CAMADA LINEAR
Seminário: CAMADA LINEAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: caiofperez • 9/7/2014 • Seminário • 936 Palavras (4 Páginas) • 252 Visualizações
CAMADA DE ENLACE
Dois tipos de canais na camada de enlace:
Canais de broadcast: hospedeiros conectados ao mesmo canal de comunicação e é preciso um protocolo de acesso ao meio para coordenar transmissões e evitar colisões
Canais de enlace de comunicação ponto a ponto: entre dois roteadores ou entre um modem residencial e um roteador ISP.
Exemplos de protocolos da camada de enlace: Ethernet, 802.11, Token Ring e PPP (Point-to-Point Protocol).
Serviços oferecidos pelo protocolo da camada de enlace:
Enquadramento de dados
Acesso ao enlace
um protocolo de acesso ao meio (medium access control protocol - MAC) especifica as regras sobre as quais um quadro é transmitido pelo enlace
Campos de trailer: campos no final do quadro
Entrega confiável
Transmissão do datagrama IP (camada de rede) SEM ERRO.
Muito usado em enlaces com alta taxa de erros (wi-fi, por exemplo), para que corrija o erro localmente ao invés de forçar a retransmissão fim-a-fim.
Para enlaces com baixa taxa de erros, essa propriedade é sobrecarga desnecessária.
Controle de fluxo
Evitar que um nó transmissor congestione o nó receptor
Detecção de erros
Obriga o nó transmissor a enviar bits de detecção de erros no quadro e obrigando o nó receptor realizar a verificação de erros.
Implementada em hardware
Correção de erros
Semelhante à detecção de erros, diferenciando apenas porque na correção é mostrada a posição do quadro onde ocorreu o erro.
Half-duplex e Full-duplex
A camada de enlace (no hospedeiro, PC) é implementada em um adaptador de rede ou em um controlador de interface de rede (NIC - Network Interface Control). O controlador é um chip dentro do adaptador de rede, que implementa enquadramento, acesso ao enlace, controle de fluxo, etc.
A maior parte da camada de enlace é implementada em hardware, no controlador. A outra parte da implementação fica em software, que é executado na CPU. A camada de enlace é a camada da pilha de protocolos que une hardware e software.
A principal funcionalidade da camada de enlace é implementada no controlador. O adaptador é uma unidade semiautônoma, tendo como função apenas transportar quadros de um adaptador ao outro.
5.2 Técnicas de detecção e correção de errod
Para que os dados fiquem protegidos contra erros de bits, aumenta-se esses dados com bits de detecção e de correção - EDC (Error Detection-and-Correction bits).
5.2.1 - Verificações de paridade
Esquema de paridade par: Total de ‘1’ nos bits d + 1 (d é o número de bits do quadro) é par. Esquema de paridade ímpar segue a mesma ideia.
Receptor conta quantos ‘1’ há nos d+1 bits recebidos.
Se utilizar par e a quantidade de ‘1’ em d+1 for ímpar, há erro (número ímpar de erros)!
Se a quantidade de erros for par, em esquema de paridade par, o erro não é detectado.
Erros frequentemente ocorrem em ‘rajadas’.
Paridade bidimensional. d bits são divididos em i linhas e j colunas. Um valor de paridade é calculado para cada fila e para cada coluna. i+j+1 bits de paridade compreendem os bits de detecção de erros.
Capacidade de detectar e corrigir erros: correção de erros de repasse (forward error correction - FEC).
5.2.2 - Métodos de soma de verificação
d bits são tratados como uma sequência de números inteiros de k bits. Um método de soma de verificação é somar esses inteiros de k bits e usar o total resultante como bits de detecção de erros.
Soma de verificação da Internet: bytes de dados são tratados como inteiros de 16 bits e somados. O complemento de 1 da soma forma a soma de verificação da Internet que é carregada no cabeçalho do segmento.
Pouca sobrecarga de pacote
Soma de verificação são normalmente implementadas na camada de transporte, pois é simples e rápido
5.2.3 - Verificação de redundância cíclica (CRC - Cyclic Redundancy Check)
Códigos de verificação de
...