A Sociedade da Informação
Por: ismael027 • 17/5/2018 • Resenha • 627 Palavras (3 Páginas) • 534 Visualizações
TAKAHASHI, Tadao. (org.). Livro Verde: Sociedade da Informação no Brasil. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Cap. 1, p. 1-12.
Título - A Sociedade da Informação
Apresentação
O livro foi escrito por Tadao Takahashi, ele é engenheiro da computação e linguista, e membro fundador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Tadao é fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), seu trabalho à frente da RNP garantiu a ela a honraria de ser escolhido na categoria “conectores globais”, como um dos indivíduos fundamentais para a disseminação da internet.
O livro é dividido em 8 capítulos, contudo nesta resenha será abordado somente o primeiro capítulo, Informática e Sociedade. O livro aponta para um conjunto de ações para o desenvolvimento da Sociedade da Informação no Brasil. Discute os desafios que a sociedade e o Governo precisam encarar para concretizar suas metas.
Desenvolvimento
Vivemos numa sociedade da informação a partir do momento em que usamos o telefone, assistimos a televisão, utilizamos a internet para comprar coisas, enviamos mensagens, verificamos a conta no banco, pagamos uma multa. Estamos numa era em que a informação flui a grande velocidade, assumindo valores socioeconômicos fundamentais.
A convergência da base tecnológica diz respeito ao fato de se poder representar qualquer tipo de informação de uma única forma, a digital. O computador se torna a televisão, o telefone, o jornal. Com relação a dinâmica da indústria, está possibilitando um maior acesso da população aos computadores, assim permitindo sua popularização. Comparado a outros meios como televisão e rádio, que duraram 40 e 13 anos respectivamente para atingir 50 milhões de usuários, a internet levou apenas 4, sendo a maior evolução da conectividade internacional.
Porem a Internet não é livre de riscos. Noventa pôr cento da população do planeta jamais teve acesso ao telefone. Para evitar o maior aumento na disparidade socioeconômica os países e blocos políticos, desde meados da década de 90, eles vêm se deparando com este problema e procurando caminhos, estratégias para evita-lo. A Internet brasileira teve grande impulso, na comunidade científica e como plataforma de expansão do setor privado desde 1995.
Nas telecomunicações, houve a privatização de todo o sistema brasileiro e a criação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), fatores que estão permitindo maior e mais rápida disponibilidade de acesso aos meios de comunicação. As atividades comerciais no Brasil que se valem da Internet estão ganhando enorme expressão, a ponto de perfazerem praticamente metade do mercado latino-americano, em número de usuários e em volume de transações e negócios.
O objetivo do Programa Sociedade da Informação é "integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologia de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade e, ao mesmo tempo, contribuir para que a economia do País tenha condições de competir no mercado global”. A sociedade da informação necessita de diferentes parceiros, nos níveis local, nacional e internacional. A divisão da responsabilidade entre governos, organizações privadas e a sociedade civil é modelo básico de apoio à sociedade da informação.
...