectiva região, de maneira, que utiliza uma campanha de arrecadação de fundos para ONGs como a ANAI (Associação Nacional de Ação Indigenista) e A COR DA CULTURA. Para cada região do país a campanha se adaptaria aos perfis apresentados pelos clientes.
Um vídeo de um representante da ONG será exibido para cada cliente que fizesse um perfil no aplicativo de fidelização dos clientes, e uma determinada porcentagem do preço de cada prato seria destinada a ONG. Os clientes seriam conscientizados da relação da cadeia de restaurantes com a causa social, além da divulgação através das redes sociais.[pic 1]
O marketing utilizaria a ONG, como meio de propaganda, e a ONG seria divulgada pelo restaurante, seria uma relação mútua de benefício, os clientes colaborariam com a causa dos empresários.
Cada restaurante atuaria na principal causa da ONG associada, sendo que o foco são as ONGs voltadas às questões étnico-raciais, indígenas e aos direitos humanos. Lembrando que os restaurantes se adaptariam a causa mais presente na respectiva região.[pic 2]
Na causa indígena, os clientes seriam apresentados à cultura indígena, através de detalhes nos pratos, através de um cardápio digital com legendas em tupi-guarani, para mostrar aos clientes o compromisso com a cultura nativa do país, além de promover os feriados indígenas e africanos.
Quanto à causa de direitos humanos, o tema do restaurante, é um dos recursos, por retratar o sertão do nordeste e seu isolamento dos recursos básicos do restante da sociedade, também de maneira que o logo da ONG seria exibido no cardápio e em partes do restaurante. As questões étnico-raciais englobam as outras duas causas, seriam apresentadas de maneira mais discreta, mas não com menos importância.
O cliente que tivesse interesse em conhecer as ONGs beneficiadas pelo restaurante teriam fácil acesso e contato com as ONGs, tendo como objetivo integrar os clientes as causas sociais de maneira mais direta.
Isso demonstra que mais que um restaurante, é uma instituição que se importa com os direitos de todas as pessoas, de todos os lugares, cada uma das causas defendidas pelos restaurantes seria justificada e apresentada com detalhes no site do restaurante.
(http://www.todamateria.com.br/cultura-brasileira/)
https://pib.socioambiental.org/pt/c/politicas-indigenistas/a-sociedade-civil/lista-de-organizacoes-de-apoio-aos-povos-indigenas-)
(http://www.acordacultura.org.br/oprojeto)
...