TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Avançados em Computação

Por:   •  9/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

Alunos: Mikael T. A. Mazzei

           Matheus Felipe Jacobowski

           Victor Ikeda

Tópicos Avançados em Computação

Análise e avaliação de sistemas distribuídos

  • uTorrent (Matheus F Jacobowski):

Torna possível ao usuário baixar programas e arquivos pesados ou leves, dando opção de pausar e continuar seus downloads, filas de espera, e facilidade de compartilhamento de arquivos.

Acesso a recursos: Esse software tem os recursos físicos necessários para seu funcionamento, sendo eles um servidor central para processamento das informações e a máquina do usuário que serve como armazenamento para os arquivos;

Transparência: Para que o programa funcione sem problemas ele precisa que seu software esteja instalado na máquina, conexão com a internet e uma porta aberta no firewall da rede.

O software cumpre tais metas:

  • Acesso: ele consegue ser utilizado em diferentes sistemas operacionais da forma que usuários des SOs distintos possam baixar o mesmo arquivo sem conflito, único impedimento é que após o download, dependendo do seu SO, você não conseguirá executar o arquivo baixado;
  • Localização: o software atende bem essa meta, visto que ele não deixa aparente os locais ou as máquinas que estam servindo de seed para aquele download;
  • Migração: Atende parcialmente essa meta, levando em conta que o software se encontra instalado em sua máquina local e se conecta a outras, utilizando-as de seed, caso perca um seed o usuário nem irá ser notificado pois outros estarão sendo usados como seed;
  • Relocação: Atende bem essa meta, visto que o usuário nem nota a troca de seeds “semeando” o arquivo;
  • Replicação: Atende bem essa meta, levando em conta que esse software pega partes do arquivo em cada máquina que está “semeando” na rede;
  • Concorrência: Atende perfeitamente essa meta, pois consegue ter acesso a outros arquivos de softwares semelhantes, única necessidade é os arquivos serem .torrent;
  • Falha: parcialmente, caso haja erros no arquivo ele irá notificar o usuário, caso falte rede ele simplesmente exclui a parte que não baixou completa e dará procedimento quando a rede for restabelecida, visto que possui essa funcionalidade de baixar o arquivo em pequenas partes e juntá-lo após todas estarem na máquina do usuário;

        

        Abertura: Atende essa meta pois permite o usuário realizar as configurações do software, como velocidade limite de download e upload, quantidade de downloads simultâneos, portas de acesso no firewall, opção de não ser um seed após o término do download, porém para tais configurações do usuário deve ter conhecimento prévio das mesmas, não sendo possível que um leigo as realize sem o devido aconselhamento.

        Escalabilidade: Em sumo ele atende bem a esta meta, já que ele expande literalmente a todo momento sua rede de arquivos disponíveis, levando em conta que o software usa das máquinas dos usuários para compartilhar mais arquivos, podemos considerar que ele não possui problemas com estruturas físicas ou limitações de hardware.

        Ciladas:

  • A rede é confiável;
  • A rede não é segura;
  • A rede é homogênea;
  • A topologia muda;
  • A latência sofre influência da velocidade de download da máquina e do upload dos seeds;

        Dentre tais metas as que posso dizer como mais importantes seriam a Transparência e o Acesso a Recursos.

  • Facebook:

        

Consiste em uma rede social que permite conectar várias pessoas de diferentes regiões do mundo, tornando possível a interação delas, sendo tanto por meio de chat, quanto por outras funções apresentadas na rede, como posts de usuários, compartilhamento de fotos, vídeos, etc.

O facebook possui também uma função de grupos, na qual é possível criar uma comunidade fechada para se interagir, possibilitando a criação de posts exclusivamente em grupos. Além disso, existe uma função de live streams, que permite que seus usuários façam transmissões ao vivo para seus amigos assistirem.

Para atingir sucesso, o sistema requer um computador com acesso à internet, além do uso de um navegador. Após isso, diversos usuários podem desfrutar de suas funções, bastando simplesmente criar uma conta.

-Metas:

  1. Acesso a recursos: os usuários podem compartilhar facilmente diferentes fotos, vídeos, além de conseguirem acessar páginas diferentes de maneira rápida e eficaz, necessitando somente pesquisar pela página na ferramenta de buscas do Facebook.
  2. Transparência:
  1. Acesso: cumpre esse requisito, já que o facebook funciona da mesma maneira em diferentes máquinas, sistemas e navegadores, tudo isso de maneira simples, sem o usuário precisar saber ou entender o que ocorre “por trás dos panos”.
  2. Localização: atende ao requisito, já que o usuário não sabe a localização física dos recursos, passando a impressão que o sistema funciona diretamente de sua máquina.
  3. Migração: os recursos do sistema podem ser movimentados sem afetar o modo como funcionam, já que os usuários podem utilizar os recursos em diferentes sistemas, sem prejuízos.
  4. Realocação: além de poderem ser movimentados, tal fato pode ocorrer enquanto o sistema é utilizado, já que é possível permanecer logado no facebook mesmo em dispositivos móveis, possibilitando o uso constante até mesmo em movimento.
  5. Replicação: ao editar páginas, fotos ou posts, o facebook ainda mantém o “estado anterior” destas enquanto elas estão sendo modificadas, o que atende à transparência de replicação.
  6. Concorrência: atende à esta característica, já que vários usuários utilizam o mesmo servidor, armazenando diferentes informações, o que é ocultado, já que o facebook exibe apenas as informações da conta do usuário, e não do servidor inteiro.
  7. Falha: o facebook continua funcionando mesmo se algum recurso falhar, e os usuários muitas vezes nem conseguem notar isto. Ou seja, cumpre a transparência a falhas.
  1. Abertura: segue os parâmetros de IDL, possuindo funções esperadas em uma rede social, além de possibilitar que o usuário configure-as, para utilizar o facebook do modo que julgar melhor. Quanto a interoperabilidade, o facebook disponibiliza sempre a versão mais atual quando acessado no navegador, sendo assim, todos os usuários utilizam a versão mais atualizada. Ainda, é um sistema consideravelmente portátil, já que pode ser utilizado em diferentes sistemas sem problema nenhum, além de ser extensível.
  2. Escalabilidade: O sistema pode facilmente acoplar novos recursos, além de ser possível que funcione com usuários e recursos distantes um dos outros, desde que haja uma conexão à internet. Porém, gerenciar um sistema como o facebook é um grande trabalho.
  3. Ciladas: o facebook não cai em nenhuma das ciladas, já que toma seus próprios meios de proteger seus servidores dentro da rede, possui uma rede heterogênea, com topologias diferentes, latências diferentes dependendo da localização de seus usuários e da conexão com internet que possuem, possui uma grande quantia de largura de banda, mas não infinita, tem grandes custos de transportes e vários administradores.

-Dentre estas metas, as mais importantes são a transparência e o acesso a recursos.

        

  • Google Drive:

Poder salvar qualquer tipo de arquivo, e poder ter acesso em qualquer dispositivos com conexão com a internet, e possibilitar a criação de pasta e arquivos com sintonização em tempo real.

  • Tem uma interface agradável para um fácil acesso do usuário, para o funcionamento em outros sistemas que seja compatível em um interface web.
  • A rede que o sistema tem que estar, tem que ser uma rede confiável, segura e homogênea com uma baixa latência, assim o sistema com funcionamento estável.
  • Um das metas a ser cumprindas são a segurança para que o servidor esteja protegido contra invasão.
  • Na meta da transparência é importante ocultar o local de onde os arquivos foram salvos, e que tenha várias cópias espalhadas em outros servidores.
  • Na regra de abertura, o serviço possa ser acessado apenas utilizando login e senha para o facilitamento do acesso para o usuário.
  • Na escalabilidade, é poder ter um servidor que suporte uma grande quantidade de dados e armazenamento, conforme a quantidade de usuários aumente o servidor terá que ser expansível, e que gerencie uma grande quantidade de fluxo de dados de milhares de pessoas simultaneamente.

Sendo que a regra mais importante é de ter um serviço com uma rede confiável, segura, escalabilidade de tamanho de usuários e armazenamento e que não possa ser revelado o local de onde está o servidor e seus arquivos e que funcione em uma grande quantidades de dispositivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com