FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
Projeto de pesquisa: FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulofa • 2/9/2014 • Projeto de pesquisa • 405 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Fundação CECIERJ - Vice Presidência de Educação Superior a Distância
Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação
Disciplina Fundamentos de Programação
AD1 1° semestre de 2012.
IMPORTANTE:
- As respostas (programas) deverão ser entregues em papel e em disquete, CD ou DVD para serem testados.
- A AD é um mecanismo de avaliação individual. As soluções podem ser buscadas por grupos de alunos, mas a redação final de cada prova tem que ser individual.
- Atenção: ADs enviadas pelo correio devem ser postadas cinco dias antes da data final de entrega estabelecida no calendário de entrega de ADs.
1a Questão (2,0 pontos)
Escreva um programa em Pascal que leia do teclado um inteiro n, maior ou igual a 1, e que apresente no vídeo n linhas da forma abaixo.
Por exemplo, as seguintes linhas devem ser apresentadas se n = 5.
5 5 5 5 5
4 4 4 4 0
3 3 3 0 0
2 2 0 0 0
1 0 0 0 0
Se n < 1, uma mensagem de erro deve ser apresentada no vídeo.
2a Questão (2,0 pontos)
Faça um programa Pascal que leia 100 números inteiros do teclado, armazenando-os em um vetor, e informe:
(a) o menor valor lido,
(b) o maior valor lido,
(c) a média (md) dos valores lidos,
(d) o desvio padrão (dp) da média,
(e) o número de valores menores do que o valor md-dp,
(f) o número de valores no intervalo fechado [md-dp,md+dp], e
(f) o número de valores maiores do que o valor md+dp.
3a Questão (2,0 pontos)
Utilizando as operações randomize e random, faça um programa Pascal que:
(a) Gere o conteúdo de um vetor de dimensão 15, com elementos aleatórios no intervalo [1,60],
(b) Escreva no vídeo o conteúdo do vetor,
(c) Escreva no vídeo todos os elementos que não tenham elementos adjacentes ímpares, e
(d) Escreva no vídeo todos os elementos que não tenham elementos adjacentes primos.
Definição: Um número inteiro é primo se e somente se for maior que um e for divisível apenas por 1 e por ele mesmo.
4a Questão (2,0 pontos)
Faça um programa Pascal que leia
...